Recommended Posts

Publicado

Bom dia amigos aquariofilistas:

Já à algum tempo que tenho aquario em casa, agora decidi fazer uma nova composição do aquario para colocar discus. Infelizmente o tempo que tenho disponivel para pesquisar informação sobre estes peixes, o que necessitam, é reduzido dai colocar esta mensagem.

Gostava de obter a vossa ajuda para as coisas basicas que tenho de colocar no aquario e no filtro externo para poder ter a agua em condiçoes ideais para estes animaizinhos

Obrigado pela ajuda

Eduardo Silva

Publicado:

Antes de mais será necessário saber quais os parâmetros de água que vais colocar para saber se é necessário baixar o PH e a dureza. Isto para o caso de teres a água com PH superior a 7,2.

No filtro externo deves ter filtragem mecânica, biológica e química (se necessário).

Na mecânica, deves ter macro filtragem, composta pelas cerâmica cilindricas para segurar possiveis folhas de plantas e detritos maiores. Ter micro filtragem composta por esponja de furação mínima, para fazer a filtragem dos detritos mais pequenos.

A filtragem biológica deverá conter material para a fixação de bactérias nitrificantes (cerâmicas porosas ou bioballs).

Por fim a filtragem química (que não é química neste caso concreto) deverás ter Turfa granulada para baixar o GH e o PH, isto se necessário.

No aquário em si, deverás conseguir manter a temperatura acima dos 28º C, depois, na minha opinião, e se quiseres ter Discus conjugados com a beleza da Natureza (plantas, por exemplo), deverás arranjar um substrato escuro e alguma plantas de superfície de forma a manter algumas sombras para os Discus se recolherem.

Caso queiras manter os Discus, pelos Discus, o aquário deve estar completamente limpo de decorações.

E agora, mãos à obra!

Publicado:

Bom dia.

Para pensares nisso, na minha opinião, terás de ter um aqua de, pelo menos, uns 200 Lt.

Terás de ter tambem um bom filtro de pelo menos uns 600/1000Lt hora recheado com esponja/lã vidro (retenção de impurezas) e "substrato de fixação para as bactérias.

Os discus são peixes que gostam de viver em cardume com pelo menos uns 4 exemplares e se bem cuidados atingem uns 18 cm.

A àgua deverá ter as seguintes caracteristicas:

- Temp. 27/28º, 6<gH<15 e ph entre 6,5/7,5, melhor 7/7,5.

Quanto a companheiros devias-te limitar a cardinais, corydoras e otos.

Informa-te tambem sobre as doenças que os afectam para saberes detectá-las no inicio.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"