como funciona sump


Recommended Posts

   | (a)          | (d)

   v              |

|~~~~~~|   .-----. | |

|      |(@@@@)|~~v~|~|

|   |  |(XXXX)|    | |

|(b)'-----^   |   (c)|

|_____________|______|

 

(a) Água cai do aqua por gravidade

(b) Massa filtrante biológica

© Bomba de retorno ao aqua

(d) Tubo que retorna a água da sump para o aqua, enchendo-o e fazendo transbordar mais água reiniciando o ciclo.

 

(X) Massa filtrante mecânica grossa (esponja)

(@) Massa filtrante mecânica fina (lã de vidro)

 

Espero ter ajudado,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma duvida.

os spumps ficam normalmente por baicho do aqua.

não existe o perigo de a bamba parar e o spump transbordar?

ou o spump apenas tira a agua da superficie?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que só fundionará com transbordo(no caso dos spumps mais baixos que o aqua) e terá que ser feito um furo no aqua.porque de outra maneira penso que pode se dar o contrario.o spump ficar vazio e queimar a bomba.além de que não absorveria muito bem a sujidade visto que a agua absorvida era só a da superficie.

digam qualquer coisa...tenho um cubo e gostava de fazer um spump que serviria ate para por crias(deixando o primeiro reservatório amplo)

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que só fundionará com transbordo(no caso dos spumps mais baixos que o aqua) e terá que ser feito um furo no aqua.porque de outra maneira penso que pode se dar o contrario.o spump ficar vazio e queimar a bomba.além de que não absorveria muito bem a sujidade visto que a agua absorvida era só a da superficie.

 

:? Mas se for furado em baixo em caso de avaria da bomba deita

agua fora :wink: :D transbordo so limpa em cima :!:

 

zix

---------------

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

furado a superficie como é obvio...ou como é possivel o transbordo sem ser com furo?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tranbordo a ser feito tem q ser feito em cima ou perto da superficie de forma a termos uma certa segurança em caso de falha electrica ou avaria da bomba.

Agora...penso q podes fazer o tranbordo de 2 formas... :roll:

1)furas como é o mais comum

2)Elevas as paredes do aquo deixando apenas um pouco da lateral mais baixa... (isto é bom para quem manda fazer aquas...agora já construidos a melhor solução é mm furar...penso eu... :oops: ).

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos. O esquema que mostrei tem que ser por transbordo junto à superfície e não apenas em caso de falha da bomba, com qualquer outro sistema inunda-se a sala (indepententemente da bomba funcionar ou não)

 

Se se preferir em vez da água transbordar para a sump (localizada por baixo do aquário) pode usar-se um cifão, mas neste caso a sump tem que estar ao nível do aquário, isto é, o nível superior de água da sump tem que estar à mesma altura do nível superior da água do aqua.

 

Espero ter esclarecido, realmente esquecí-me de frisar esse ponto no meu último esquema... sorry.

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Depois de muitas inundações optei pelo seguinte:

- Tenho 2 aqs. de 400 l. que pelo lei de gravitação são servidos por um spumps que faz de filtro biológico.

Os aqs. estão colocados +-a l,50m de altura e estão furados lateralmente para a água cair no referido spumps. Só cai a água que é elevada do spumps.

Torna-se necessário 2 preocupações:

No local da saída da água dos aqs. (nos furos) da parte interior torna-se necessário aplicar um T por assim a água nunca ultrapasa esse furo, se este T não for aplicado pode dar-se o caso do aq, se esvaziar.

A quntidade de água do spumps terá de ser só a necessária para cobrir a bomba que lá existir para a elevação da água. Pois se por qualquer motivo a electricidade faltar o spumps vai receber uma certa quantidade de água dos aqs. pelo que devemos contar com essa água. O esquema de MrPCB está perfeito, só que eu uso as camadas filtrantes em (b) ou seja a água cai em cima de massa filtrantes pela seguinte ordem:

Esponja - lã de vidro e biobolas. as massas (@@@ e XXX) recebem directamente a água. e depois tenho a bomba ao lado que a eleva.

Para se tornar mais fácil a limpeza uso uma esponja na parte de cima que recebe a agua e assim volta e meia tiro-a a limpo-a e voltando a coloca-la.

Está um pouco confuso esta explicação. Se tiver dúvidas, tentarei explicar-me melhor.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os aqs. estão colocados +-a l' date='50m de altura e estão furados lateralmente para a água cair no referido spumps. Só cai a água que é elevada do spumps.

Torna-se necessário 2 preocupações:

No local da saída da água dos aqs. (nos furos) da parte interior torna-se necessário aplicar um T por assim a água nunca ultrapasa esse furo, se este T não for aplicado pode dar-se o caso do aq, se esvaziar.

 

:? sendo assim eles tão furados ao nivel da agua :!:

Para que serve esse T :?::?: A aguasó vasa até ao buraco ;):o

zix

-------

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Exactamente. O aq. é furado lateralmete e na parte de cima, quer dizer ao nivel da água. Nesta situação a água está sempre a receber um pouco da ar quando está a sair e como tal não há o perigo de continuar a sair sem entrar nova agua. A água só vaza até ao buraco. Mas atenção ao diametro do tubo de saída, porque se for pequeno nada feito, pois entra mais água do que aquela que sai.

Se caso seja possivel faça um ensaio fora de casa para verificar o efeito.

Por minha parte estou um pouco à vontade pois tenho tudo montado num anexo o que me permite certas experiências.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não entendí a cena do T.

É bem salientado que no esquema em que a água "cai" para a sump, se se usarem tubos estes devem ser suvicientemente largos para acomodar 2x o caudal de água que a bomba eleva.

Há dois motivos para ter as massas filtrantes na ordem que coloquei.

 

:roll: As massas filtrantes biológicas querem boa oxigenação, no local de entrada de água´há turbilhão que provoca óptima oxigenação.

 

:arrow: As massas filtrantes mecânicas (esponjas e lã de vidro) querem um caudal suave e constante porque qualquer perturbação física liberta parte da porcaria que retêm. Convém ainda que nestas a água passe debaixo para cima, o que também contribui para uma melhor filtragem mecânica.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena eu não conseguir transmitir a vantagem do T, pois que desde que o coloquei na parte de dentro do furo da saida da água do aquário deixei de ter as cenas desabradaveis de o aquário transbordar e deitar a água por fora. Como uma saida do T é para vedar o furo, a outra fica sempre acima do nivel da água o que provoca haver sempre ar para a descarga da saída. e a outra parte do T serve para receber a água que sai do aquário.

Quanto à situação do filtro biológico, eu montei o meu seguindo o sistema que via nas grandes casas de aquários e mesmo nos armazéns de importadores.

Ou seja:

A água cai em cima de uma esponja de seguida tem massas filtrantes ou seja lã de vidro e por fim atravessa as biobolas para a parte de biológica funcionar.

É certo que cada aquário tem um filtro EHEIM 1217 para a filtragem mecánica.

Se houver algumas duvidas tentarei de outra maneira,

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, já entendí como tens o T, é mais ou menos como um tubo horizontal com um respirador para cima, tipo um T ao contrário, é isso? se é isso a única coisa que ele está a fazer é descansar-te psicológicamente, porque em termos de equílibrio líquido não está lá a fazer nada.

Se o nível de água do aqua subir acima do nível do furo a água dentro da parte verical do T sobe da mesma maneira que a água do resto do áqua, é só dizer que tem um pedacito de plástico à volta.

Se é outra configuração tenta explicar melhor.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente é assim que está o T. Não ponho em questão a tua afirmação mas ao certo deixei de ter tantas indunações pela água que transborda do aquário, Será uma questão psicológica? Talvez seja.

No entanto este T permite ainda que eu ponha da parte de dentro do aqário um pequeno tubo que vem apanhar a água quasi ao fundo do aquário o que permite apanhar mais sugidades.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é bem pensado, se bem que para isso também não necessitasses do T a não ser por questões de encaixe ou qualquer coisa. Mas está afuncionar não é verdade? isso é que importa :cry:

 

Um abraço

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez eu não esteja a explicar-me. Se eu quizesse aspirar a água do fundo aquário por este sitema e se tivesse uma falta de energia a água do aquário seria toda aspirada, pois era sugada até ao nivel da ponta do tubo. Assim, com este sistema quando está a ser sugada chegando ao nivel do furo começa a entrar ar e a água deixa de sair. O que não sucederia se tivesse o tal tubo ligado directamente e não atravéz do T.

Penso eu de que.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.