Recommended Posts

Publicado

Boas tardes :arrow: ,

Tal como prometido cá estou eu mais uma vez para as minhas conclusões e mais umas perguntas:

1º Depois de ler a maioria dos tópicos tanto aqui como de outros foruns que tenho encontrado indicados aqui, e de consultar a maioria das configurações dos aquários que aqui estão, cheguei á conclusão que um aquário 130x60x65 em vidro de 12mm, com coluna seca em que furo de saida terá 40mm para a sump(esta medida pq parece q a maioria concorda q é suficiente e produz menos ruido) e um furo de retorno (a medida deste furo é que ainda n sei pois n encontro referencia a nada como exemplo) é um aquário equilibrado e que me dará para uns anos de actividade. 130cm de comprimento pois parece q é a medida que melhor aproveita as calhas das T5, 60 de largura para ter margem de manobra com a RV e 65 de altura para ter 60 de zona útil (altura q terá a coluna seca em principio) e margem de segurança para algum possivel peixe acrobata q lá exista, 12mm para n precisar de travessas q são barreiras á luz.

2º Atendendo a este aquário sei q terei 500L aproximadamente de água salgada no sistema principal o q implica q tenha de ter bombas q me façam 10000 de movimentação de água no minimo e 55kg (aprox.) de substrato para uma camada de 7cm que de acordo com o q li é o valor médio +/- indicado. RV e rocha morta ainda n fiz as contas :)

Baseado nisto queria:

1º A vossa opinião sobre a configuração e possivel correcção de valores onde tenha metido água hehehehe

2º Sites de lojas on-line internacionais e nacionais n indicados aqui de CONFIANÇA (ou seja, q usem e já tenham provas dadas de bom funcionamento/preços) pois as nacionais q aqui são indicadas já as tenho todas. (agradeço aqui q me mandem em MP pois acho q n deve ser das regras indicar num post e são para comparação de preços/equipamentos)

3º Sim é verdade, mais uma pergunta sobre iluminação mas é q ainda n vi explicado em lado nenhum a razão de n usar as luzes power compact (acho q são assim q as chamam... aquelas economicas :shock: ) no lugar das T5, pois segundo li algures estas n passam de T5 com formato U e sendo o consumo de energia apontado como um contra, seria de prever o uso delas para poupar uns euros para mais uns corais/peixes/equipamento.

4º Como será de prever acabarei por querer por uns corais duros tb, mas inicialmente começo com os moles e uns peixitos pois são os mais indicados para iniciantes, o aquário vai demorar a estabilizar e eu vou precisar de aprender a "dominar minimamente" a arte. Até lá, a meu ver seria idiota da minha parte pois estaria a gastar dinheiro e a sacrificar o bem estar deles para nada.

5º Ainda n falei da sump mas n me esqueci dela, a questão é q primeiro axo q tenho de escolher o escumador para ter uma noção do espaço q ele irá ocupar/precisar na sump para funcionar correctamente e então a dimensionar em compartimentos.

Os sites q pedi é para ter uma noção do preço de cada equipamento/substrato/RV em relação ás necessidades deste aquário, pois como li numa resposta algures num tópico, se n se pode comprar o necessario para por um aquário grande a funcionar talvez fosse melhor pensar num aquário mais pequeno... e esta é a minha maneira de pensar tb, se o meu orçamento n der para comprar o necessário para este aquário (nomeadamente em bombas de qualidade, escumador de qualidade, substrato e quantidade de rocha viva) o melhor será pensar num mais pequeno e depois no futuro qdo o orçamento o deixar pensar em maior. A nivel de bombas parece q está tudo de acordo q as da marca Tunze dominam... a nivel do resto de equipamento existem marcas de referencia?

Desculpem o testamento mas isto de começar e ter limitações a vários niveis faz com q se queira errar o minimo dos minimos e acho q ainda me falta umas perguntas mas ficam para outra altura.

Agradeço desde já as vossas respostas.

Cumprimentos,

Carlos Pereira

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238