circulaçao de agua certa ou demasiada?opiniao


Frederico

Recommended Posts

tenho um filtro da EHEIM profissional e faz 700 litros/h e tenho uma bomba de circulaçao de 1000 litros/h é um aquario plantado de 200 litros tem discus e ramirezzis,neons....qual e a vossa opiniao?eu tou um bocado indeciso em continuar com a bomba ou retirar.....conto com a vossa opiniao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cara lili

 

Cheguei a conclusao que tinha demasiada corrente dentro do aquario....por isso tirei a bomba de 1000l/h ficando so com o filtro de 700 litros que serve perfeitamente...e ate as plantas ficam mais sossegaditas e os discus conseguem nadar melhor...ate fica com melhor aspecto ... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

miguel_martins ola....

 

Foi exactamente isso que fiz agora nos ciclideos tenho 2000lts/h de circulaçao juntamento com o filtro que tenho la de 1000 lts/h....e pronto...os discus andam todos contentes....os ramirezis andam todos abertos...pus so a bomba para esperimentar mas achei melhor tirar....foi uma experiencia pouco produtiva :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hatchim...

 

Foi exactamente isso que fiz agora nos ciclideos tenho 2000lts/h de circulaçao juntamento com o filtro que tenho la de 1000 lts/h....
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Para um tópico que foi 'reavivado' para que a informação ficasse exposta em termos gerais, acho que parte do que aqui foi dito, poderia tê-lo sido por mp :) .

 

Bem, o facto se ter muita capacidade de circulação de agua, num determinado filtro, pode não ser directamente responsavel por muita corrente: para tal facto concorre mais a maneira como temos a saída de agua. Passo a explicar:

 

Os discus requerem pouca corrente, não confundir com aquas paradas, mas sim alguma corrente.

 

Os discus requerem uma agua em perfeito estado, logo bastante filtrada.

 

Contraditório? Não obrigatoriamente, basta diluir-mos a saida de agua pela maior area possivel, mormente com o recurso a flautas/spaybars, como lhe queiram chamar....

O meu exemplo: num aquario com 480 litros de agua, mantenho dois filtros, sendo um de 650 lts/h e outro de 1300 lts/h, num total de 1950lts/h

isto claro, teóricos, pois há sempre perdas. Se as saidas dos filtros se fizessem somente em dois pontos, mesmo sendo com duas 'flautas', originava uma corrente do caneco.

Solução: comprei cerca de 150 cms de flautas (o aqua tem 163 cms de comprimento), interliguei-as, e voilá, muita agua a circular, mas uma corrente moderada/fraca.

Aqui está, penso que pode servir de ajuda em casos semelhantes aos vossos.... :wink:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro F. Vicente,

 

Desculpa lá a pergunta :wink: , mas o que são essas flautas, deduzo que sejam para diluir a presão de agua à saida do filtro certo ? onde se podem comprar, dão para conectar a todo o tipo de saída de filtro.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

toda a informação que podermos partilhar com os restantes membros so ajuda a que cada vez mais consigamos resultados melhores com os nossos aquarios e equipamentos...por isso e que existem os topicos e foruns porque se fosse tudo por mp...entao podiamos perfeitamente arranjar alguem conhecido e ficarmos com o conhecimento todo para nos e nao partilhar.....como não sou assim até gostei que o topico fosse reactado...e quanto mais informação aqui ficar exposta melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aloas, de novo.

 

Creio sinceramente que não me entenderam. Se lerem o que escrevi com um espirito mais pedagógico, como conselho, é fácil de ver que não havia lugar e essas reações, penso eu de que...pois alguns dos posts deveram-se a um malentendido, nada mais...

Quanto à partilha de informações, estamos 100% de acordo, pelo que, se repararem, além das primeiras duas linhas, escrevi mais algumas, muito mais releventes, mais uma vez, penso eu de que....

Ainda à questão de ser moderador ou não, enquanto eu for correcto nas minhas intervenções, não faltar ao respeito a ninguem e sobretudo, faze-las no intuito de contribuir para que a tal informação seja feita da maneira mais simples possivel, vou continuar a faze-las, e não há moderador, administrador, membro, ou o gato da vizinha que me diga ao contrário.

Agora, daqui, podemos ir para dois lados, ou fazemos disto uma peixarada, daquelas habituais, ou ficamos satisfeitos com a minha explicação e vamos ao que é importante, que é dizer á LILI, o que é uma flauta, ou spraybar:

 

LILI, trata-se de um tubo plástico, colocado na saida do filtro, sendo que esse tubo, tem vários furos ao longo do seu comprimento. Quanto maior for a quantidade de furos e comprimento do tubo, menor será a pressão de saida. A Eheim trabalha, quase exclusivamente, com este sistema. Se ainda assim não estiveres a 'ver', o que é, sugiro uma busca no google, com as palavras spray bar

 

Abraço e paz no mundo

F.Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

F.Vicente

 

ola desde ja agradeco pela explicação a lili e não só porque deve haver pessoal que vai ver e ficar esclarecido quanto a spraybar...e quanto ao resto vamos esquecer que o mais importante aqui e os peixinhos e não a peixarada e discussões que não valem a pena por isso mais uma vez te agradeco pela amabilidade de teres partilhado os teus conhecimentos connosco...e sempre que possas força ai :):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas boas lojas de aquariofilia existe esse acessório, vendido separadamente.

 

Possivelmente poderás encontrá-los até de marcas diferentes (tanto a Eheim, como a Fluval comercializam filtros em que esse acessório costuma ser incluído).

 

Acho que tendo em conta o tipo de acessório que é, quanto mais barato o puderes comprar, melhor (apenas serve para dispersar a água, na saída do filtro para o aquário).

 

Só tens de ter em atenção qual o diâmetro do tubo de saída do teu filtro e comprar este acessório com o mesmo diâmetro, para não teres de fazer grandes "invenções" quando os fores ligar.

 

Se não o conseguires encontrar, podes improvisar um usando um troço de tubo de água (para aí com 30 a 50 cm de comprimento), que furas espaçadamente (intervalos de 2 a 4 cm), com um diâmetro de cerca de 3-4 mm e tens a tua "spray bar" DIY feita e prontinha a dar duche aos peixes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.