Formol a 2ml/10L (Tratamento recomendado)


FredSilva

Recommended Posts

Boas, andei a pesquisar em sites estrangeiros e na maioria dos casos o pessoal usa formol para os parasitas das guelras. Até aqui nada de novo, o que me surpreendeu foi que neste site espanhol o tratamento recomendado é de 2ml de formol para 10L de água, em aquário hospital durante 30minutos, vejam;

 

http://www.elacuarista.com/secciones/enfer...rme2_tablaa.htm

http://www.elacuarista.com/secciones/enfer...2_tablac.htm#50

 

(é o nº A-47, doença 33 e o tratamento 52)

 

Que dizem?

 

Devo fazer isto a um white diamond que está afectado?

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chamados banhos de rede e coração nas mãos.

 

Só em casos extremos é que se deve utilizar e se notares o peixe estranho sacalo do banho imediatamente.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa dose é muito bem tolerada, eu recomendo no artigo inamovivel deste subforum , e é geralmente o tratamento que utilizo em peixes mais afectados em vez de ter que tratar o aquário principal. Funciona muito bem e é muito seguro . Acredito também que seja o unico tratamento com foramlina capaz de afectar os vermes das guelras e mesmo assim não mata todos. Eu pessoalmente não acredito que a dose normal de banho continuo no aquário principal ( 2 ml / 100 lt de água ) afecte os vermes das guelras. Aliás já tive a opurtunidade de fazer um biopsia de gbranquias de peixes submetidos a esse tratamento que continuaram a exibir Dactylogyrus.

Os banhos de meia hora a 45 minutos( SEMPRE COM BOM AREJAMENTO ) nessa dose são um tratamento muito bom e prático para muitos protozoários e vermes externos, para reduzir duma forma rápida a carga parasitária.

Cump.

Rui

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui Ferreira de Almeida

Qual seria a capacidade de aumento de um microscopio para se ver os Gyrodactylus e os Dactylogyrus num microscopio?

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

a minha pergunta é se se utilizar formol na quantidade de 2ml para 10l de agua em aquario hospital ao repor os peixes no aqua original vai retornar tudo ao mesmo passado uns tempos qual a melhor forma de resolver este tipo de situação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais