morte subita-parte 2


Recommended Posts

bom dia a todos! quem já leu a minha mensagem já conhece o problema. bem, hoje quando cheguei ao aquario, os escalares tinham todos morrido.ontem era só 1 que estava mal,de repente morrem os outros.o que será que se passou?obrigado mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Sergio.

Bem eu tive a ler o teu post anterior e pelo que me apercebi.... mal enches-t o aquario colocas-t logo peixes? Se foi isso, foi uma atitute errada.

Os aquarios devem ciclar no minimo 2 semanas para que comecem a formar bacterias as quais, de um modo facil de falar, vao transformar elementos toxicos em elementos nao perigosos para os peixes.

Ou seja tu colocas-t os peixes no primeiro dia.... eles atraves dos dejectos poluiram a agua e sem as bacterias eles simplesmente morreram intoxicados.

Depois outra coisa.... nao compres tantos peixes aos mesmo tempo, porque? porque vai fazer com que haja uma maior concentraçao dos tais "poluentes" e se as bacterias nao derem conta do recado... la se vao os peixes outra vez. E é chato porque uma pessoa ainda larga um dinheirinho para os comprar.

Outra coisa que deves dizer para todos saberem é o layout do teu aquario. Qual o areao, que plantas, etc... ou seja o que ta dentro do aquario.

Eu tambem ainda ando nisto a pouco tempo mas tento-me sempre informar antes de dar um passo em falso.

Por isso Sergio tenta manter esses peixes vivos e nao compres mais nenhum. Ha que saber esperar neste hobbie e tu ainda tens que "ciclar" esse aquario antes de colocar mais bixarada.

 

Espera por mais opinioes.

 

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta!mas eu deixei 10 dias a agua a ciclar e dps é que comecei por peixes.e houve sempre um intervalo de alguns dias.ainda agora fiz os testes e deram sempre 0.Deveria ter esperado mais tempo? e só ao fim de mais 1 mes é que os 1ºs peixes que habitaram é que morreram.há qualquer coisa que me esta a escapar.agradeço todas as opiniões que me podem dar.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tas a adicionar co2?se sim ja mediste as concentraçoes de co2 no aqua?fazes trocas parciais da agua p semana?alimentas os peixes com que tipo de comida?

 

cumprimentos

 

e paciencia muita paciencia neste hobbie...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta!mas eu deixei 10 dias a agua a ciclar e depois (palavra corrigida) é que comecei por peixes.

Água a ciclar? que entendes por isso?

 

Se deixaste o aquário 10 dias só com água e sem meteres mais nada dentro, então não ciclaste o aquário... apenas arejaste a água.

Para que o ciclo exista é necessário que as bactérias do ciclo tenham que comer e a comida delas é amónia.

Mas a amónia é proveniente da urina dos peixes e de materiais em decomposição.

Se não tinhas nada disso, significa que o aquário só iniciou realmente o ciclo quando lá meteste os primeiros peixes.

 

O comportamento do escalar que referes parece-me compativel com o comportamento de um peixe com evenenamento por amónia.

Como o teu aquário é muito grande leva mais tempo até que a amónia atinja uma concentração letal, mas se o aquário não foi devidamente ciclado essa concentração é atingida...

 

Diria que o problema actual do teu aquário está num ciclo que não foi concluído.

Dizes que os valores estão a zero. Que valores?

 

Estranhas os peixes morrerem apenas 1 mês depois... não é assim tão estranho. 1 mês é sensivelmente o tempo que leva um aquário a completar o ciclo do azoto, ainda por cima num aquário do tamanho do teu.

 

O que há a fazer agora...

 

-Testar PH, NH4(amónia), No2(nitritos) e No3(nitratos)

-Não adicionar qualquer peixe extra.

-Se o NH4 subir dos 0,5mg/l TPA imediata de 20 a 25%

-Só adicionar peixe quando amónia e nitritos forem a zero, depois de terem estado mais elevados.

- NUNCA adicionar grandes quantidades de peixe de uma só vez! Se possivel adicionar os peixes devagar, tipo 1 a 2 peixes adultos por semana, se forem juvenis podem-se meter mais.

 

Boa sorte e vai com calma.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuação do tópico:

 

agradeço a todos que me têm estado a ajudar.o meu ultimo escalar morreu hoje com uma caracteristica diferente dos outros 2,os olhos queriam saltar das orbitas.(peço desculpa se estou a cometer algum erro de linguagem).mudei ontem 40 l de agua e hoje mudei mais 20.já não (palavra corrigida) sei o que hei-de de fazer,pois eles continuam a morrer(já foram mais 2 tetras imperadores).tudo ia bem,mas quando lhes dei a comida congelada ou quando pus os cabeças vermelhas tudo acabou.não (palavra corrigida) sei o que se passou.até antes de ontem estava tudo perfeito.agora parece 1 filme de terror-estao a cair que nem tordos(perdoem a expressão caros amigos ).amanhã nem quero ver.mais uma vez obrigado aos membros que me deram ou que vão dar sugestoes para ver se acabo com esta mortandade.por ultimo,a amonia esta a 0, o nitrito esta a 0 eo ph esta a 7.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio, espero que entendas que estamos a tentar-te ajudar, compreendemos que é bastante desanimador começar e ter que ver todos estes problemas iniciais, mas acredita que não és só tu que os tens.

O facto de mudar tantas vezes a água também não ajuda muito, até porque como os outros utilizadores dizem, a água precisa de completar um ciclo biológico e sempre que mudares de água vais estar a quebrar esse ciclo.

Na minha opinião deverias fazer o seguinte, prepara o teu aquário como se fosse novinho acabo de chegar da loja, coloca toda a decoração a gosto, coloca o areao que desejas, as plantas naturais (elas sao muito importantes no ciclo da água) e no fim de tudo isto não coloques peixes, simplesmente deixa o aquário a funcinar, mas sem peixes.

Se neste momento ainda tens peixes, deixa os que tens então no aquário obviamente, mas não compres mais nenhum neste momento.

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais quero dizer que foi sem intenção de prejudicar os membros deste forum,que criei vários tópicos relacionados com o mesmo problema.mas como se costuma dizer,estamos sempre aprender.no segundo ponto,quero agradecer a todos os membros pela ajuda e opiniões que têm dado.terceiro ponto, os meus peixes continuam a morrer.já não sei o que fazer.ainda agora,retirei 2 mortos,passados uns momentos já tinha outro defunto.mas agora já nao vou mudar a agua tao depressa.porque penso que foi o cloro que deu cabo do ciclo biologico.vou tirar uns dias descanso e logo se verá.agradecia dicas para manutenção dos peixes enquanto nao estou em casa durante este periodo de repouso.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio

 

Eu no início também tive uns quantos problemas, os meus peixes morriam muito, tive imensas algas... enfim, tudo contra (devido mais à minha inexperiencia do que à minha falta de sorte... :oops: ). Mas depois com o tempo a coisa ate foi estabilizando. Há uns tempos (aí um ano depois de ter começado), quando já tinha apenas um peixe, pus esse num aqua temporario, e comecei tudo do zero. Até agora (já passaram aí uns 2 meses) está "tudo" a correr bem...

 

por isso, não desistas!! 8)

 

Ana Rita Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio... leste o manual?

 

Se sim... revê o que lá está...

Se não...deves ler.

 

Quando o escrevi foi exactamente para ajudar em casos como o teu. Por vezes com a pressa de termos peixitos a nadar no aquário fazemos algumas asneiras, que depois se pagam bem caro.

 

Manual: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

a mim esta me a contecer o mesmo :transport027:

aqua ja ciclado

amonia 0

nitratos 0

ph 7

numa semana comprei 2 escalares na mesma loja

um morreu ao fim de 2 dias, o outro ainda sobrevive mas acho o demasiado "lento" em comparação com outros escalres que ja tive no ano passado

passado uma semana comprei outro

durou 2 dias ...

não se alimentava

comportamento muito parado

os outros peixes mais vorazes comiam tudo antes dele

já são escalares de duas lojas diferentes e o resultado é o mesmo

alguem me ajuda ?

será que é do ph ? devia estar mais alto ? mais baixo ?

da loja a casa foi 5 minutos dentro do saco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeram a ambientação dos peixes? Se calhar os níveis da água da loja e do vosso aquário, está muito diferente. A temperatura do aquário?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeram a ambientação dos peixes? Se calhar os níveis da água da loja e do vosso aquário, está muito diferente. A temperatura do aquário?

 

no meu caso as temp oscilam entre 25 e 26º o aqua da loja não reparei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ser coincidência e os peixes virem já letárgico da loja.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.