Droncit na comida


FLoader

Recommended Posts

Ola Nuno.

É possivel mas muito dificil.

Esses bichinhos normalmente estão na pele e nas guelras dos discus pelo que o nivel de concentração, no sangue, teria de ser muito alto para os eliminar.

Ora como eles estão em contacto directo com a àgua parece mais fácil (mas não é pois os bichinhos são duros) tratar a àgua.

O Praziquantel é bastante seguro de utilizar (mas caro) e terão de ser feitos 2 ou 3 tratamentos para tentar eliminar o "bicho" nas suas diversas fases pois o medicamento não afecta os ovos.

O problema é que os bichinhos são de diversas especies e com tempos reprodutivos diversificados o que torna tudo mais complicado.

Segundo os "experts" é quase impossivel ou mesmo impossivel erradicar completamente esta praga.

O objectivo é ter uma densidade baixa de bichinhos e um alto sistema imunitário nos peixes que lhes permita controlar a praga.

Um filtro UV é muito util neste controlo.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Dado não ter a quantidade para tratar todo o aqua, decidi por um pouco de droncit na comida.

 

Tinha 3 dos meus discus que sem razão aparentes estavam a deixar de ser comilões. Estavam bonitos com as barbatanas abertas, mas nunca deixaram de comer... isolavam-se progressivamente mais.

 

Tinha feito um tratamento com flagyl na comida uns dias antes durante os tais três dias seguidos.

 

Qual não é o meu espanto...

 

1.jpg

 

2.jpg

 

3.jpg

 

Andei a pesquisar e penso que isto são lombrigas, não sei se será o que que o Rui Ferreira de Almeida chama de Capilaria, mas não vejo qual a terapia...

[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

capillaria não é! A capillaria é da espessura de um cabelo e normalmente não tem mais de 1cm

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Obrigado pelas respostas :P

Nunca pensei que as tenias pudessem ser tao compridas e grossas! :?

 

Após me ter deparado com este cenario pus o aquario em tratamento, usei 18 comprimidos para 450l.

Mas agora que li e citando o Rui Ferreira de Almeida "...O prazinquantel por via oral ..." estou baralhado.

 

Agora que tenho o droncit na agua será preciso usar tambem no alimento?

Já terei irradiado de vez os bicharocos ou será preciso administrar algo mais?

É recomendavel admnistrar regularmente o Droncit na comida? Terá o alho algum efeito nos cestodos?

 

Muito Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois de novo!

 

Não sei o que fazer... O Pigeon (Segunda Foto) fartou-se de comer droncit misturado na comida, apos isso expeliu uma serie de Tenias!

 

Depois teve um operculo fechado, e deixou de comer.

Admnistrei o Tenil Vet em todo o aquario, logo no primeiro dia abriu o operculo, tem os 2 iguais, mas continuou sempre a abrir um pouco mais do que o costume com a respiração ofegante.

 

Vou no segundo tratamento com o TenilVet, dei o primeiro tratamento Domingo(26 Fevereiro) agora o segundo neste domingo... Não vejo melhoras no discu!

 

Quando vou alimenta-los ele aproxima-se, faz rituais de acasalamento com o Yellow Marlboro da mesma foto, mas perdeu a dominancia. A comida cai em frente aos olhos mas ele simplesmente não come! isto ja a umas duas semanas e continua parece com a barriga inchada...

 

Se alguem me puder ajudar agredecia imenso... Custava-me imenso perder este discu :twisted:

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Lamento o que se está a passar com os discus.

Na minha opinião agora que começaste o tratamento com Praziquantel deves terminar.

Após passarem 4 dias após o ultimo tratamento deves fazer umas mudas de àgua.

Caso o peixe ainda não coma arranja Hexamita da ESHA e efectua-o.

Este tratamento dura 3 dias.

Caso vejas os peixes a comer junta o medicamento EM TODA a comida durante uns 5/7 dias.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João...

 

O que me esta a preocupar é perder o Pigeon ja que estava com um crescimento espectacular, e o tratamento com Praziquantel nao esta a surgir melhoras. Ficaria mais duas semanas sem comer nada...

 

Pelo que li o Praziquantel tem prinicipio activo nos 3/4 primeiros dias.

 

Será possivel por hoje carvão activo ligar o UV, amanha por Hexamita por 3 dias, voltar a por carvao activo com UV e Domingo ou Segunda completar o tratamento com o Praziquantel

 

Será possivel?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Eu não me precipitava pois os medicamentos, por si só, debilitam os peixes.

Actua com calma!

Caso os peixes comam junta na comida.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto estares a tratar com Praziquantel, eu, na comida, misturava flagyl ou o Hexamita da ESHA.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas!

 

Já não escrevia um post no forum a bastante tempo!

Tive agora a ver este topico, bastante antigo, que comecei e verifiquei que não tinha relatado o que aconteceu...

 

Os discus mais contaminados acabaram por morrer...

 

Era um iniciante em discus quando o escrevi, e ainda hoje estou sempre a aprender como lidar com eles, grande parte do que aprendi deve-se a este fórum e pessoas como o João Machado e Rui Ferreira de Almeida que escreveu aquele tópico espectacular, que hoje o leio à primeira e até o acho relativamente simples de compreensão, mas na altura para o perceber tive de o ler umas 50 vezes!

 

Tive a falar com varias pessoas, entre elas veterinários, e cheguei à seguinte conclusão.

 

Quando eu colocava remédio na comida, tinha sempre a tendência para exagerar na dose, em vez de colocar por ex. 1/4 de comprimido punha 1/2.

Isto fez com que as ténias acabassem por morrer em grande quantidade dentro do peixe, e consequentemente a tripa ficou entupida(obstipado) ficando assim com a "bicharada" toda dentro deles.

 

O meu conselho, que tantas vezes me deram, é ter muita calma com os discus! e apenas fazer uma coisa de cada vez! o que eles detestam é alterações repentinas no quer que seja! ºC, Ph, KH, remédio :mrgreen: etc...

 

E se os querem ver a crescer de dia para dia e ver as doenças afastadas (tal como o Joao Machado tem na Assinatura), fazer pequenas mas muitas TPA's.

 

Numa das fotos em cima podem ver um white diamond pequeno a comer , na altura tb tinha algumas ténias mas nada de especial, agora encontra-se assim

 

white.JPG

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se por acaso voltares a ter problemas com Ténias, aplicas logo Sera Tremazol, e após esse tratamento fazes flagyl ou esha hexamita, para combater infecçoes bacterianas deixadas pelas feridas internas que as ténias causam com os seus ganchos.....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais