Antes que fique pior...


Carlos77

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Antes demais quero dar os meus mais sinceros parabéns aos membros deste forum, pois pelo que vi nos vários tópicos aqui colocados, camaradagem e amizade existe aqui em boa quantidade.

Mas voltando ao assunto que me leva a colocar este tópico, tenho de admitir que quando pela primeira vez vim a este forum tinha em mente a parte de água doce pois já tinha lido/ouvido amigos comentar que água salgada era dificil/caro etc etc... em resumo, um bicho de sete cabeças bem feio, e então estava a pensar num aquário de meia duzia de litro para meter no quarto para servir tanto como embelezamento como forma de me abstrair do stress do dia a dia enquanto cuidava dele e á noite a ouvir um bom som e simplesmente a olhar para ele.

Foi então que cometi o erro de deitar e olho á secção de água salgada e estraguei tudo... VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE VIVA :? é o que

me ocorre para descrever o que vi até agora. Apaixonei-me completamente pelo que vi e desde então tenho "devorado" o forum lendo o máximo possivel sobre tudo e tomando as minhas pequenas notas do que acho mais relevante a todos os niveis e acho que já tenho uma ideia geral de como montar algo funcional. Tirando as minhas dúvidas funcionais (algumas q certamente vão ser esclarecidas em alguns dos tópicos que ainda não li ou em futuros tópicos espero) tenho uma que me tem deixado meio preocupado pois pode tornar isto numa paixão impossivel... a minha localização e problemas de logistica. Passo a explicar, eu moro na ilha do Porto Santo (para os menos informados fica na Região Autonoma da Madeira) e o máximo que se arranja aqui para esta actividade são aquários mais pequenos que o monitor que têm á vossa frente e os famosos "peixes-dourados". Relativamente ao material

até que não estou muito preocupado pois o aquário será feito por mim e outra pessoa que sabe trabalhar vidro (encomendar um é impossivel pois o que pagaria de portes dá para pagar quase um segundo aquário) e como faço deslocações com alguma frequencia a Lisboa posso ir carregando o equipamento para cá... o meu grande problema são mesmo os habitantes do dito aquário... é que vão ter de ficar bastante tempo fora

das condições ideais para viverem algum tempo mais do que seria desejavel possivelmente. Nas melhores das hipoteses conseguia passar 3h antes na loja(se fosse localizada em Lisboa) para estar 1h antes no aeroporto para depois apanhar mais 1h:30 de viagem de avião mais 30 min para casa até ao aquário e isto se não houver atrasos. Do que li até agora não me parece que um coral ou até mesmo muitos peixes aguentem esta jornada.

Existem lojas ou têm conhecimento de lojas que possam enviar para as ilhas corais/peixes com garantias de sobrevivencia a preços não proibitivos? Por exemplo numa passagem na secção de água doce vi uma loja lá a dizer que entregava umas algas na ilha ao lado (ilha da Madeira) mas que os portes era 18 euros minimo... isto para algas que custavam 3 euros... melhor nem pensar quanto seriam peixes ou animais mais sensiveis como corais. Para não falar nas RV ou substrato e os kilos que implicam.

Honestamente espero que me respondam "tás a fazer um drama do caraças porque isso faz-se bem e a bom preço sem problemas", mas

pelo que li não me parece... é que mesmo pensando nano reef a questão é igual... apenas a escala menor.

Fico a aguardar as vossas opiniões ou conhecimentos de facto a me dizer se esta paixão é do tipo impossivel ou possivel.

Peço desculpa pelo testamento e desde já agradeço as vossas respostas,

 

Cumprimentos

Carlos Pereira

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Antes de mais deixa-me corrigir-te, não eram 18€ de portes por algas, mas sim por plantas de água doce :? e em relalção a esses 18€, achei um exagero, pois já comprei imensas plantas a pessoal do continente e vieram por correio azul (2 dias) e os portes ficam a volta dos 2€, mais coisa menos coisa.

Também sei que dá para enviar corais e macro algas por correio azul, desculpem-me aqueles que não concordam que dá para enviar, mas ao teclar com um antigo membro do forum ele mesmo disse-me que a maioria dos seus corais tinham chegado até ele por correio azul e não morreu nenhum.

Quanto a peixes, isso há de ser mais complicado, ou talvez não, se vieres regularmente à Madeira (acho que a passagem de barco é muito mais barata) podes encomendar numa loja e no dia em que os peixes chegarem tens que estar cá na Madeira para os levantares, ou então trazes de lisboa, escolhes os peixes bem saudaveis, a comer e gorditos, eles aguentam a viagem até ao porto santo, não te esqueças que vêm da indonesia e outros sitios com reef's naturais.

Isto tudo para te dizer que não deves desistir, pois eu sou da Madeira e também temos +/- os mesmos problemas que voces têm no porto santo (a nivel de material e corais) e não desisti.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Concordo plenamente com a Mónica. Até chegar às lojas no continente, quanto tempo achas que demoram a chegar a portugal importações da Indonésia, Mar Vermelho, etc. ????? Quando bem acondicionado, podes perfeitamente levar de Lisboa para o Funchal, Porto Santo, para onde quiseres. Uma boa caixa de esferovite, bem selada, permite transportares animais marinhos vivos em várias horas. Se quiseres, da próxima vez que vieres a Lisboa, liga-me: 961236014. Tenho muito gosto em te oferecer uma dessas caixas com capacidade de cerca de 40 litros úteis. ( A esferovite é plastificada ). Podes também comprar uma bomba de ar a pilhas igual à minha. Custa cerca de 7.5 euros, Se quiseres, mando-te foto por Email. Podes aproveitar para levar umas coizitas para a Mónica e para outro pessoal insular. Dividem os custos, e...... sai mais barato.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quase todos os peixes e corais que eu tenho no aquário trouxe-os pessoalmente do continente.

Relativamente aos peixes, geralmente levanto-os em Lisboa por volta das 15:00 e chego a casa, S.Miguel, por volta das 23:00 (hora do continente), ou seja, 8 horas e nunca tive nenhuma baixa.

Relativamente aos corais, já os tenho comprado no dia anterior à viagem e também nunca tive baixas. Chegam a ficar bem mais de 24horas dentro de sacos, tenho só o cuidado de ir sempre carregado com uma bomba de ar e colocar pedras difusoras dentro dos sacos, isto na minha casa em Lisboa. Atenção que nunca fiz isto no Inverno porque a temperatura pode ser um problema. Em breve vou lá novamente e vou levar um termostato.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já agradeço a rapidez nas resposta e já me sinto confiante em dar largas á paixão :D :D :D :D

 

Sim eu sei que os peixes vêm de todo o lado mas certamente que o transporte deles não é feito de qualquer forma e as condições/equipamento que quem os transporta tem, não são iguais ás minhas (ou pelo menos assim espero para bem dos animais). Mas fico feliz em saber que estava a "fazer um drama" sobre algo que é mais simples do que á primeira vista pensava.

 

Já posso entrar em negociações a sério lá em casa sobre o tamanho do aquário vs espaço existente vs ruido :wink::lol: :D

 

Mónica: acabei agora mesmo de ler o topico sobre o teu reef e já estava a pensar em entrar em contacto contigo para me dizeres a loja onde fizeste as tuas aquisições para encontrar uma solução para mim também, mas ao ler as outras respostas acho q consigo fazer a coisa de outra forma. Bom ver que alguém aqui tão perto partilha do mesmo gosto (sempre pode dar para pedir uma ajuda numa ou outra coisa :wink: ) e agradeço a correcção ao que tinha dito sobre as plantas. :oops:

 

Octopus: Agradeço a oferta e vou aceitar sim quando a altura chegar, até lá ainda há mta aresta a limar e mta pedra a partir :roll: . Da proxima vez que for a Lx podes contar com um telefonema meu, não pela caixa que ainda falta até precisar dela mas para trocar algumas ideias e conversar sobre o assunto com alguem mais avançado/entendido na matéria. Pago eu o café :lol:

 

Carlos: A tua resposta é que me deixou mesmo descansado, peixes 8h corais 24h e zero baixas era o que eu precisava de ler :) Se não me falha a memória vi um tópico do teu reef(se n for o teu desculpa a confusão mas foram mtos tópicos lidos hoje hehehehe)... bela obra :)

 

Aos restantes membros, agradeço os possiveis truques/dicas que saibam por forma a facilitar o transporte sem causar stress nos peixes/corais.

 

Já agora aproveito para convidar além do octopus para tomar um copo em data/lugar a combinar (depende da proxima vez que for a Lisboa) todos os interessados/amantes da matéria, por forma a aprender com a voz da experiência, trocar ideias e porque não pelo convivio tb. Até lá estou a contar diminuir a minha ignorância na matéria para n fazer mto má figura :lol::lol::lol::oops::oops::oops:

 

Cumprimentos,

Carlos Pereira

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi tudo. Tú pagas o café, eu pago o jantar. Bonito...... porque é que não fiquei calado ? Estou a brincar. Tenho muito gosto em tomar um café contigo, ou jantar mesmo. Eu pago o jantar. A caixa, levas quando quiseres. É tua. Depois de bem selada e devidamente identificada, de cada vez que vieres ao continente, é carga de porão.

Quando eu fôr a Porto Santo mergulhar no "Madeirense", pago eu o café. Tú....pagas o jantar. Hehehehehehe ! Vai já pensando em mandar vir de Porto Moniz umas lapas bem grandes para grelhar, como entrada. E não te esqueças do pão do caco !

Abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas bombas são fixes e normalmente baratas mas fazem um RUÍDO!!! :wink:

 

Já estou a ver isso no avião da TAP... nem dá para ouvir os reactores :D

 

:lol:

 

Eu vou ver se compro uma ou duas e fazer um dispositivo electrónico simples que as active no caso de faltar a luz.

 

Toda a gente com salgados devia ter uma coisa destas em casa! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, normalmente utilizo esta bomba para ir buscar animais ao mar. Camarões, nassários, burriés, etc. Tenho uma velha mala térmica da "LENA" em plático, em que fiz um furo para passar o tubo de silicone, e fiz um pequeno suporte no exterior para colocar a bomba. Dá um jeitão. Amanhã, a mala e a bomba vão passear ao Cabo Raso.

No avião, com o tubo de ar virado para trás e de fora, acho que daría + 30 km/h. Hehehehehe !

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá visto que vão arranjar maneira de ser expulso do avião em pleno voo ahahahahaha mas se é preciso apanhar com uns olhares fulminantes no avião ou umas "bocas" devido ao barulho ... assim seja. Quero é o meu reef a deixar bocas abertas no fim

 

Relativamente ao resto devo informar que a negociação de tamanho do aquário vs espaço existente vs ruido até que correu mto bem... bastou mostrar algumas das obras primas que aqui são mostradas... umas falinhas mansas q o custo de tudo nem se ia notar (cof..cof..cof) e a coisa resolveu-se :wink: . Já parece que estou a ouvir daqui a uns meses... "mas isso nunca mais cresce? É um aquário de pedras?" :oops::oops::oops:

 

Bem... :roll: agora vou procurar plantas de aquários/moveis/disposição do material para começar a desenhar +/- como ficará... ou pelo menos como acho que ficará para depois submeter á vossa avaliação.

 

Mais uma vez mto obrigado por tudo e vão preparando os vossos dedos para opinar sobre o que para ai vem :lol: :D

 

P.S. bom era o euro sair-me hehehe reef's free para todos e um oceanario em miniatura em casa...

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais