Recommended Posts

Ola

Tenho um aqua de aproximadamente 155 l em 95 x 35 x 61 (CxLxH).

Tenho 2 filtros internos a funcionar cada um com potencia de 200l/h, um termoestato. Tenho varias plantas.

Tenho lido aqui no forum que muita gente tem CO2 no aqua. Sera que eu tambem preciso disso?

De peixes tenho:

- 2 molys + 2mollys bebes

- 4 guppies

- 1 limpa vidros

- 1 tetra santa filomena

- 2 cauda de espada

- 2 beijadores e 1 gourami anao

 

Nao deveriam ter O2?? Afinal os peixe precisam de oxigenio e nao de dioxido de carbono....

 

Alguem me podia explicar isto?

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é perfeitamente normal a tua questão ...os peixes realmente precisam de O2...mas o CO2 é para as plantas e para que elas fiquem com um crescimento mais desenvolvido...se tiveres um aqua plantado ai sim e aconselhavel o uso de CO2 e as plantas depois vao libertar O2...ate vais poder verificar isso atraves de bolhas de ar coladas as plantas(pierling)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A injecção de CO2 no aquário tem duas funções: aumentar a taxa de fotossíntese das plantas, aumentando o seu crescimento e/ou estabilizar o pH. Geralmente nos aquários a agitação provocada pelos filtros e bombas de ar, leva à libertação de CO2 dissolvido na água e o pH aumenta (devido à diminuição de ácido carbónico). Para além disso, muitos aquários têm elódeas, plantas que são capazes de tirar CO2 dos hidrocarnonatos (HCO3-) contribuindo ainda mais para um aumento de pH.

Se achares que o teu aquário está saudável (peixes e plantas) não é necessário injectares CO2, porque ao fazeres podes perturbar bruscamente o equilíbrio (variações bruscas de pH são prejudiciais aos peixes e bactérias). Contudo se quiseres aumentar o crescimento das plantas ou baixar o pH (por exemplo para introduzir espécies mais sensíveis) podes começar a experimentar esta técnica. Faz uma pesquisa no forum para te informares sobre as técnicas caseiras ou as mais automatizadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.