marcioinacio Publicado Abril 17, 2006 Publicado Abril 17, 2006 Tenho um aqua de 100x40x30 com 3 discus adultos e 2 juvenis que respiram saúde, até aqui nada de novo. Ouve uma altura que tinha o aqua só para um casal mas uma fatalidade fez com que o macho morresse ficando só a fêmea. Eu tenho o aqua com a água a perfeitas condições PH 6.7 Amónia nitritos a 0 e nitratos a 3, o casal teve 3 meses junto e não meteram ovos, os outros dois adultos que estão com a fêmea não sei o sexo mas têem cerca de um ano, e a minha pergunta é o que tenho de errado para pelo menos a fêmea confirmada não meter ovos. O aquário sei que não é o tamanho adequado (já estou a tratar disso 240 litros a caminho) mas será motivo suficiente para ela ou elas não meterem nem um ovozinho? a água mantenho-a a 31º sempre. Podiam-me dizer também algumas técnicas que poderia experimentar para eles reproduzirem? Eu sei que isto não é matemático mas eu apenas estou a ver se consigo, paciência não me falta já lá vai 1 ano e meio e nada. Venho dai essas opiniões. http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Joao Machado Publicado: Abril 18, 2006 Publicado: Abril 18, 2006 Bom dia Marcio. Os discus são um constante desafio. A idade é um factor a considerar para o "fraco" rendimento sexual (eu que o diga ). Deves também aumentar a quantidade/"riqueza" da alimentação. Há técnicas que podes usar para motivar a desova no entanto deves saber que estas "induções" envolvem algum risco. 1) Mudanças de àgua de 30 a 50 % com àgua de iguais parametros mas de forma a que a temperatura baixe uns 3 graus (é só fazer contas) 2) Baixar LENTAMENTE o pH até 5 a 5,5 e mantê-lo assim durante uns 15 dias. Após esse tempo ir levantando LENTAMENTE o Ph até aos valores normais. Boa sorte. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
marcioinacio Publicado: Abril 18, 2006 Autor Publicado: Abril 18, 2006 Relamente parece-me algo arriscado se não for feito com pés e cabeça, mas vou começar a trocar água com mais regularidade e tentar a primeira opcção que me aconselhas-tes. Já agora os discus estão de perfeita saúde e recomenda-se, e vindo de ti só se podia esperar isso mesmo. Um abraço. http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Carlos Ferreira Publicado: Abril 18, 2006 Publicado: Abril 18, 2006 Meu caro a femea se não pôs ovos, é porque não tem condições. A agua em Massamá tem um ph elevado (7.3 a 7.5), uma dureza aceitavel, mas não é uma agua "limpa", ou seja, filtrar com carvão ou turfa será aconselhavel. Quando quero induzir uma postura nos meus casais é fácil, mesmo com ph7, uma muda de agua da torneira à temperatura ambienrte, de modo a baixar dos 30 para 26/27 graus e depois deixo o termostato aquecer a agua, se andarem com predesposição para o cone, de uma a duas horas tenho uma postura. Claro que são casais feitos, e elas não acasalam com qualquer um, elas tambem gostam de escolher, penso eu. E não tens garante de ter um macho no aqua, que julgo ser importante para promover posturas. Já tive uma femea com posturas, morreu o macho, nunca mais pôs ovos, que eu visse, mesmo estando com outro machos garantidamente. Carlos
Recommended Posts