plantado/iluminaçao


Recommended Posts

boas... :D

tenho um aquario de 1.20m*40cm*55cm(c*l*a) e queria fazer um plantado e um tapete de glosso. :arrow: sei que para isso é preciso uma boa iluminaçao, e com o aquario vinham duas lampadas de 30w, o que acho muito pouco, especialmente para o glosso. queria saber a vossa opiniao sobre que lampadas comprar e como adapta-las ao aqua :wink:

ahh, tambem tenho fertilizante no areao!

obrigado! :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas medidas que deste ( 55cm de altura penso eu de que ), optaria por encher o aqua até 50 cm no máximo e colocar fluorescentes T5 ou compactas em substituição de essas ou em conjunto.

 

Quando falamos de aquas com mais de 45cm de altura, a penetração da luz na água começa a ser um problema, principalmente quando temos plantas de tapete. E neste aspecto as T5 são muito boas.

São até usadas em aquas marinhos...

 

Posso dar-te o meu exemplo.

 

Eu tenho um aqua de 1,50x50x60 ( comprimento x profundidade x altura ) com duas fluorescentes T8 de 36W cada.

Resumindo tenho 0,16W/litro o que não é nada quando comparado com os 0.5W/litro necessários para fazer um plantado minimamente decente, e então quando se fala em tapetes ( Glosso )...

 

Sendo assim, comprei dois balastros electronicos que me vão permitir ter mais 216 W no aqua.

Cada balastro suporta duas T5 com 54W cada.

Se acrescentar 216 W + 72 W = 288 W no total.

Sendo que devo ter aprox. 400 litros de água no meu áqua então vou ter:

288 : 400 = 0,72 W/litro o que não é mau para um plantado.

 

Comprei quatro lampadas OSRAM T5 860 de 54W cada e juntamente com as T8 que tenho penso fazer uma combinação razoavel.

 

Devo referir que sempre podes optar pelas HQI que são o topo em iluminação actualmente mas são um investimento inicial carote...

 

Qualquer dúvida apita...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua comunitário veio de origem com uma flurescente de 25w só na parte da frente da calha o que não é nada para 100x30x50 (comprimentoxlarguraxaltura) e então optei pelas power compact e fiquei com:

:shock: na parte da frente da calha: 55w+36w

:wink: na parte de trás da calha:36w+55w

ou seja fiquei com 182w ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas :)

 

nfdc, o que um balastro electronico?! :oops: o aqua tem uma calha com 2 lampadas...vou tentar adaptar um balastro...podes-me dizer onde compraste os teus? depois qualquer lampada T5 serve? :oops:

lol

obrigado 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aqua deve ter um balastro normal para T8.

 

Um balastro electronico é semelhante só que regula com muito mais eficacia o fluxo luminoso, a lampada não cintila tanto, prolonga a vida útil da lampada e utiliza melhor a energia dispendida.

 

Eu comprei os meus no Ebay inglês por cerca de 80 euros / cada.

Se juntar as lampadas a 11 euros / cada e uns reflectores ( que não são mais que duas chapas colocadas sobre as lampadas para reflectirem melhor a luz ) por 15 euros / cada a despesa vai para 140 euros por 108 watts.

 

Como vou por dois balastros, a brincadeira vai-me ficar por quase 300 euros.

 

Em portugal os balastros custam cerca de 140 euros cada, mas após ter comprado no Ebay houve um membro aqui do forum que disse que me arranjava caso estivesse interessado, a um preço bastante inferior a 140 euros.

Quanto a lampadas para aquários, independentemente de serem T5 ou T8 ou da potencia que tenham, devem ser da categoria 840 no mínimo.

O 8 corresponde ao IRC ( Indice de Reprodução de Cor ) e o 40 à temperatura da cor ( 4000 neste caso mas há com 6500, 10000 e até com 20000 !!! )

 

Mas eu vi aqui um post ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38570 ) com pessoal a comprar projectores HQI a 60 euros cada.

Dois para ti chegam perfeitamente logo com 120 euros fazias a festa.

Fala com eles e pergunta onde compraram...

 

Conclusão: aquas bem plantados ficam carotes...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado lol! :wink:  

qual e a diferença entre as HQI e as lampadas normasi? como é um projector de HQI? se a lampadas HQI de150w, bastava-me comprar 2, certo?? :lol:

 

As HQI são basicamente focos de luz.

Conseguem com que a luz alcançe profundidades superiores a 70 cm...

 

Podes ver aqui como são os projectores HQI...

http://www.aquariofil.com/fr/cat/projecteu..._HQI/index.html

 

Certissimo, ficavas com 300W de HQI que chegaria ferpeitamente. :evil:

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As HQI aquecem muito, logo convém estarem a uma distancia da superficie da água de +- 20 cm.

 

Se dá para adaptar à tua calha não sei mas, pelo que tenho lido é dificil, pois requerem mais espaço que o habitual.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.