CD Publicado Fevereiro 20, 2006 Publicado Fevereiro 20, 2006 Olá pessoal: Tenho muitas mudas pequenas (+ ou - 5cm) de Microsorum pteropus e gostaria de plantá-las emersas. Preparei um aquário com substrato de húmus mais areia de filtro de piscina. Minha dúvida é a seguinte: posso plantá-las direto como emersas ou preciso cobri-las com água e ir abaixando o nível da água aos poucos. O aquário é tampado e o substrato fica sempre encharcado. Outra dúvida: quando eu for plantá-las no aquário posso imergi-las direto ou elas precisam de um período de adaptação? Obrigado, um abraço!
peixe_mario Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Acho errada essa forma de plantar os Fetos de java. Simplesmente porque eles preferem substractos menos ferteis. Essa é a forma correcta de plantar Cryptocorynes emersas! e cuidado para não enterrar o rizoma do feto porque ele apodrece. Posso sugerir um tronco ou uma pedra com os fetos presos com um elastico e água até meio do tronco ou pedra se as raizes não tocarem na água, teram de a procurar, ela vai estar dentro do tronco ou da pedra (porosa ou com pequenas rachas) ou mais abaixo. Assim desenvolvem-se as raizes e a restante planta. Já fiz experiencias destas, posso dizer que numa primeira fase (1 mês) podes submergir as raizes e depois numa segunda fase reduzes a água para metade da pedra ou menos ainda. É mais importante manter a atmosfera humida do que a submersão.
Recommended Posts