Recommended Posts

Publicado

Sou novo nestas andanças. daí as dúvidas são mais que muitas.

Tenho 1 aquário comunitário de 70cm com 1 coridora, 1 casal de platys, e 8 guppies, todos muito activos desde o momento em que os coloquei no aquário

Como o platy macho não dava descanço á fêmea durante todo o dia e depois de alguma pesquisa, fiquei com a ideia de que devia comprar outra fêmea, e assim fiz.

Só que a nova fêmea já se encontra no aquário há cerca de 30 horas e está sempre imóvel na zona baixa do aquário, ou debaixo das pedras ou escondida na vegetação, o que me intrigou bastante e até me assustou. Se os outros platys circulam alegremente pelo aquário será que esta está doente ou é timida.

Li que o Ictio provoca este tipo de reação, mas não me parece que tenha os tais pontos brancos.

Se ela está doente, será que vai contaminar os outros peixes??

O que devo fazer???

A dúvida pode parecer descabida, mas como me estou a iniciar e não entendo muito, tenho receio de poder contaminar o resto do aquário.

Obrigado desde já.

NMM

Publicado:

Boas

Se estás agora a começar, habitua-te já a fazeres desinfecção de todos os peixes, plantas e outros materiais que introduzas no aqua. Eu costumo usar um bactericida geral de marca “Myxazin” da WaltherLife, faço o triplo da dosagem de tratamento durante 10 minutos nos peixes e 30 minutos nas plantas, vale mais prevenir do que remediar…

Agora o assunto da Platy: ela pode estar só stressada por causa de vários motivos, transporte mudanças da qualidade da água temperatura etc… mas infelizmente penso que seja doença e normalmente os platys não se safam quando ficam assim.

Tratamento: não faço a mínima ideia, mas é possível que seja de origem bacteriana, novamente “Myxazin”, mesmo que não resulte não perdes nada em fazeres um tratamento preventivo no teu aqua, usa a dosagem prescrita no rotulo, agora não te adianta nada fazer uma sobredosagem.

Esperemos que isso seja stress.

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home