Meu primeiro aquario de 60 cm


Recommended Posts

Ora viva camaradas! Sou mais uma agarrado por aquarios peixes e afins.

Vá-se lá saber porquê, cedi aos desejos da minha mulher e do meu filhote de 5 anitos e comprei no Jardiland um kit de aquário de 60*30*35 cm (56 Lt) para água doce. Vinha com tampa com uma luz florescente, filtros, bomba, termostato. Eu sabia que aquilo me ia dar trabalho, principalmente pelo facto de que se me agarro a uma coisa, tenho de fazer bem feito. Manias de técnico de manutenção de electrónica. Adiante...

Vinha com uma caixa lateral interna para o filtro. Ficou o termostato na divisória da esquerda, na divisória do meio um filtro branco fino, por baixo um filtro azul tipo esponja, por baixo 3 canudos em formato de estrela, de bactérias benéficas (Bio-Chem Stars, substrato de filtração biológica, como diz na caixa), dentro de uma meia de vidro de senhora. Na divisória da direita, a bomba submersa. Suponho que já conseguem ter uma ideia do sistema.

 

Tenho o termostato a 24ºC e o termómetro interno indica o mesmo valor.

Ora, plantei lá dentro um Feto de Java (Microsorium) e uma Ambulia (Limnófila). Destes 2 já retirei uma mudinha de cada e replantei noutras zonas. As plantas estão a crescer que é uma maravilha, até agora, nada de algas, água limpinha, até dá gosto! Neste momento, as bactérias devem estar a proliferar e o aquário a estabilizar.

Neste sábado, se nada de mau acontecer com o meu ecossistema, vou comprar a equipe de limpeza. Daqui a 1 semana, começo a comprar peixes vistosos, 1 espécie. Mais 1 semana, outro tipo, mais 1 semana, outro. Minha lista de compras será 1 ou 2 Collis, 2 Limpa-Vidros, 2 Limpa-fundos, 2 Coridora, 2 ou 3 Guppys, 2 ou 3 Plattys, 2 ou 3 Mollys.

 

Agora, minhas dúvidas:

 

1 - Suponho, pelo que já vi por aqui e no site, que não estou a fazer asneiras na lista de peixes. Ou estou?

 

2 - segundo dicas da vendedora, no Sábado enchi o aquario com água da torneira. Ontem (2ª feira) comprei um Tetra test de pH, de gotas, e deu um pH de 8.0 - é muito grave? Moro em Vilar do Pinheiro, freguesia de Vila do Conde. Supostamente, as águas são tratadas em Vila do Conde e vêm do Rio Cávado.

 

3 - segundo dicas de um colega no meu trabalho, que já trabalhou 3 ou 4 anos numa empresa de importação/distribuição de material de aquariofilia e peixes, ele achou o pH absurdamente alto, que a água ou é má, ou eu medi mal (coisa que não fiz). Fui hoje a uma fonte na Maia onde ele costumava ir, com análises feitas em Novembro, com um pH de 5,8 e Nitratos de 20,6 (tinha afixados os valores). Hoje fiz uma muda da água, e adicionei 5lt desta água. Passado 1 hora, teste de pH deu 7.5. Sábado vou comprar a equipe de limpeza (limpa-vidros/fundos e os Coridoras) e o aquario deve estabilizar até lá - foi boa ideia o acrescento de água da fonte ou mais valia ter estado quieto?

 

4 - É boa ideia ter um outro aquário, mais pequeno mas de água doce e quente tambem mas com plantas de plástico (por causa dos remédios) para usar como quarentena para os peixes ou como aquário-hospital?

 

5 - se não é suposto pôr dentro do aquario nada de metal, como podo as plantas? Tenho usado as mãos, mas com peixes e mais plantas, vai ficar dificil. - compro uma tesoura de plástico?

 

Na empresa onde trabalho, tem medidor electrónico para o pH e dureza da água (soube ontem, gastei 8,99 euros no teste desnecessariamente...grrrrghhhhh....), hoje levo uma amostra da água do aquario para medir os valores.

Entretanto, podem me esclarecer as dúvidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sou o mais indicado para dar ajuda mas acho que deves ter o aquario mais algum tempo sem peixes, pelo menos cerca de 3 a 4 semanas, mas os experts já o dirão.

Depois de ler a mensagem surgiu-me uma duvida que não me tinha ocorrido, é o ponto 5

(5 - se não é suposto pôr dentro do aquario nada de metal, como podo as plantas? Tenho usado as mãos, mas com peixes e mais plantas, vai ficar dificil. - compro uma tesoura de plástico?

Eu utilizo uma tesoura normal para podar as plantas e nunca tive problemas. Também nunca tinha lido nada acerca de metal no aquário. É de alguma forma arriscado? Cumprimentos

I want a bigger tank...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pensso k n seja nada arriscado colocar nada de metal, até porque á pessoas que usao clipes para segurar as plantas no fundo!

 

Minha lista de compras será 1 ou 2 Collis, 2 Limpa-Vidros, 2 Limpa-fundos, 2 Coridora, 2 ou 3 Guppys, 2 ou 3 Plattys, 2 ou 3 Mollys.

cuidado com o numero de peixes que pões no aquario, tem em atenção a regra de 1cm de peixe adulto para 1litro de agua, se tens um aquario de 50 litros podes por 10 peixes de 5cm

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de colocares esses peixes todos deves ter em conta os parametros da água. Deves ter o aquário bem ciclado, quer dizer com isto que tens suficientes bactérias para teres um ecosistema equilibrado. Para te ajudar a criar este ciclo deves colocar um ou dois peixes mais resistentes (por exemplo os limpa-fundos). Estes peixes vão fazer "porcaria" que com o tempo vai dar origem às bactérias.

Depois deves medir bem os parametros (amonia, nitritos e nitratos). Quando estes valores estiverem a zero (ou perto de) é que deves colocar os peixes que queres.

 

Quanto às tuas duvidas.

1 - Mais que isto é capaz de ser demais...

2 - O ph está muito alto. Pode também estar relacionado com o tipo de decoração que usaste.

4 - É boa ideia, mas sinceramente acho que não vale a pena... se tiveres confiança na loja onde compras os peixes...

5 - Não tem qualquer problema colocares lá um tesoura para cortar uma plata.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de colocares esses peixes todos deves ter em conta os parametros da água. Deves ter o aquário bem ciclado, quer dizer com isto que tens suficientes bactérias para teres um ecosistema equilibrado. Para te ajudar a criar este ciclo deves colocar um ou dois peixes mais resistentes (por exemplo os limpa-fundos). Estes peixes vão fazer "porcaria" que com o tempo vai dar origem às bactérias.

Depois deves medir bem os parametros (amonia, nitritos e nitratos). Quando estes valores estiverem a zero (ou perto de) é que deves colocar os peixes que queres.

---- eu sei, por isso é que disse no meu post que ia comprar a equipa de limpeza este fim de semana, passada uma semana compro os Guppys (por exemplo), depois de mais uma semana, as Mollys e assim por diante, para não sobrecarregar o ecossistema nem as bactérias do filtro. Pelo que me disseram na loja e já confirmei por aqui, o processo é mesmo este. Agora só tenho de ver é as quantidades de peixe adulto de 1 cm por litro. Pensei que podia pôr até 15 peixes, num aquario de 60cm.

 

2 - O ph está muito alto. Pode também estar relacionado com o tipo de decoração que usaste.
- Será? E se eu disser que apenas tenho uma pedra artificial, areao branco, 2 plantas e 2 mudas pequenas e que testei a água que sai das minhas torneiras de casa e dava 8.0 de pH? Se bem que a do aquario, estava com uma cor assim que a modos de intermédia entre 8.0 e 7.5, depois de estar o aquario a trabalhar à 4 dias. Acho mesmo que a minha água da torneira não vale nada.

 

4 - É boa ideia, mas sinceramente acho que não vale a pena... se tiveres confiança na loja onde compras os peixes...
- até tenho, mas e então como aquário-hospital, para futuros azares? Vale a pena ter um montado como backup de emergencia? Manias de técnico de manutenção se calhar, ter sempre um processo de backup de segurança.

 

A minha duvida em relação à tesoura de metal foi devido ao livro que li de Inicicação aos aquarios, dizia para não usar nada de metal dentro do aquario. Por isso perguntei, não encontrei nada no site nem neste forum sobre metal nos aquarios, achei melhor perguntar.

 

A minha dúvida 3, alguma opinião?

Acabei de medir uma amostra da água com o aparelho electronico, medidor de pH e condutividade, deu:

7,51 pH

Concentração de sais, 268 micro Siemens/cm

ppm sais 139

Será que foi mesmo boa ideia fazer a mudança com os 5 litros da fonte? E agora, uso sempre da fonte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 - Que areão branco é esse? De qualquer forma o ph da tua torneira é altissimo... Havia aqui muito boa gente que gostava de ter esses valores, mas no teu caso é alto demais... Se colocares um troco dentro do aquário vai fazer com que baixe o ph. Depois podes recorrer sempre aos quimicos. Mas aconselho-te um tronco.

 

4 - Se tens possibilidade e vontade, claro que aconselho. Tens é que ter a certeza que está sempre impecável.

 

Quanto ao ponto 3. Se tiveres possibilidade e a água for boa usa sempre água da fonte.

 

PS - Mete um tronco.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselho a pesquisar bastante no Fórum antes de adquirir peixes.

 

O Fórum está carregado de informação extremamente útil para quem sabe que não percebe de aquariofilia.

 

Acho que o 1º erro que cometeste foi adquirir um aquário dessas dimensões com a finalidade de ter peixes.

 

Um aquário dessas dimensões dará para paisagismo e plantados onde a fauna serão alguns invertebrados e peixes que não necessitam de muita massa de água para viver.

 

Eu sei que este é um erro comum que toda a gente comete e eu não fui excessão, mas para bem dos animais e em prol da aquariofilia, tenho por dever aconselhar toda a gente que "gosta" dos tais peixinhos a montar sistemas com uma dimensão aceitável que a meu ver rondará os 120 litros.

 

Os peixes irão agradecer! Acreditem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Sinceramente acho que sao muitos peixes po teu aqua e acho que o numero que escolheste nao ta muito bem pensado.

Por exemplo, se tiveres a pensar comprar plecos (limpa fundos), 2 sao um exagero po aqua que tens pois podem atingir mais de 30cm e po teu aqua so ter 60cm é porque a area da base nao é muito grande e ainda ha quem diga que esta especie e agressiva quando estao 2 ou mais juntos.

Quanto aos limpa vidros, tem cuidado na escolha, os comedores de algas chineses sao agressivos, territoriais e gostam muito de se colar a outros peixes (eu tenho um que nao larga ou meus gouramis beijadores de 3cm).

E corydoras.... nao achas que sao peixes a mais pos vidros laterais e fundo que tens? Estas 3 especies que aqui tens sao todas de limpeza, acho que nao precisas de tantos.

Quanto aos guppys parece bem desde que nao ponhas tambem no aqua colisas chunas. Estas especies nao se dao bem. No meu aqua de 160L 2colisas comeram as caudas todas dos meus guppys (agora parecem carecas), um dos guppys desapareceu e 2 neons foram comidos (e estes eu vi).

 

Talvez possas pensar melhor na escolha de peixes. Acho que deverias mesmo ver a descricao dos peixes aqui no site.

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parece que tenho de renovar a lista de compras...talvez 4 corydoras e 2 limpa-vidros, 3 guppys e talvez 2 plattys, ou apenas os guppys.

As corydoras, vou tentar aproveitar a promoção do Jardiland, 4 por 3,5 euros. Se depois me vir com falta de espaço, lá vou ter de comprar mais 1 aquario. até já escolhi um sitio no meu quarto...raios partam este bichinho de aquarios, um gajo mete-se nisto, e já só quer aquarios pela casa toda. :wink:

Tive a olhar, por cima da minha mesa de trabalho, ao lado da lavandaria, cabe um de 2 mts. Mas fica para daqui a uns anos, quando me der melhor com os peixes e aquarios. :D

Tronco - certo, vou escolher um maneiro. Neste momento, o pH está a 7,51.

Água da fonte - passo TODOS os dias por ela, quando vou trabalhar, é só parar o carro e encher garrafão. Se acham melhor, próximas mudas, água da fonte. Se houveer malta por aqui que queira agua com pH 8.0, tenho com fartura nas torneiras de casa.

areao branco - comprei 2 sacas de 5kg. Tinha no Jardiland. Se forem ver o site da Jardiland, tem lá fotos de aquarios com areao daquele no fundo. Só vou poder dizer o nome e referencia daquilo, da proxima vez que lá for. Coloquei o areao no aquario e as sacas onde aquilo vinha com o nome, foram para o lixo.

aquario - bem, comprei o de 60 cm porque a vendedora disse que era o minimo para agua doce e que era uma boa maneira de começar a trabalhar com o ecossistema aquatico e com peixes. Ainda andei a namorar um de 689 euros, ENORME, com movel e tudo e que ficava a matar encostado a uma parede na minha sala, mas achei um risco muito grande, sem perceber muito deste hobby, atirar-me assim para uma coisa daquele tamanho. Se desse para o torto, ia enterrar 689 euros num monte de vidro com movel na parte debaixo. bang Não sou assim tão doido.

Outra duvida - os peixes que se compram nas lojas, vêm dentro de sacos plásticos com agua, posso misturar aquela agua no meu aquario, ou convem tirar de lá os peixes e pôr a agua da saca fora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra duvida - os peixes que se compram nas lojas, vêm dentro de sacos plásticos com agua, posso misturar aquela agua no meu aquario, ou convem tirar de lá os peixes e pôr a agua da saca fora?

 

Nunca ponhas a água onde vêm os peixes dentro do aquario porq podem trazer doenças. Coloca o saco dentro de água a boiar durante 15 min e depois acrescenta agua do teu aquario para dentro do saco aí +- até meio e deixa a boiar mais 15 min depois com uma rede apanha os peixes e mete-os dentro do aquario se quiseres ser mais rigoroso coloca-os com as luzes apagadas :wink: para não entrarem em stress, e deita a água do saco fora.

 

cumps

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda andei a namorar um de 689 euros, ENORME, com movel e tudo e que ficava a matar encostado a uma parede na minha sala, mas achei um risco muito grande, sem perceber muito deste hobby, atirar-me assim para uma coisa daquele tamanho. Se desse para o torto, ia enterrar 689 euros num monte de vidro com movel na parte debaixo. :wink: Não sou assim tão doido.

 

A única coisa que aconteceu foi adiares o problema! bang :D

 

Mais um conselho que te posso dar é, quando tiveres que dar o salto para um aquário bem maior que esse, pesquisa no Fórum, que vais encontrar preços substancialmente mais baixos que o que divulgaste! Posso adiantar que esse valor, hoje em dia, é absurdo!

 

Também te adianto que é muito mais provável "dar para o torto" num aquário com 30 litros do que num aquário com 300 litros. Mas isso aprendes com o tempo e eu sei que um dia vais-me dar razão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 - Que areão branco é esse?  

Hasta

 

Fui hoje à loja, a embalagem está em espanhol, diz "Areia de Silice".

Já comprei um tronco fervi-o e está de molho. Mais 2 fervidelas já deve chegar.

 

edit - se calhar vou precisar de mais algumas fervidelas e de alguns dias de molho, o desgraçado do tronco ainda flutua! e cada água de fervura, sai castanha, não é suposto ficar limpida?

 

Ontem tinha a água com ph entre 7,0 e 7,5, por isso comprei 1 plecostomus borboleta, aí com uns 2 cm, pelo que me disse a vendedora, resitente, bom para 1º peixe. Depois de me ter informado por aqui e pelo site, foi atrás dum pleco pequenino. Queria mesmo era um otocinclus, não havia em 2 lojas onde fui. Quando o moço ficar grandito e se tudo correr bem, casa nova para ele (espero!)

Estive metade da manhã de hoje atrás do meu pleco, não o via dentro do aquário. Agora mesmo encontrei-o, está debaixo da caixa do filtro interno. Alguém sabe o nome cientifico do peixito? Apenas encontrei num site brasileiro a foto de um "cascudo borboleta". É parecido no formato, mas as cores são diferentes.

Mais alguns dias para as bactérias e o pleco se equilibrarem, mais umas plantas, mais uns dias e zumba, corydoras lá para dentro. Até agora está tudo a correr bem. Obrigado malta, pelas dicas. O meu mundinho está lindo :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu por acaso ate tenho um da mm familia do otto, o Gyrinocheilus aymonier, e ate queria ver se me livrava dele. Ele persegue os meus outros peixes, deve acha los muito cheirosos e saborosos :evil:

 

Inda bem que tas contente com o teu aqua.

Ja tava era na altura de pores por aqui umas fotos :evil:

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tirei, mas não gostei de como saiu, desfocou, tenho de arrranjar um apoio melhor para a máquina. E onde coloco as imagens, no site imageshack?

Comprei hoje o pack de 5 plantas da Jardiland, queria principalmente 2 delas, as outras vieram por acréscimo:

Anubias barteri - linda

Cryptocoryne nevellii - linda

Echinodorus bleheri

Nomaphila siamensis 'Angustifolia'

Alternanthera lilacina - esta tenho pena, precisa de um solo com substrato, não tenho, só areão. Sei que me vai durar pouco, mas ou a punha lá dentro, ou punha na sanita. Vou deixá-la lá alguns dias (poucos), até arranjar quem a queira, de preferência, com substrato para a suster. Vou falar com 2 colegas meus que têm aquarios, a ver se a querem.

Estas, com o feto de Java e a Ambulia, tenho plantas a mais para os 15w de lampada fluorescente...já sei que preciso de mais, já estou a tratar de adaptar mais umas lampadas na tampa.

 

Agora, surgiu-me uma dúvida que não encontrei resposta aqui pelo fórum:

nas nossas praias, na maré baixa, encontra-se por baixo das rochas ao escavar a areia, 2 tipos de "bicha" para pesca, uma laranja e uma serrilhada. Tem também os chamados "morcões", larvas brancas nos rios. Os peixes de água doce podem comer isto, se lavar muito bem em água corrente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha Alternanthera lilacina já tem uma nova casa, dei-a a um colega meu. Fiquei com um mini-pé no meu aquário (a planta tinha um rebento agarrado a ela), dividiu-se aquando do transplante. Vamos a ver se cresce bem, se ficar com má cara, o meu colega fica com este pé também.

Neste momento, tá cheio de plantas, com o meu pleco borboleta e 4 corydoras. Mais 1 ou 2 semanas em ciclagem, e meto 3 platys ou os 3 guppys.

Ainda estou à procura de uma loja com os guppys com as cores que quero.

Imagens, ainda com a Alternanthera lilacina:

 

De frente

http://img213.imageshack.us/img213/4506/20xz2.jpg

 

Do lado direito

http://img489.imageshack.us/img489/5644/38tj.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novos dados sobre o meu mundinho:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=263753#263753

 

Alevins aos molhos, mollys pretas miniaturas com fartura!

Olha que isto, e eu que já estava a pensar em vez dos guppies, ter um aquario com escalares e só uma molly para dar colorido e comer algumas algas a mais que aparecessem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parece que tenho de renovar a lista de compras...talvez 4 corydoras e 2 limpa-vidros, 3 guppys e talvez 2 plattys, ou apenas os guppys.

 

Olá!

 

4 corydoras p um aquario de 60cm é muito peixe! Se a manutenção do aquario for boa - mudas de agua regulares e limpeza de filtro - uma corydora é mais do que suficiente, no máximo 2!

 

Abraço

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

4 corydoras p um aquario de 60cm é muito peixe! Se a manutenção do aquario for boa - mudas de agua regulares e limpeza de filtro - uma corydora é mais do que suficiente, no máximo 2!

 

Abraço

 

Carlos

 

Olá!!

 

Desculpa discordar contigo, mas as corydoras são peixes de cardume e não se deve ter menos de 4 indivíduos. Os seus comportamentos naturais não se revelam na totalidade e os animais não se sentem bem.

 

Espero ter ajudado e não me ter enganado em nada.

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão _aNa_, já vi uma corydora sozinha, fica estranha. 4 como tenho, elas até brincam a correr atrás umas das outras. E não páram de remexer as pedras. Limpam que é uma beleza.

E com uma Molly e o pleco a limpar algas, eu a fazer tpa's regulares, fico com o aqua limpinho. E agora ainda tenho 10 alevins de Molly a ajudar à festa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.