ILUMINAÇÃO - Potencia de Fluorescentes Compacta?


Recommended Posts

Nas fluorescentes Compactas (Economizadoras) qual a potencias que se deve considerar, a real ou a comparada?

 

Exemplo:

 

Economizadora de 5W = 25W de Incandescentes.

 

Devemos considerar os 5W ou os 25W?

 

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma pergunta curiosa, não compreendo porque responde que deve de ser a "real" e não a "comparada"...

 

Na minha opiniao a potencia não interessa, interessa sim a "quantidade" de luz que a lampada emite...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A potencia tem interesse, como também os lumen emitidos.

Nesse ponto estamos de acordo, só que a pergunta colocada pelo NMM não foi essa. :D

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse ponto estamos de acordo

 

ehehe não me parece :D

 

 

O que eu disse acima é que eu não me interesso pela potência da lampada, mas sim pela quantidade de luz emitida pela mesma...

 

 

Pode-me interessar a potência, se eu quiser saber o consumo electrico, nada mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comparares lampadas da mesma categoria ( não das baratas ) irás verificar que o numero de lumen sobe à medida que a potencia W sobe. :D

 

Estão relacionados...

 

Mas tens toda a razão ao apontar os lumen como importantes...

 

Pessoalmente utilizo o Watt pois consigo estabelecer uma relação tamanho/potencia no que às fluorescentes diz respeito.

Depois de encontrar a potencia que necessito ai sim, vou à procura do valor lumen que mais se assemelha às minhas necessidades, pois este varia dentro da mesma potencia.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comparares lampadas da mesma categoria ( não das baratas ) irás verificar que o numero de lumen sobe à medida que a potencia W sobe. :D

 

Mas se reparares o racio é muito aproximado 8)

 

Os lumens variam por norma em função ta temperatura de cor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida tem a ver com a regra mais ou menos aceite, embora tenha lido algumas discussoões sobre outros factores, nomeademente a potencia luminosa, de 0,5 a 1 Watt por litro de água.

 

Reletivamente ao lumens não conheco nehuma regra, tão comumente aceite tipo lumens por litro como a refeida acima. Esta não sendo totalmente certa, para aquarista iniciantes como é o meu caso serve de referência de partida, penso eu, salvo melhores e amais avaliadas opiniões.

 

A minha dúvida tem a ver com a iluminação que pretendo substituir no aqua e estava a pensar nesta economizadoras, quer pelo preço (barato e não se precisa de comprar os balastros) e no espaço que ocupam e no aquecimento que parece-me que é bem menor, pois os bastros dentro da calha dissipam bastante calor.

 

Tenho apenas uma lampada 15 W AQUARRELE (10000k) e vi umas economizadoras de várias potencias que indicam 6400 K.

 

 

Já agora o que me dizem desta temperatura e do conjunto 10000K e 6400 K num aqua de 90 lts comunitário com algumas plantas naturais (tipo elodea, ludwigia e musgo de java).

 

Qual a potencia destas lampadas ecomizadoras que devia adquirir estava a pensar 2), caso considerem boa opção e bom conjunto.

 

 

Saudaçõesl

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que a iluminação se refere, por norma os seguintes passos são seguidos:

 

Imaginemos um plantado num aqua de 200 litros.

 

1º Precisarei de +- 180W no total.

 

2º Destes 180W irei dividi-los em 2x54W T5 e 2x36W T8...

 

3º Então compraria 1x54W a 10000k 1x54W a 6500k e 2x36W com 4000k.

 

4º Em cada lampada, procuraria aquela que tivesse mais lumen ( não inicialmente mas constantemente ).

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente concordo com o conversor do Amano.

 

A proporção W/litro desce à medida que a capacidade do aquário sobe...

 

Dá uma vista de olhos... no final da página tens o conversor...

 

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A potencia a considerar é a "economizadora", reparem que a equivalencia só surge porque estas lampada começaram a substituir as lampada incandescentes. Qual é equivalencia entre uma T5/T8 e uma lampada de incandecencia ? Os cálculos sempre foram feitos para lampadas fluorescentes, que no fundo é o que as lampadas economizadores são.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.