DUVIDAS???OUTRA VEZ!!!


Recommended Posts

oi

 

antes de mais bom dia.

 

gostaria de perguntar ao peritos mais uma vez umas coisinhas de iluminação, mas desta vez para outro plantado.

 

o aquario tem:

 

50cm x 35cm x 25cm

 

o que da perto de 45L

 

e vou colocar uma calha de 50cm com duas lampadas de 18W (da philips) em que tem 6400k salvo erro cada uma.

 

e comprei uma calha de 60cm com que da para 2 x 18W ou 1 x 36W.

 

eu em principio vou por 4 x 18W (no total de lampadas) fazendo 72W para 45L de agua.

 

que acham???? o problema e que as lampadas sao todas iguais (so muda o comprimento) tem todas 6500K, isso vai influenciar???

 

e que eu arranjo lampadas de 60cm com cerca de 23W da marca sylvania so que assim fica 2 x 18W + 1 x 23W =59W para 45L

 

qual acham melhor opção???

 

ja agora outra questao:

 

eu acabei de montar a calha (aquela que andei aqui a chatear o pessoal por causa dos balastros) e ta 5*****, agora so queria pedir que me indicassem lojas online em que vendessem lampadas. as que eu tenho não (palavra corrigida) sao de metro (acho que ja não (palavra corrigida) fabricam de metro certo mas sim de 97 cm) que e o tamanho da calha e quero ver lampadas de 97cm com mais de 23W.

 

aguardo ajuda

 

obrigado a todos os que me ajudaram na montagem da calha, indirectamente mas ajudaram e muito , o meu obrigado

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém variar nas temperaturas de cor...

Só 6500k pode trazer problemas ao crescimentos da flora...

 

72W para 45 Litros está bom.

 

Se queres lampadas e como és do Porto carago, há uma loja on-line que tem uma variedade interessante lampadas para aqua e tem uma sucursal na Maia.

Aliás, as minhas T5 foram compradas lá.

 

Experimenta:

 

http://aquario-online.com/oscommerce/index...ath=486_537_545

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

desde ja obrigado por responderem.

 

quanto a 1ª resposta nao percebi, peço desculpa ao membro que respondeu.

 

quanto a segunda responta tenho uma duvida, ja fui a essa loja (na net claro) mas como vejo o comprimento da lampada e os k???

 

se calhar o melhor mesmo e entao colocar 2 x 18W (6500k) e 1 x 23W (k nao sei) ha tarde em principio ja digo mais alguma coisa desta lampada de 23W.

 

aguardo respostas

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

quanto a segunda responta tenho uma duvida, ja fui a essa loja (na net claro) mas como vejo o comprimento da lampada e os k???

 

se calhar o melhor mesmo e entao colocar 2 x 18W (6500k) e 1 x 23W (k não (palavra corrigida) sei) ha tarde em principio ja digo mais alguma coisa desta lampada de 23W.

 

aguardo respostas

 

O melhor é colocar 2 de 18W para jogar com a temperatura de cor.

Quanto ao comprimentos, se clicar numa lampada do site tens a tabela com as medidas. http://aquario-online.com/oscommerce/produ...roducts_id=7733

 

E quanto à temperatura é assim:

 

Blue julgo que é 10000k

Luz solar é 6000 - 6500k

Luz de aqua é 4000k ( este não tenho a certeza )

 

Em contra-partida sempre podes ir a uma casa de iluminação e encomendar as lampadas especificamente.

Vais ao MyOsram, escolhes a lampada que queres, anotas a referencia e encomendas pela referencia.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém variar nas temperaturas de cor...

Só 6500k pode trazer problemas ao crescimentos da flora...

E uma conjunção de 6500K e 4500K? Será melhor ou o melhor mesmo será 6500K com algo mais próximo dos 10000K?

Ou juntar 4500 com 6500 e 10000K será mesmo o melhor? Eu ando em planificações para fazer a minha calha e por agora o que dava jeito seria mesmo 4500 e 6500, mas posso sempre deixar um espacinho para mais uma lâmpada...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu tenho um áqua de 40 Lt e não tenciono ultrapassar o 1W/Lt.

Até agora tenho andado sempre um bocadinho abaixo desta propolsão e as plantas têm desenvolvido bem...

Acho que vais por muita luz, para pouca àgua...e isso é um chamariz para algas e plantas "queimadas".

 

O site da OSRAM é muito bom e encontras todas as características que procuras numa lampada, até o código de barras, o pior é que depois vais à loja para comprar e não há a lampada XPTO que tu queres...

 

Aconselho a interlampadas, que enviam pelo correio e têm sempre a lampada que procuras. www.interlampadas.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu no meu aqua de +- 100l tenho 80w de 6400K (pc) e 20 w de aquaglo (18000?), e as plantas crescem abundantemente!

Tenho que podar todas as semanas as elódes!

 

Espero ter ajudado :roll:

work in progress

 

by: Válter Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Xalam, isso depende da loja a que formos...

 

É obvio que se fores à mercearia da esquina não encontras nada...

 

Quanto à Interlampadas, há dois meses mandei para lá um e-mail a perguntar acerca da disponibilidade de umas determinadas lampadas e ainda hoje estou à espera da resposta.

 

No entanto, o site parece ser relativamente completo...

 

Quanto à proporção de iluminação é assim:

 

Para ter plantas exigentes e em condições é preciso ter ( neste caso ) mais de 1W por litro, uma ou duas bolhas de CO2/segundo e fertilização frequente...

 

Por exemplo:

 

Com o aqua de tens, se quiseres usufruir da beleza de uma Rotala macrandra tens de ter +- 1,25W por litro, bombar CO2 e fertilizar com adubo liquido...

 

Se não reunires estes requisitos, a planta sobrevive mas na cor verde.

A tonalidade vermelha ( imagem de marca desta especie ) apenas se consegue com W, CO2 e Fertilização...

 

A Amannia gracilis por exemplo, definha com pouca luz...

Até a Ceratophyllum demersum fica com o caule castanho quando tem CO2 e iluminação a condizer...

A Rotala rotundifolia que tenho sempre foi verde. Agora que tripliquei a iluminação e tenho dois difusores de CO2 a injectar, a planta está com tonalidade vermelha...

 

Elodea cresce em qualquer lado... até às escuras...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

ja tive a ''pesquisar'' e nao encontro lampadas de 97cm, todas as medidas que me dao sao:

 

18 Watt, Comprimento= 60 cm d= 26 mm

30 Watt, Comprimento= 90 cm d= 26 mm

36 Watt, Comprimento= 120 cm d= 26 mm

58 Watt, Comprimento= 150 cm d= 26 mm

 

aparecem sempre estas mais nenhumas.

 

alguem sabe onde encontrar lampadas de 97cm, nao 90cm

 

aguardo ajuda.

 

ha talvez ponha apenas 3 x 18W que dizem???? a calha que comprei ontem o balastro e de 1 x 36w ou 2 x 18w, mas se nao tiver as 2 lampadas nao foncemina, por isso acho que vou optar por por 2 de 18w e depois noutra calha uma outra de 18w.

 

que acham???

 

ajudem

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

tava a ver.

 

eu arranjo mas e de 1m com 38W, mas agora falta saber se tem 1m ou tem 97cm, porque as que eu tenho o gajo disse que as de metro tem aquela medida nunca sao de metro certo.

 

em todo o caso o gajo disse que duas de 38W nao podia por porque eram muito fortes.

 

que acham??? acho que sao sylvania sun glo, mais ou menos isto

 

aguardo resposta

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.