Filtro de decantação + bomba Eheim


Recommended Posts

Caros Amigos,

 

Num dos meus aquas ( Rena com +- 110l ) tenho um filtro de decantação que vem com uma bomba de 370 l/h tb da Rena. Noto que o aqua tem pouca circulação de agua, (e por vezes esta até fica turva, não sei se é da pouca circulação) nese sentido decidi instalar mais uma bomba, desta feita uma Bomba EHEIM 600.Notei logo mto mais circulação. O aqua é um comunitário, razoavelmente plantado

A minha duvida é :

- o exceso de circulação tb pode ser prejudicial ?

- Acham que foi boa ideia (ou meti o pé na argola) :lol::lol:

- Já agora que matéria filtrantes aconselham, eu tenho: (de cima para baixo) 2 camadas de lã de vidro + um saco com ceramicas de EHEIM + 1 camada de lã de vidro + estrelas da Rena + esponja.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo depende dos peixes que habitam o teu aquario....por exemplo se forem discos...ramirezis...eles nao gostam de muita circulaçao...eu tenho um aqua de 200 litros plantado e a unica coisa que tenho de circulaçao/filtragem é um EHEIM profissional...

 

ve la bem que tipo de peixes tens e que tipo de circulaçao gostam... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Frederico,

 

Os peixes que tenho nesse aqua são guppys, ottos, corys e molys, tb gostava de colocar um filtro externo mas não quero tirar a caixa de decantação, já agora quanto litros faz esse teu flitro?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro faz cerca de 700 litros/h e os peixes estao perfeitamente estaveis e tenho discus,ramirezis,neons,caridinas japonicas....

 

bem vou dar-te uma sugestão espero que não leves a mal :lol: eu achava melhor tirares o filtro de decantaçao do aquario ganhavas mais espaço/litragem...e adicionavas um filtro destes que te faz uma filtragem muito boa e tem um bom caudal...alem disso se tiveres um caudal muito grande vais ter que andar a replantar todos os dias o teu aquario.

 

se tiveres mais alguma duvida força dispara :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Frederico,

 

Eu sei que era melhor tirar o filtro de decantação mas para já tá fora de questão até porque a lateral que tem a cx do filtro é preta e esteticamente não ia ficar mt bem, mas mt obg pela sugestão

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lili

Ao contrário do que muita gente acha, eu pessoalmente gosto bastante da caixa de decantação o único problema dela é na altura de limpar que dá bastante trabalho mas quanto a filtragem é muito boa.

 

No teu sistema de filtragem deverias mudar as massas

sentido da entrada de água até á saida

- cerâmicas

-esponja porosa com 2-3cm (daquelas azuis)

-lâ

-Cerâmicas porosas da Sera (bastante caro) ou Ehfisubstrat Pro da Eheim(mais barato e muito bom)

 

retira essas estrelas pois elas pouco ou nada lá fazem pois a função delas deveria ser agarrar as bactérias mas faz tudo menos isso.

 

Eheim 600- calculo que faça 600l/h, talvez< seja demasiado para um plantado com 120l, mas isto é relativo, depende muito como estão as plantas (quantidade e se são plantas de grande consumo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel,

Desde já mt obg pela tua ajuda já agora que ceramica usas logo na 1ª camada? E mais uma coisita :oops::lol: pq dizes que a bomca eheim é capaz de ser demais, tem a ver com as plantas ou com os peixes? é que eu além dessa bomba ainda tenho em funcionamento a que vinha de origem, uma Rena de 370 L/h "regulada a meio gáz " :oops:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada

 

já agora que ceramica usas logo na 1ª camada?

 

Uma qualquer cerâmica que não seja porosa, aqui qualquer uma vale, mas o principal é retirares as estrelitas de plástico e colocares o EhfiSubstrat

 

E mais uma coisita porque dizes que a bomba eheim é capaz de ser demais, tem a ver com as plantas ou com os peixes? é que eu além dessa bomba ainda tenho em funcionamento a que vinha de origem, uma Rena de 370 L/h "regulada a meio gáz "

 

Quando digo demais é para as plantas pois todo o Co2 que se encontrar presente na água acaba por ser expelido, quanto aos peixes não é que faça mal mas com tanta corrente andam sempre a nadar em esforço.

 

A Eheim é mesmo de 600l/h?

Se for, aconselho a retirares a da Rena para ficar apenas com 600l/h que com massas e arredondando deverá ficar com cerca de 500l/h (elas quase nunca bombeiam o que vem mencionado)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel

 

- Já agora que matéria filtrantes aconselham, eu tenho: (de cima para baixo) 2 camadas de lã de vidro + um saco com ceramicas de EHEIM + 1 camada de lã de vidro + estrelas da Rena + esponja.

 

 

Eu não uso é no mesmo patamar que tu, eu nunca as lavei ou substituí achas que a àgua turva pode ser disso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lili,

 

 

confesso que lili (é uma piada muiiiiito foleira) o tópico mais ou menos na diagonal e peço desculpa se repetir algo que já foi dito.

 

- A Eheim 600 é regulável. Se achas que tens corrente a mais, se calhar é preferível desligar a que tens da Rena que, pelo que percebi, manténs ligada.

 

- A água turva pode ter a ver com com alguns troncos que possas ter dentro do aquário, com má manutenção, ou, simplesmente, pela má ordenação das matérias filtrantes. Podes especificar quaias são as cerâmicas da Eheim? Há 3: Ehfimech, Ehfisubstract e Ehfisubstract pro. Aconselho-te a usar o seguinte, pela ordem de cima para baixo - esponja e/ou lá de vidro, cerâmica e uma esponja. Não compactes muito os matérias filtrantes, deixa-as "respirar", deixa a água circular sem preoblema. As esferas que falas da Rena são de que cor?

 

- Podes usar um filtro exterior mesmo com um filtro de decantação, basta para isso colocares o tubo de pesca no local da bomba e o tudo de saída no furo da caixa de decantação. Desta forma utilizarías a caixa preta meramente como pré filtro, ou seja, irías optimizar a filtragem biológica no filtro exterior uma vez que irías mexer muito menos vezes. Contudo, para os peixes que tens, acho que chega perfeitamente.

 

Tens uma foto do aquário? Torna-se mais fácil opinar.

 

Bjos

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lili

Ontem por acaso dei de caras com as massas filtrantes da Rena (estrelitas) e reparei que afinal não são de plástico e são muito porosas o que é óptimo para a filtragem biológica, sendo assim no lugar que eu tinha dito para colocares o Ehfisubstract deixas as "estrelitas"

 

Nem me lembrei que a bomba da Eheim era regulável e sendo assim segue o conselho do Vitor Melo em regular o caudal de saida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.