Limpeza num Hydor Prime 20


Recommended Posts

Fui, há duas noites atrás, fazer pela primeira vez a limpeza ao meu filtro exterior.

 

O que fiz, com receio de eliminar as colónias de bactérias que entretanto se formaram, foi lavar na água do filtro dois dos quatro discos que lá se encontram, deixando os restantes dois sem mexer... Dentro do filtro há também uma esponja preta que tem alguma 'sujidade castanha' no seu fundo. Optei por não limpá-la pois não sabia se não seria a tal falada colónia de bactérias. Esta mesma 'sujidade castanha' encontrava-se também no fundo do cesto que contém os elementos filtrantes. Como era menos do que havia na esponja, optei por retirá-la...

 

Agora esperava que o indicador de nível do filtro descesse para baixo do indicador de necessidade de manutenção (é um anel vermelho que se vê nesta ilustração http://www.hydor.it/inglese/f_prime.htm), mas tal não sucedeu... :evil:

 

Será que fiz algo errado???

 

No fim, enchi o filtro com água da torneira...

 

Opiniões, sff. E obrigado! :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é preciso comentar as tuas manobras de limpeza pois deitaste agua da torneira com CLORO mesmo para cima das belas bactérias... Não é preciso dizer mais nada pois não?!

 

Um filtro deve ser limpo sempre com agua de uma TPA do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste um erro ao colocar água da torneira.

Esta, se for da companhia tem cloro com certeza e é prejudicial às bacterias que entretanto se instalaram no filtro.

 

No entanto, podes ter perdido algumas bacterias mas não todas.

 

Quanto à limpeza do filtro, o que provavelmente se passou foi o seguinte:

 

Limpaste algumas partes do filtro e outras deixaste ficar, muita sujidade que estava alojada no filtro ficou solta e quando ligaste, parte dessa sujidade foi alojar-se na turbina/rotor.

 

A acrescentar à sujidade que já existia no rotor e que não foi limpa ( penso eu de que )...

Sempre que se limpam os filtros externos, temos que observar a zona do rotor e do eixo, e limpar caso existam impurezas.

 

No teu caso, acho melhor abrires o filtro novamente e verificar essa zona.

Se tiveres dúvidas consulta o manual do aparelho.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plisboa, que matérias filtrantes tens no teu filtro?? Só tens esponjas?

 

Eu Faço assim, as esponjas meto debaixo do xuveiro para limpar a porcaria toda, essa sujidade castanha que viste no fundo do filtro é toda para sair, isso é a porcaria dos peixes, a unica coisa que não deves lavar com àgua corrente são as ceramicas porque é ai que a maioria das bactérias estão, mas não é so ai, elas tambem estão na àgua, no areao, na decoração, ect etc.

 

Por isso não te preocupes que não é nenhum desastre, com a quantidade de bactérias que existem no aqua, a colónia no filtro recupera num instante, para a próxima não enchas com agua da torneira :evil:

 

Quanto ao indicador não te posso responder porque não conheço esse filtro

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria começar por agradecer a todos as rápidas respostas que me deram!

 

Uma coisa vos garanto: está percebido!

 

A minha lógica era que, num aqua com 140 litros, dois ou três minutos de água com cloro no recipiente do filtro não fosse grave porque a água que estava no filtro depois iria para o aqua e misturava-se... mas pelos vistos estou errado.

 

Foi a primeira vez que fiz este processo. No proxima não voltarei a cometer este erro!

 

Das vossas respostas surgem-me duas questões.

A primeira é quanto ao indicador de necessidade de limpeza não ter descido. Será que devo lavar todos os quatros discos de filtragem (só lavei 2, como já referi, na própria água do filtro...) E a esponja que está no fundo do filtro? Devo também lavá-la? Não o fiz por receio de eliminar as bactérias que já me disseram que não estão lá...

 

A segunda é a ausência de Ceramica no meu filtro. É altamente aconselhável tê-la? Ou é opcional?

 

Mais uma vez obrigado!

 

PS - voou ver como está a turbina/motor. Ví quando o abri e não estava nada sujo. Também ainda nem tem um mês de funcionamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que devo lavar todos os quatros discos de filtragem (só lavei 2,

 

Que discos são esses?? são eponjas?

Se não tens cereamicas no filtro a minha opinião é que devias de lavar tudo muito bem sem te preocupares com as bactérias, ficares com o filtro xeio de sujidade é muito pior do que perderes algumas bactérias que estejam nas esponjas.

As ceramicas são sempre aconselhaveis para a fixação das bactérias, é verdade que nas esponjas tambem se ficção bactérias mas é um numero reduzido, as esponjas servem para filtragem mecanica e as ceramicas para filtragem biológica.

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja me falaram desses filtros hydor e falaram-me muito bem e como estou a pensar comprar um filtro gostava que se fosse possivel alguem me disse-se alguma coisa sobre estes filtros .

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

 

ps: plisboa desculpa estar a usar o teu post para me informar mas ja que tens um filtro hydor aproveito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive um hydor prime 30 (900l/h) e gostei muito, tinha um problema que nunca consegui perceber, quando tirava o carvão activado ficava com menos força. :evil::evil::?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que discos são esses?? são eponjas?

Se não tens cereamicas no filtro a minha opinião é que devias de lavar tudo muito bem sem te preocupares com as bactérias, ficares com o filtro xeio de sujidade é muito pior do que perderes algumas bactérias que estejam nas esponjas.

As ceramicas são sempre aconselhaveis para a fixação das bactérias, é verdade que nas esponjas tambem se ficção bactérias mas é um numero reduzido, as esponjas servem para filtragem mecanica e as ceramicas para filtragem biológica.

 

Abraço

 

Julgo que são ambos esponjas. O de baixo tenho a certeza. Os discos de cima parecem mais estilo lã de vidro...

 

Vou tratar é de comprar a tal cerãmica :|

 

OB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pedrojoel nao tinha reparado que já me tinhas respondido no meu post onde eu tambem falo do hydor ando mesmo distraido :twisted: de qualquer maneira mais uma vez obrigadao :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.