Recommended Posts

Publicado

Viva,

tenho um aquário daqueles que é vendido em kit num qualquer hipermercado.

Acontece que neste momento tenho a água quase sempre bastante turva, parece que tem micro-partículas que formam uma espécie de "fumo" (desculpem a minha falta de termos e conhecimentos técnicos).

O aquário tem um filtro que funciona no topo (na tampa) do aquário e consiste numa bomba de água, seguida de umas esponjas/filtros e de carvão activado.

Acontece que a bomba, por algum motivo, está com uma péssima pressão, mesmo no máximo, e vou substituí-la por uma bomba Aquarium Systems Micro.Jet MC-320.

Não tenho qualquer planta natural, e tenho lá dois peixes já há uns 2 anos cujo "modelo"e"marca" :lol: desconheço mas que dadas as condições do aquário, me parece que devem ser rijos.

Acrescento ainda que o aquário tem uma lâmpada fluorescente branca mas que raramente uso porque os peixes ficam um bocado stressados à procura do canto mais escuro do aquário.

De qualquer forma, a questão que gostava de colocar é se é possível, apesar do tamanho do aquário, ter um sistema que funcione bem a nível de qualidade e filtragem da água, e se para isso preciso ou devo ter algum areão e quantidade, plantas naturais, quais e quantas, ou outro elemento que neste momento não tenho.

Obrigado

Publicado:

Para o facto do filtro ter perdido débito, podesm as materias de filtragem estar sujas e necessitarem de ser limpas ou substituidas ( as tais esponjas ).

Visto que não sabes quais os modelos de peixes que tens, podes colocar fotografias para os identificar?

Tens esconderijos para eles se esconderem?

Quanto ao facto da água se encontrar turva, há muitas causas possíveis para isso. Desde parametros incorrectos da água a filtros sujos, etc...

Convém medires alguns parametros da água do aquario como o PH, a dureza de carbonatos, nitratos, nitritos, amonia, ...

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Antes de mais benvindo

Preenche o teu perfil, e mete ai todo o teu setup

aquario, medidas, volumes, iluminacao, filtro, capacidades e volumes filtrados, se possivel umas fotos dos habitantes e respectiva casa...

depois podemos ajudar melhor...

Publicado:

Para já vou mesmo ter que te dar os parabéns visto que se mantens com sucesso os mesmos dois peixes há já dois anos é porque não deves estar a fazer muitos erros.

Quanto ao substituir do filtro penso que seja a opção mais segura mesmo (penso que já terás de certeza limpo as esponjas etc do filtro que o aquario trás visto já o teres há tanto tempo e com algum sucesso a manter os peixes).

O bomba de que falas que vais colocar não conheço e até pode ser a melhor opção mas como não conheço sugiro que instales algo como os 2006 ou 2008 da Eheim são bons e relativamente baratos (o 2006 custa menos de 20€) silenciosos e bastante resistentes e fiáveis; a minha namorada tem um aquario com um a funcionar quase há um ano continuamente e sem queixas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!