Microsorum pteropus (samambaia): plantar emersa


CD

Recommended Posts

Olá pessoal:

Tenho muitas mudas pequenas (+ ou - 5cm) de Microsorum pteropus e gostaria de plantá-las emersas. Preparei um aquário com substrato de húmus mais areia de filtro de piscina. Minha dúvida é a seguinte: posso plantá-las direto como emersas ou preciso cobri-las com água e ir abaixando o nível da água aos poucos. O aquário é tampado e o substrato fica sempre encharcado.

Outra dúvida: quando eu for plantá-las no aquário posso imergi-las direto ou elas precisam de um período de adaptação?

Obrigado, um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho errada essa forma de plantar os Fetos de java. Simplesmente porque eles preferem substractos menos ferteis.

 

Essa é a forma correcta de plantar Cryptocorynes emersas!

 

e cuidado para não enterrar o rizoma do feto porque ele apodrece.

 

Posso sugerir um tronco ou uma pedra com os fetos presos com um elastico e água até meio do tronco ou pedra se as raizes não tocarem na água, teram de a procurar, ela vai estar dentro do tronco ou da pedra (porosa ou com pequenas rachas) ou mais abaixo. Assim desenvolvem-se as raizes e a restante planta.

 

Já fiz experiencias destas, posso dizer que numa primeira fase (1 mês) podes submergir as raizes e depois numa segunda fase reduzes a água para metade da pedra ou menos ainda.

 

É mais importante manter a atmosfera humida do que a submersão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais