Pontos brancos,. preciso de esclarecer!!


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Oi pessoal!!

 

Comprei um telescopio que me parecia sudável e coloquei-o num aquário que já tenho à muito tempo e que apenas tinha um outro telescopio. Passados alguns dias (1 a 2 dias) o novo peixe começou a ficar com pontos brancos. Coloquai-o noutro aquário (hospital) subia temperatura para 28ºC (estavam ambos a 26ºC), e começei o tratamento com o tetraMedica para pontos brancos. Um dia e meio depois, o peixe morreu! Agora o peixe que já tiha começou tb a ter pontos brancos....e é aqui que surgea minha duvida! Vale apena fazer tratamento com medicamentos, ou será que existe tratamento alternativo como fazer subir a temperatura e mantê-la assim, durante algum tempo (2 a 3 semanas)??

Contando com este peice que morreu, já é o segundo que tenho que morre com pontos tratados com este medicamento.

 

Fico à espera de uma resposta

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for ictio (é o que parece...) acho que podes usar um agente corante como o verde-malaquite (se bem que acho que este foi proibido apesar de ser eficaz) ou azul de metileno (só não te sei dizer a dose) com formalina.

 

Se bem que conheço gente que diz que só o azul de metileno já resolve isso!

 

é melhor esperares que mais alguém diga alguma coisa...

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Se a tua experiencioa não for muito grande sugiro que compres um medicamento para o efeito.

A subida da temperatura ajuda e se possivel cobre o aquario com jornais de forma a que não entre luz.

Os protozoarios (por expl. o ictio) necessitam de luz para se reproduzir portanto....

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugiro o medicamento protozin da waterlife que contem azul de metileno. há pouco tempo (3 ou 4 dias) tive esse problema (estou a falar de Íctio) em dois platys e 10 néons (n estavam todos doentes mas "mais vale prevenir do que remediar") pus-los no aqua hospital , temperatura a 29º e apliquei o tratamento. Os néons ficaram bons embora os platys tenham morrido.

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

A minha intervenção não deverá ajudar muito. è apenas para partilhar um angústia semelhante.

 

Tenho um problema identico ao do Wooddy (pontos brancos), no meu comunitário de platys, neons e guppies, 1 pleco e 2 corys.

 

Comecei ontem o tratamento com o medicamento da TetraMedica e subi a atemperatura para 29º.

 

Que segundo consegui apurar neutraliza a reprodução do protozoário.

 

Os peixes continuam animados e a alimentarem-se. O meu receio é se posso manter esta temperatura por muito tempo, o tratamento dura no mínimo 5 dias, segundo as instruções do medicamento.

 

Esperemos melhoras,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terminei hoje o tratamento com o GoldOomed da TetraMedica e os pontos brancos já não são visiveis.

 

Por precaução vou manter a temperatura em 29º por mais uns dias, segundo consegui apurar há quem aconselhe mais de 10 dias nesta temperatura. Vamos ver o resultado que para já parece animador, pois os peixes continuam bastante animados e a alimentarem-se bem, assim como activos nos rituais de acasalamento.

 

Espero poder ter ajudado alguma coisa, pois experiencia tenho pouca.

 

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive esse problema há pouco tempo.

Dois ou três dias após o tratamento com protozin da waterlife, comecei gradualmente a baixar a temperatura dos 29 graus (1 grau em cada 2 dias) até estabilizar nos 25 graus

 

Desapareceu por completo o ictio, e eu tinha uma praga com os neons, guppies e tetras negros todos atacados.

 

Pelo que percebi essa situação surge pelas mudanças bruscas de temperatura, quando fazemos uma TPA. Comecei a fazer as TPAs colocadando água nova à temperatura da água do aquário e nunca mais tive quaisquer problemas

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, como e que o RCGomes coloca a temperatura da água da TPA á temeratura da água do aquário??

 

Como é que a aquece?. Usa um segundo termoestato??

 

Também gostava de fazer assim.

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais