Sérgio Moreira Publicado Fevereiro 14, 2006 Publicado Fevereiro 14, 2006 A todos os excelsos contribuintes deste fórum: Sabemos que as Doenças que afectam os nossos ecossistemas são motivo de grande preocupação, proactiva ou reactiva, e representam muitas vezes uma verdadeira "catástrofe", em caso de demora no diagnóstico ou incorrecção da terapêutica. Sabemos igualmente que a internet é uma fonte interminável de questões, opiniões, soluções e afins sobres esta temática, mas que muitas vezes a informação que pretendemos é dispersa e controversa. Sugiro pois que se crie o que falta para a nossa comunidade de aquariofilistas: um Compêndio de Diagnósticos e Terapêuticas. Neste projecto, procurarei incorporar todos os contributos que se relacionem com o tema, de uma forma estruturada, para que,de futuro, esta seja uma ferramente de excelência para todos os que dela precisem. Tenciono que este projecto seja estruturado de forma a possibilitar um entendimento fácil e rápido por todos, inclusivamente os menos experientes. Assim, todas as doenças identificadas terão a seu lado os seguintes detalhes: Sintomas; Diagnóstico; Tipo Aqua; Tipo Fauna; Tipo Flora; Terapêutica Testada (indicar medicamentos, posologia, forma de administração, duração do tratamento), Tempo decorrido até verificação dos primeiros sinais de recuperação; Tempo decorrido até total irradicação do foco; Custo aproximado da terapêutica; Avaliação Objectiva dos Resultados (Recomendado, Eficaz, Não Eficaz); Contra-Indicações O meu contributo para este projecto, para além de todos os testes de terapêuticas que possa ter de vir a realizar por força das circunstâncias, será o de construir este Manual, a partir de todos os inputs com os quais sei que esta comunidade irá patrocinar este projecto. Para já, começarei a construção a partir de informação avulsa que for encontrando pelas procuras rotineiras que começarei a fazer na net. Qualquer interessado neste documento poderá solicitá-lo por MP, assegurando desde já que o enviarei no mais curto espaço de tempo possível. No entanto, claro está que se encontra ainda numa fase muito embrionária. Estou disponivel em sergio.moreira@gmacio.com, para qualquer MP. Conto com a colaboração de todos. Sérgio Moreira
Recommended Posts