Recommended Posts

Publicado

Cada vez vejo mais post e fotos a falar de plantas que dão flor, especialmente anúbias. Não sou grande entendido em plantas, tudo o que sei aprendi em TLB e Biologia no secundário. Mas sei que há duas maneiras de as plantas se reproduzirem: a vegetativa (onde apenas são envolvidas estruturas aplóides) através da multiplicação das célilas meristemáticas, e por reprodução sexuada (com origem de flores e posteriormente, sementes). E tinha ideia que quando a planta se encontra adaptada ao meio, se multiplica por reprodução vegetativa, e quando, pelo contrário, o meio não lhe é favorável, recorre à reprodução sexuada (de modo a aumentar as probabilidades de alteração de genótipo por processos de recombinação genética e de crossing-over) e originar individuos mais adaptados ao meio.

Por isso queria saber se o facto de uma planta originar flor num aquário é sinal de um tratamento adequado ou, pelo contrário, de um meio pouco favorável.

PS: Claro que há plantas cuja formação de flor faz parte do seu ciclo de vida e não é influenciada pelo meio, mas não são todas

Publicado:

Boas João Avó ...

Ora aí está uma dúvida muito bem elaborada ... á qual não sei te responder concretamente ... mas na minha humilde opinião... quando por exemplo uma anúbia dá flor, é porque tens as condições reunidas para que ela dê flor ...

Gostava de ver respostas, dos "entendidos" a esta dúvida do João ...

Abraço

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Publicado:

No meu Aqua Naíf, tenho esta Anúbia Nana a florir ( deve ser de uma faca, fazer dela cama :wink:

anubiananaflorir7fp.jpg

Também tenho planta a florir, ( não sei o nome, algum user que a identifique sff )

alevim43en.jpg

O porquê delas florirem, não faço a minima, mas eventualmente por terem as condições ideais ( penso eu de que )

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

Publicado:

Ha ainda outro aspecto que me esqueci de referir e que apoia a teoria de que a floração espelha a inadequação do meio. Quando as plantas iniciam o processo de floração, o seu crescimento diminui muito ou estagna mesmo. Isto porque não é favorável à planta continuar a seu crescimento por reprodução vegetativa.

Continuarei com as minhas pesquisas, mas agradecia opinões :wink: