Filtros Secos Húmidos


Recommended Posts

Olá,

Quem é que em linguagem para crianças de 6 anos :shock: explica o que é um filtro seco-húmido, o porquê do nome e dá exemplos de marcas e modelos?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Os filtros secos-húmidos, também conhecidos por Wet/ Dry, trabalham com base no princípio de que as bactérias nitrificantes crescem melhor numa água bem oxigenada. Fazendo chover água sobre matéria filtrante biológica não submersa, este tipo de filtro oferece uma grande área de contacto ar/água. Existem com vários formatos e tamanhos. O sucesso dos aquários de água salgada nos anos 80 deve-se a este tipo de filtro.

Podem ser usados muitos tipos de matérias de fixação de bactérias, sendo as melhores aquelas que ofereçam uma maior superfície em simultâneo com poros não muito pequenos para evitar a sua colmatagem mantendo uma eficiente troca de gases. O problema de colmatagem da matéria filtrante pode também ser minimizado com uma boa filtragem física (escumador, no caso de água salgada)!!!

 

Como não sou entendido em água salgada, mas dos relatos que tenho lido, a actual tendência adoptada para uso de os aquários de recife é baseada na utilização de escumadores e de rocha viva, sem recorrer ao uso de filtros secos-húmidos, mas só os "experts" :shock: em salgados aqui do forum é que podem responder!!!

Sei é que em plantados não é conveniente o seu uso, pois retira muito CO2 da água!!!

 

Existem de várias marcas e modelos, sendo que a Eheim tem uma boa gama, como podem ver no site http://www.eheim.com/

 

Fiquem bem... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os secos humidos são bastante bons mas não para aquarios marinhos...

Aliás tudo o que seja filtros externos não aconcelho para aquarios marinhos... retiram muita "vida" ao aquario e para alem disso costumam haver problemas com acumulo de nitrato. Todo o trabalho realizado por esse tipo de filtros é feito pels rochas, substrato, escumador, refugio de macroalgas e outros...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco,

 

De facto assino em baixo! Concordo inteiramente contigo...

 

Contudo penso que sem caixa de circulação.... se deve ter um filtro externo com o carvão activo! É lógico que é pouco lógico ter um filtro (por vezes caro) apenas com carvão.... mas a falta de caixa de circulação... penso que é a unica solução :shock:

 

Abraço,

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rael...

Não sinto a necessidade de carvão em aquarios marinhos de corais e peixes. Tenho aquario marinho á 5 anos e nunca usei carvão....

Acho que a sua utilização deve ser mais para aquarios entupidos de peixes... onde a sobrecarga organica é brutal. Aí sim vejo vantagens mas ainda melhor do que qualquer quimico ou filtro é uma boa, regular e perquena troca de água.. !! chato até é capaz de ser mas para mim é o melhor !!! :shock::shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais