Risca amarela estará gravida??


Joao Pedro Faria

Recommended Posts

Comprei recentemente 6 red cherry e 2 delas apereceram com a parte de cima do corpo junto à cabeça amarelo, já li que deverão estar grávidas agora as minhas dúvidas são as seguintes:

1ª estão mesmo grávidas?

2ª quanto tempo falta para terem filhos?

3ª tenho-os num aquário de 45 litros com guppies e não está densamente plantado deverei colocala-as numa maternidade?

4ª se puderem dizer os cuidados a ter em conta com a reprodução deste fabuloso animal agradecia.

 

ps: fiz a pesquisa e não encontrei a informação que pretendia:

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei recentemente 6 red cherry e 2 delas apereceram com a parte de cima do corpo junto à cabeça amarelo, já li que deverão estar grávidas agora as minhas dúvidas são as seguintes:

1ª estão mesmo grávidas?

2ª quanto tempo falta para terem filhos?

3ª tenho-os num aquário de 45 litros com guppies e não está densamente plantado deverei colocala-as numa maternidade?

4ª se puderem dizer os cuidados a ter em conta com a reprodução deste fabuloso animal agradecia.

 

ps: fiz a pesquisa e não encontrei a informação que pretendia:

 

boas joao a ver se te ajudo

 

1-as femeas quando dao sinais de uma risca amarela no dorso como no teu caso significam que os ovos se tao a formar nos ovarios e esperam que os maxos vao la fecundalos.(ainda nao esta parida)

 

2- depois de os maxos galarem passadas 2 semanas os ovos ficaram formados e passarao para o abdomem e depois de terem passado +- 2 semanas comecerão a nascer podendo demorar mais ou menos

 

3-os camaroes não sao necessarios metelos em maternidades so prejudicam e nao te valera de nada,deixaos criar como na natureza,ou seja deixa andar..se estivessem sozinhos num aquario teriam maior taxa de sucesso,entretanto deves ter muita vegetaçao para os alevins se poderem abrigar-se dos inimigos.

 

4-basicamente ta tudo dito em cima,para bom sucesso devem estar sozinhos num aquario mas no teu caso mete plantas ,mas a mais importante são os musgos,porque eles se alimentam dos musgos e assim não é necessaria a saida deles do esconderijo para comer,o que os protegerá bem.

 

 

espero ter sido util

 

cumps :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, realmente estava confuso, porque já tinha visto imagens de fêmeas com a parte amarela não em cima como aconyece com as minhas perto do abdómen... vou fazer como dizes tenho que comprar umas boas doses de musgo, é que curti tanto os bichos que gostava de ter uma invasão deles no meu aquário..

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado' date=' realmente estava confuso, porque já tinha visto imagens de fêmeas com a parte amarela não em cima como aconyece com as minhas perto do abdómen...[/quote']

Mas as fêmeas red-cherry tanto ficam com uma risca amarela, na parte de cima/meio do corpo, como em baixo.

 

Tal como o Dinhogod já disse, numa fase previa, apenas aparece uma risca pequena na parte de trás da cabeça, risca essa que vai cada vez mais para trás, ficando por cima das patas. Nesta altura já sobre a forma de ovos.

 

Aqui ficas com fotos das minhas fêmeas. com os ovos já nitidamente separados, e armazenados por cima das patas traseiras (as mais pequenas):

 

RedCherry_1.jpg

RedCherry_2.jpg

RedCherry_3.jpg

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudaram e muito, e essas fotos são muito boas, espero que em 2 semanas então, ver assim as minhas 2 fêmeas, depois eu digo qualquer coisa...

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tanbem eu estou com uma duvida referente aos nossos carapus de bigode. Passo a explicar, ainda há umas semanas criei um topico com as mesmas duvidas do João, talves num estado mais avançado, já tinha os ovos (o topico ainda ai anda e tem uma foto).

 

O que fiz foi pegar na femea e po-la numa comum maternidade juntamente com um belo monte de musgo de java.

 

Acontece que já passaram algumas semanas, ou seja os tais 20 e poucos dias e ela já não tem absolutamente nada no abdomen/patas. Será que já nascerão e não são visiveis a olho nu? :lol:

 

Qual o tamanho deles quando nascem ? Mais coisa menos coisa?

É facil ve-los ou nem por isso ?

 

Já agora e para vossa informação vou ser pai novamente, sim tenho outra que tanbem está grávida, mas desta feita vou deixar a natureza falar mais alto. ou seja vai te-los ao relento :lol:

 

Abreijos

NJ

 

Mais tarde irei postar os desenvolvimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas' date='

 

Acontece que já passaram algumas semanas, ou seja os tais 20 e poucos dias e ela já não tem absolutamente nada no abdomen/patas. Será que já nascerão e não são visiveis a olho nu? :evil:

 

Qual o tamanho deles quando nascem ? Mais coisa menos coisa?

É facil ve-los ou nem por isso ?

quote']

 

boas

 

 

a olho nu sao,mas tem de ser de noite com um fox apontado para elas,mas o dificil é encontralas,o que poderá ser é que ela entrou em stress e n teve criações,n sedeve metelas em maternidades,deixalas no seu relento como dizes,mas pode ser qu etenha nascido algum.

 

axo que ja respondi a tudo,agora deixo o tempo falar,eles vao crescendo mete mt musgo de javapa eles n sairem do esconderijo,mt importante isto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

 

A minha "Camaroa" já ta como as das fotos...li o que voces escreveram, mas como esta é a minha primeira criação e gostava de ver o processo de perto decidi, introduzir numa maternidade sem divisões musgo de java. Ela não me parece stressada...Espero que corra tudo bem...

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

 

Sinceramente não te sei dizer se fizeste bem ou mal... :arrow:

Já passaram bastantes dias desde que a minha femea deixou de ter os ovos nas patas e continuo sem ver nada na maternidade :?

Acho que o Dinhogod tem uma certa razão.

 

Tenho esperança que seja o musgo de java que os esteja a esconder...

Por outro lado tenho outra que deixei ficar no aquario, a ver vamos.

Amanhá vou dar uma geral no aquario e logo mexo na maternidade.

 

Eu assim que tenha novidades posto.

 

Abreijos

NJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim jeronio depois avisa,e sabes porque eu digo isso ,porque uma altura a um mes e tal atras eu tinha 4 red cherrys com ovos e depois adicionei uns peixes,e os camaroes desapareceram,so com o tempo é que foram aparecendo mas so os adultos,dpois tive o problme adas libelulas como devem saber,num topico postado por mim, e dpois de fazer uma boa poda à riccia e passado um mes e pouco desde os novos peixes terem habitado o meu aquario,começaram a aparecer os pequenotes de diversos tamanhos,e eu como tenho uma floresta de musgo se analisar bem ainda vejo camaroes de 1mm,tao pequenos,dentro do musgo.

 

agora ca fora ja andam a volta de 15 pequenos ja bem visiveis mas ainda pequenots,por isso esperem,porque se eles tiverem musgo não saiem de la porque é uma fonte de alimento e bom abrigo,so sairão quando estiverem o sufecientemente rapidos e expertos para fugir dos seus inimigos,

 

espero ter ajudado cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo demoram crescer de modo  poderem ser vistos? já agora a que idade  se  reprduzem?

 

boas depende

 

podes velos em larvas,que é o momento em que eles nascem,alias para sucesso de criação dos japonica,teras de apanhar as larvas para transferilas para agua salobra daí tens de as ver em larvas,....mas para ver "bem" 1semana da perfeitamente,é preciso é encontralos :cry:

 

quanto a idade de fertilização,nos camarões penso que seja em 2 meses,e daí podendo fecundar

 

fika bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto tempo demoram crescer de modo poderem ser vistos? já agora a que idade se reprduzem?

Bem... isso do tempo que demoram até ser vistos, depende muito. Principalmente dos teus olhos, e se eles andam escondidos ou não.

Eu hoje, por exemplo, consegui apanhar 7 pequeninos de rajada. É muito difícil, a menos que não tenhas plantas/esconderijos, de saberes com exactidão quando é que eles nascem ou não. Se tiveres muitos, torna-se um bocado difícil :cry:

Mas enfim, o importante é que eles nasçam e cresçam :?

 

Quanto ao atingirem a maturidade sexual, não te posso dar grandes certezas, mas as fêmeas, geralmente, só com comprimentos a partir dos 1.5 cm é que começam a ganhar a célebre risca amarela.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Novidades da minha maternidade...afinal os meus camarõezinhos nasceram. :lol: Hoje consegui visualizar 3 no meio daquela musgueira toda :D

 

Felizmente correu tudo bem. Parecem cabeças de alfinete :o

Curioso é que já são vermelhinhos.

 

A ver se amanhã consigo fotografar algum.

 

 

Abreijos

NJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más noticias. A fêmea que estava grávida e na maternidade morreu. Ela estava muito grávida mesmo e reparei ontem que estava no musgo de java a fazer um movimento com as patas de trás e pensei que estaria em trabalho de parto, 2 horas mais tarde estava morta :(. Tenho mais 1 com risca amarela e esta não a vou colocar na maternidade. Será que morreu de stress ou parto mal sucedido? (foi a primeira e espero que única baixa do aquário)

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esse fenómeno que descreves, não é tem nada a ver com trabalho de parto :?

É sim a fêmea a arejar os ovos... nada mais.

 

Quanto à maternidade, só te posso dizer que esqueças isso. Tal como já te disseram, se tiveres musgo no aquário, em princípio as baixas serão muito poucas pois os camarões mais pequenos escondem-se lá facilmente.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas, se me permites dar a minha opiniao, penso que nunca deverias por os red´s, numa maternidade, os unicos peixes que ate hj, tive relatos de fazerem mal a estes camarões, sao discos e escalares...tal como ja foi referido é mt importante ter uma generosa quantidade de musgo de java.. contudo no meu caso utilizo a riccia, e o efeito é o mesmo....os pequenos qd nascem tem cerca de 1mm,e a maneira mais fácil de os veres é aquando da alimentação.penso que o resto ja foi mencionado, contudo se puder ser útil, em mais algum esclarecimento... um abraço

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas, este tópico tem-me ajudado muito com os meus Red's :wink:

 

Ontem á noite enquanto observava o meu aquário reparei q no meu monte de pedras, num buraco tiha um camarão a abanar aas patas e a libertar ovos.

 

Fiquei muito ocntente, pois é o 2ª camarão que vejo com ovos no meu aquário, o que aconteceu com o 1º não aconteeu, os ovos desapareceram e nunca mais soube nada dos camarões.

 

Queria-vos perguntar se é normal os camarões largarem os ovos, e se sim, quanto tempo demora até as larvas sairem dos ovos?

 

(penso que o largar os ovos é perfeitamente normal, o resto é que não sei mesmo!)

 

Obrigado, e espero respostas!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, este tópico tem-me ajudado muito com os meus Red's :)

 

Ontem á noite enquanto observava o meu aquário reparei que (palavra corrigida) no meu monte de pedras, num buraco tiha um camarão a abanar aas patas e a libertar ovos.

 

Fiquei muito ocntente, pois é o 2ª camarão que vejo com ovos no meu aquário, o que aconteceu com o 1º não aconteeu, os ovos desapareceram e nunca mais soube nada dos camarões.

 

Queria-vos perguntar se é normal os camarões largarem os ovos, e se sim, quanto tempo demora até as larvas sairem dos ovos?

 

(penso que o largar os ovos é perfeitamente normal, o resto é que não sei mesmo!)

 

Obrigado, e espero respostas!

 

boas zack td?

 

é o seguinte isso de elas libertarem os ovos é normal,a mim ambem ja me apareceram ovos no aqua a solta,penso que seja porque essas larvas nao nasceram e a femea largou-os,nisto ao te posso dizer muito.. e se os ovos desapareceram por total ,é smp bom sinal porque as larvas ja nasceram,agora é esperar e rezar,

 

quanto ao tempo de eles eclodiram dos ovos pode variar ,a partir de 2 semanas

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais