Recommended Posts

Publicado

Ola,

Neste domingo qnd eu cheguei a casa 97% dos meus alevins de guppy que estavam na maternidade morreram, começaram por ficar com as caudas enrroladas depois vinham mto a superficie e ficavam com o corpo mei encurvado! e acabavam por morrer horas depois!!! :oops:

alguem sabe se isto é alguma doença? P.S. a criação tinha 1 mes e meio

por favor ajudem me para poder prevenir futuras criações!

Abraco

Publicado:

Alguma das possiveis causas da morte:

- Diferença brusca da temperatura da água do aquário

- Demasiada amónia na àgua

- Aumento súbito do ph

Espero que tenhas mais sorte para a próxima.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Publicado:

Oi

Concordo com o Madiques, os alevins de guppy (pela minha experiência) suporta,m bem variações de temperatura até 2/3ºC num curto espaço de tempo, por exemplo kd faço TPA's a temperatura desce. No entanto variações superiores a estas provavelmente podem causar-lhes a a morte.

Outra hipótese é uma variação do ph ou níveis elevados de amónia como disse o madiques (convém fazer TPA regulares para prevenir este problema).

Numa das minhas criações de Guppys tb tive uma mortalidade bastante elevada, quando decidi passá-los da maternidade para o aquário (á solta) dos 19 so sobreviveram 5, nunca percebi mt bem porquê (não foram comidos, simplesmente morreram) mas penso que teve a ver com o facto de a água no exterior da maternidade ter mais correntes e poder ter "bolsas de temperatura". Por isso optei por fazer uma fase de transição em que eles vivem 1 ou 2 meses numa criadeira em rede, assim estão protegidos mas já se vão adaptando ás condições "da vida selvagem" :)

Boa Sorte, espero que isto ajude.

Fiquem Bem

Publicado:

Olá,

Eu faço TPA's 1 vez por semana troco cerca de 1/3 da agua de cada vx e ate tenho o cuidado de não por água fria para o aquario!

Realmente tive uma pekena oscilação de pH de 6.8 para 7.2 será esta a causa?

Obrigado pela ajuda

Abraco

Publicado:

Não percebo o suficiente do assunto para poder tirar grandes conclusões, mas mesmo apesar da escala de pH ser logarítmica, cada aumento de 1 corresponde a um aumento de 10 vezes na concentração de iões H+ (penso que não me enganei nas contas!), acho que essa variação de pH n seria o principal motivo da morte dos peixes. Mas não sei pode ser que alguém que perceba mais do assunto te possa ajudar. Em relação aos outrso factores n sei, é um bocado misterioso.

Só se está relacionado com um aumento do nível de nitratos/amónia no interior da propria maternidade. Uma vez que ela é quase fechada, a circulação de água é baixa e a água que lá está dentro tem características um pouco diferente das da água do resto do aqua. Por exemplo na minha maternidade forma-se por vezes uma película de gordura á superficie, que n se forma no resto do aqua (penso que seja devido á decomposição de restos de comida) por isso também "mudo a água à maternidade", basta levantá-la e voltar a pô-la na água umas quantas vezes forçando a saída de quase toda a água e a entrada de água novo proveniente do aqua.

Fiquem Bem