Morte de camarões após TPA!


lenita

Recommended Posts

Não sei mais o que fazer!

Na útlima TPA morreu meu amado camarão red cristal :lol::lol::lol:

 

Já tive incidentes com camarões antes então procurei ser cuidadosa, mas não teve jeito!

 

Limpei o tronco (que vive infestado de algas!!) com uma daquelas esponjinhas para limpar vidros do aqua e também com as mãos (será que tinha alguma coisa na minha mão ou na esponjinha?? Ela é usada exclusivametne no aqua será que foi algo na minha mão?? Eu a lavei...)

 

Troquei também o filtro, tenho um wisper 10, e tive o cuidado de lavar o filtro novo com água tratada com aquasafe.

 

Por fim fiz uma tpa com sifonagem do fundo de 30% usando agua tratada com aquasafe(descansada a mais de uma semana) e mantendo a temperatura de 26º C

 

Por fim depois do falecimento do camarão medi o pH 7 nitrito 0 amônia 0, como sempre tudo normal...

Meu aqua tem 16 litros cascalho no fundoe e filtro wisper 10.

Tenho 2 corys albinas, 3 corys anãns e 3 ráboras

 

O que foi que fiz de errado? Toda vez que trenho que mecher nesse maldito tronco morre um camarão... da primeira vez foram dois fantasmas!

Estou muito chateada, será que é stress? Porque eles vivem enfiados entre os musgos de java fixados ao tronco. E preferem "morrer a ser incomodados" :shock: desculpem a piadinha infame, preciso aliviar a angústia

 

Por favor me ajudem!

Lenita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois, o problema dos Crystal Red é que são extremamente sensíveis. Até a nitratos e deduzo que tenha sido esse o problema. Experimenta testar os nitratos/nitritos e ver o que dá. O facto de teres mexido no tronco e de teres perturbado os sedimentos que se acumulam no tronco/cascalho, potenciou uma subida dos nitratos/nitritos e os camarões, sendo bastante sensíveis, morreram.

 

Uma dica: " senão está partido, não tentes colar". Se são apenas algas, deixa-as ficar pois servirão de petisco aos camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer que mecher no tronco foi a perdição então? :shock:

Como eu supeitava... mas precisava de uma explicação mais " técnica", o fato de liberar nitrato... mas logo depois da tpa medi e deu negativo, no entanto concordo que durante a remechida no tronco posso ter desequilibrado o sistema o suficiente pra ele morrer, ai que horror... :lol:

 

Acontece que dizem que esse camarões são algueiros. Mas o tronco vive com muuuuita alga, vc acha que se eu colocar vários camarões, e NUNCA mais mexer no tornco resolvo esse problema?

 

Pensei até em colocar um cascudo pit bull pra ver se ele consome essas algas, mas ainda não o encontrei pra comprar, ele seria ideal por ser pequeno.

 

Obrigada!

Lenita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer que mecher no tronco foi a perdição então? :wink:  

Como eu supeitava... mas precisava de uma explicação mais " técnica", o fato de liberar nitrato... mas logo depois da tpa medi e deu negativo, no entanto concordo que durante a remechida no tronco posso ter desequilibrado o sistema o suficiente pra ele morrer, ai que horror... :wink:  

 

Acontece que dizem que esse camarões são algueiros. Mas o tronco vive com muuuuita alga, vc acha que se eu colocar vários camarões, e NUNCA mais mexer no tornco resolvo esse problema?

 

Pensei até em colocar um cascudo pit bull pra ver se ele consome essas algas, mas ainda não o encontrei pra comprar, ele seria ideal por ser pequeno.

 

Obrigada!

Lenita

 

Lenita, quanto menos mecheres no aquário melhor, há outras formas de combater as algas do que lavar e esfregar :wink:

 

O Andre tem razão, pode ter sido do facto dos nitritos subirem que o camarão morreu, ou então o facto de teres colocado algum químico na água, mesmo os aconselhados para os aquários. Se já tinhas a água a "descansar" há uma semana, não tinhas necessiade de colocar aquasafe. Os camarões são muito sensíveis a produtos químicos, também poderá ter sido disso.

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nossa agora não entendi nadinha... :wink:

Deixar a águe descansando tira o cloro, os metais pesados e a amônia da água??

Não sei como é a água em Portugal, mas aqui em São Paulo já decetamos inclusive amônia na água! :wink: Inacreditável!

 

E pelo que sei só o aquasafe pode resolver isso.

Mesmo assim é uma dica, algo a se pensar...valeu :wink:

 

 

Aliás me disseram que se eu colocar porecelana no filtro consigo controlar as algas, mas fiquei com uma dúvida: a porcelana sobe o PH?

 

Obrigada!!

Verônica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas lenita,e tal como os outros membros disseram..penso que seja dos nitritos...mas penso que fizest mal em limpar esses musgos no tronco porque eles alem de servir de alimento tambem precisam desses tipos de alimentos...

 

e os crystal sao bem sensiveis...cuidado tambem com a esponja que utilizas(verifica se ta bem limpo,)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais