co2 caseiro ajuda por favor


antoniomartins

Recommended Posts

ola de novo, a minha duvida é a seguinte: instalei ontem o co2 caseiro no meu aqua de 240 litros, começou a fazer bolhinhas logo ao fim de pouco tempo, mas devo deixa-lo sempre a trabalhar ou devo retira-lo de vez em quando? tenho uma bomba de ar com pedra difusora a trabalhar devo desliga-la? onde é o melhor local do aqua para colocar a pedra difusora de co2? desde de já muito obrigado pela ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do nº de plantas que o aquário tenha, pois são eles que vão consumir o CO2 durante a fotossintese.

Há quem "desligue" o CO2 durante a noite, pois as plantas não o vão utilizar e em excesso é prejudicial aos peixes.

Se tens produção de oxigénio, não a desligues, pois vai ajudar a equilibrar o CO2 principalmente para os peixes.

Aconcelho nesta primeira fase a fazer bastantes medidas de PH, pois o CO2 faz variações bruscas, principalmente o caseiro.

Faz umas pesquisas aqui pelo forum, que vais ver que sacas umas dicas muito boas de pessoal com muita esperiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro António

 

mas devo deixa-lo sempre a trabalhar ou devo retira-lo de vez em quando?
- A minha opinião é que só deves ter o Co2 em foncionamento durante o periudo fotossintético, ou seja enquanto tens as luzes ligadas que deve ser em média 10 a 12 horas por dia.
tenho uma bomba de ar com pedra difusora a trabalhar devo desliga-la?
- Do meu ponto de vista a bomba de ar deve estar desligada, só em caso de não te dar jeito desligar o Co2 durante a noite é que deves liga-la ( mas só se não puderes desligar o Co2 durante a noite é que a deves ligar tb a bomba de ar durante a noite se não estas a injectar co2 por um lado e a retira-lo com a bomba de ar por outro).
onde é o melhor local do aqua para colocar a pedra difusora de co2?
- Para mim o melhor local para colocares a pedra será num local de grande circulação de agua por exemplo à saida do filtro e o mais fundo possivel, desta forma a profundidade vai-te permitir uma maior dissolução do gás durante a subida e depois um local de grande circulação vai ajudar a " espalhar" mais o gás. Quanto à utilização de pedra difusora, o melhor seria arranjares um difusor pois desta forma aproveitarias muito melhor o gás (mas a pedra serve)-

Mais qualquer coisa apita.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lili, estou a começar a pensar experiementar por CO2 no meu pequeno aquário (35L) só por graça e para ver mais ou menos o seu efeito (apenas vi fotos aqui no fórum). O meu filtro tem a saída acima pa parte filtrante (penso que me estou a explicar mal, mas ainda sou muito novo nestas andanças) li no teu comentário anterior que devia-se meter a pedra difusora o mais fundo possivel por baixo do filtro... não haverá problema devido ao CO2 estar ligado mesmo por baixo da entrada para a parte filtrante? ou até é bom? (peço mesmo desculpa por me estar a explicar mal...)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Zack (desculpa lá estar a tratar-te assim)

 

não haverá problema devido ao CO2 estar ligado mesmo por baixo da entrada para a parte filtrante?
- Se colocares a pedra mesmo por baixo do local de admissão de agua do filtro ainda é melhor, porque se reparares maior parte das bolhinhas de Co2 é "aspirada" para dentro do filtro logo melhor distribuida pelo aqua todo.
estou a começar a pensar experiementar por CO2 no meu pequeno aquário (35L) só por graça e para ver mais ou menos o seu efeito
- Quanto a isto se o teu aqua estiver plantado acho que tb deves colocar difusão de Co2, eu tb tenho um nano um pouco mais pequeno que esse e tb tenho Co2.

 

Lembra-te sempre que o Co2 não é nenhuma poção mágica, isolado não resulta, tens que ter en atenção o outro grande factor da fotossintese, a LUZ, como é que estás de luz ? além disso tb tens que pensar numa boa fertilização 3 e num bom substrato, e como alguém já disse muitas TPA´S são a melhor coisa para um crescimento saudavel.

 

P.S. - Estou sempre a partir do principio que estejas a pensar num projecto de plantado certo ?

 

Mais qualquer coisa apita.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cara lili :D o meu nome é Fernando (como tenho na minha assiantura, mas não há problema :D )

 

o meu aquário ainda está "no" principio, vou colocar fotos novas aqui no fórum e poderás ter uma ideia de como é, tem uma boa quantidade de riccia e musgo de java, plantas só tenho uma, o meu aquário vai fazer 4 semanas, e penso que vou no bom caminho, pois já consegui fazer criação de guppies, e eles estão a crescer muito bem, tenho também 10 camarões Red Cherrys, que estão com muito boa cor, 4 neons, 2 cardinalis (foram-me oferecidos por um vizinho os cardinalis), e dois corydoras.

 

Será que me podias explicar isso da difusão de C02? estava a partir do principio que a pedra difusora seria suficiente para um aquário tão pequeno.

 

Faço TPA' semanais de 7 a 10 litros, e ponho sempre água da nascente que tenho num terreno meu, em que o PH é 7.0 certos, claro que deixo a água 1 semana dentro de um garrafão e fechado.

 

quanto a iluminação, tenho luz fluorescente de 25W, penso que seja bom para a capacidade do aqua.

 

Fertilizantes nao meti, porque devido á minha inexperiência tive medo de exagerar e os meus peixes poderem sofrer com isso, mas dado a iluminação, a ricia, o musgo, e a planta têm crescido muito bem, a planta inclusivé tem muito rebentos e faz perling (dá para notar muito bem as olhas de ar por baixo das folhas). a Temperatura do aqua é 24/25 graus, uma vez que o meu termostato é fraquito e antigo.

 

O projecto é fazer um plantado, mas uma vez que apenas eu "invisto" nele, e como estudo, tenho que ir com calma porque a mesada tem que dar para tudo, e eu para os meus hobbies não gosto de pedir dinheiro aos meus Pais. Tenho ido com calma e aproveitado algumas vendas aqui no fórum por parte de membros mais experientes que eu.

 

Desde já um muito obrigado pela tua ajuda :twisted:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou neste momento a usar CO2 e bomba de ar no meu comunitário de 100lt sem interrupções, e sem problemas nem para as plantas nem para os peixes.

Agora tudo depende do equilíbrio que se tenho no áqua...

No primeiro dia que fiz CO2, tive de por de urgência a bomba de ar, pois os peixes já se estavam a ir com "falta de ar". É só para evitar acidentes destes que deixo o meu alerta, pois também nem sei se o àqua de 240l do antoniomartins tem só plantas ou só peixes....

 

Fernando : quanto à tua riccia fazer pearling sem CO2, é um bocado estranho, mas tudo pode acontecer...

Como o projecto é de um plantado, já devias era estar a fazer CO2 desde o início ;) Vais ver que notas muitas diferenças nas plantas...

A colocação da pedra difusora mais acima ou mais abaixo serve para equilibrar a porção de CO2 na àgua, principalmente para quem tem peixes ou algas...

 

Nota: Tuda esta informação que aqui estou a dar foi tirada durante as minhas regulares consultas neste forum, portanto investiguem que está cá tudo explicado, por pessoal bem mais experiente do que eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ;) a tua riccia ta mt boa :shock: vou postar fotos já meto aqui o link :evil:

 

Expliquei-me mal ali em cima, o que faz pearling é a minha planta, não éa riccia :shock:

 

fica bem e obrigado pela riccia, é espantosa ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não haverá problema devido ao CO2 estar ligado mesmo por baixo da entrada para a parte filtrante?
- Se colocares a pedra mesmo por baixo do local de admissão de agua do filtro ainda é melhor, porque se reparares maior parte das bolhinhas de Co2 é "aspirada" para dentro do filtro logo melhor distribuida pelo aqua todo.

 

Nãp concordo, isso pode fazer com que o filtro desferre, ou criar barulho de "ar" dentro do filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem ver o meu aqua aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=243564#243564

 

já agora comentem ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho umas questões...

 

tive a ver no tópico DIY sobre o CO2 caseiro e acho que vou experimentar... as minhas dúvidas são as seguintes:

 

com as plantas que tenho, a receita "normal" não será demais?

 

tenho a iluminação ligada das 17:00 ás 8:00, ao meter o CO2 devo mudar as horas a que ligo a iluminação? devo sincronizar o CO2 com a iluminação?

 

o meu maior receio é meter CO2 em excesso! não quero mesmo nada que os meus peixes morram!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disse noutro tópico, vais notar bastante o facto de fazeres CO2.

Agora o equilíbrio é bastante dificil de se ter... Uma maneira de reduzires a injecção de CO2 é jogar com a altura da pedra difusora, quanto mais fundo tiver, mais absorção é feita.

No meu comunitário, tenho a pedra bem cá em cima, por causa dos peixinhos...

No meu plantado já está lá bem em baixo e a ríccia que resulta é aquela que tu tens :twisted: Em contrapartida este pequeno plantado só tem dois peixes de limpeza...

Ainda existe uma outra técnica de controlar o CO2, através de uma segunda garrafa...

Se quiseres podemos falar no MSN, lá mais para o final do dia...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.