Problema com neons


SkyWalker

Recommended Posts

Cheguei hoje a casa, e tive esta infeliz surpresa...

Primeiro, reparo para o fundo do aquário, e fico um bocado intrigado com uma "pedra" meio azulada... começo a observar melhor, e é o resto de um neon... começo a observar melhor... e vejo um outro neon escondido, atrás de uma anubia, no estado em que as fotos documentam...

 

NeonMau1.jpg

 

neonmau3.jpg

 

neonmau4.jpg

 

neonmau5.jpg

 

Separei-o, e agora apareceu-me outro com os olhos a ficarei um bocado esbugalhados...

 

neon2mau5.jpg

 

Se quanto ao primeiro, não tenho grandes duvidas que seja a Doença do Neon, quanto ao outro, sinceramente ou é um estágio muito inicial da doença, ou então tenho mais qualquer coisa a aparecer...

 

O aquário está com parametros quase todos normais, excepto o NO3, que está com um valor bastante alto (100 mg/l), mas que poderá ser derivado ao peixe que morreu no aquário...

 

Quanto ao resto dos peixes, todos aparentam estar perfeitamente normais, sem qualquer alteração seja de comportamento seja de aparência...

 

A ultima introdução de peixes no aquário foi aproximadamente há 2 semanas (um casal de espadas)...

 

Qual será o melhor caminho a seguir?

Eutanásia? Tratamento com metileno? Alguma outra alternativa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

parece-me um caso de dropsia...que impede o peixe de libertar fluídos. Normalmente é causada por bactérias...tenta arranjar um medicamento anti-bacteriano (eSHA 2000) ou outro. Se puderes, isola o peixe...um bocadinho de sal também não faria mal!...

 

Por precaução não coloques as mãos dentro de água se tiveres cortes, já que a tuberculose piscicula pode causar a dropsia, e é extremamente perigosa.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flexibacter columnaris sem duvida. Há de facto hidropsia por complicação bacteriana no ultimo. A columnaris também é chamada a falsa doença dos neons nesta especie porque também dá uma mancha branca no dorso semelhante à provocada pela Phlitospora. A verdadeira doença dos neons é mais rara e mais lenta a evoluir. Lamento mas esta é mais grave , mais contagiosa e tem maior mortalidade.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais