quais as melhores lampadas?


Recommended Posts

:arrow: quais as melhores lampadas para uma calha diy?

 

:arrow: t8/t5/pc

 

:arrow: e ja agr o porque da vossa escolha consoante a lampada

 

:arrow: no AKI vende.se lampadas pc de 25w que equivalem a 100w(axo eu) isso é bom...mau?

 

:arrow: no caso dessas lampadas kuantas era precisas para um aqua de 200l

obg e cumps

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Vou responder uma a uma:

1ª quais as melhores lampadas para uma calha diy? t8/t5/pc ?

R: Depende do que pretendes e do tamanho do aquário. As t8 são vulgares, baratas e fáceis de encontrar, as t5 são mais "fininhas" mas não sei os preços e as Pc são optimas para quem tem falta de espaço na calha e precisa de muitos watts de luz.

 

2ª e ja agr o porque da vossa escolha consoante a lampada?

R: eu prefiro as t8 mas são preferências...

 

3ª no AKI vende.se lampadas pc de 25w que equivalem a 100w(acho (palavra corrigida) eu) isso é bom...mau?

R: Deixo esta para quem percebe mesmo disto. :arrow:

 

4ª no caso dessas lampadas kuantas era precisas para um aqua de 200l?

R: Quem responder a 3ª tb responde esta... nunca te esqueças que os watts que necessitas dependem das plantas que tens...

 

 

FIca bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

:P no AKI vende.se lampadas pc de 25w que equivalem a 100w(acho (palavra corrigida) eu) isso é bom...mau?

 

help no caso dessas lampadas kuantas era precisas para um aqua de 200l

obg e cumps

 

 

3:

R: Se as lâmpadas tiverem +/- 6200K são boas para aquários

 

4:

R: Tudo depende do tipo de aquário que queres montar…

Para um plantado (seguindo a regra 1W/L) vais precisar de 8x25w, mas não te aconselho a escolheres montares 8 lâmpadas iguais, seria melhor variar pois assim conseguirias mais facilmente um IRC próximo do sol

 

Ex: No meu aquário 100L muito plantas

 

2x25w Pc 6400k / 1x20w aqua glo 18000k (?) / 1x18 Luz do Dia 6200k / 1x11w pc 2800k

Total = 99w

 

Em todo o caso da uma olhadela nestes sites :roll:

 

http://www.aquariofilia.online.pt/default....go&id_artigo=13

 

http://www.aquaonline.com.br/artigos/hqi.php

http://www.aquahobby.com/articles/b_luz.php

work in progress

 

by: Válter Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

Olha respondendo à 3ªquestão: é assim, realmente a temperatura de cor é importante mas não é o mais importante. Existem essencialmente 2 ou 3 factores que tornam as lampadas de aquario especiais. A primeira exigida para aquarios tropicais e que se querem plantados deve rondar os 5000-6500 ºK em lampadas fluorescentes e bem mais alto, nao sei ao certo, em halogéneas. A segunda, e quanto a mim a mais importante deve ser o espectro dessa lampada, que raramente acompanham a caixa do produto e por vezes só se encontra pesquisando na net, mas para que saibas deve ter os picos de espectro nos vermelhos, laranja e vermelho - pico de fotossintese. Quanto à terceira, menos relevante, deve ser o indice de reprodução de cores, que normalmente anda por volta dos 80-90%, o que é geral em lampadas de aquarios.

 

Ora normalmente quem reune todos estes factores são sem duvida as lampadas de marca do hobie. Contudo, e como decerto deves saber, estas lampadas são um pouco caras....O que normalmente faço é pesquisar no site da philips e osram lampadas que se adequem para o aquario e depois comprar numa loja aqui perto de mim. Ficam bem mais baratas mas de certeza que em muitos pontos do país nao é possivel fazer isto.

 

Bem, tudo o que digo acima aplica-se para quem queira manter um plantado. Claro se quiseres manter apenas um aquario sem plantas umas lampadas comuns servem perfeitamente.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:

:wink: no AKI vende.se lampadas pc de 25w que equivalem a 100w(acho (palavra corrigida) eu) isso é bom...mau?

 

 

Também gostava que me esclarecem em relação a isso. Quando se compra uma lampada com X W mas que equivale a XX W, que Watts usamus para as contas da iluminação do aquário.

 

E já agora também não fiquei esclarecido em relação à côr da lâmpada. Para um aquário com plantas não muito exigentes que côr de lâmpada se deve utilizar? estou a pensar colocar 2 compactas no meu, para adicionar ás tubulares que já vinham de origem (iluminação é actualemente insuficiente mesmo para plantas pouco exigentes). Devo colocar 2 com a mesma côr ou com cores diferentes?

 

Penso que na loja que fui apenas existem as cores correspondentes a 4000K e 6400K.

 

Desculpa utilizar o teu topico..mas como está no ambito do mesmo. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a fluorescentes devem ser os watts de fluorescente que deves usar para as contas e não os watts equivalentes, ok?

 

Quanto à cor escolhes a que quiseres independentemente de ser plantado ou não? Ou seja, o que quero dizer é que ser plantado ou não, não condiciona a cor. É assim a cor das lampadas varia de cor amenas a frias; uma gro-lux por exemplo tem uma temperatura de cor de 2700 ºK (e são boas para plantas) e tem aspecto ameno (é rosada). As lampadas para salgados acho que andam por volta dos 10000ºK e são azuladas. O ideal, mas depende do gosto de cada um é claro, é que a "soma" das cores ronde o branco equivalente a 6500 ºK, que é a cor do sol ao meio dia. Contudo não impede que uses só gro-lux no aquario, mas ficas com cor rosada.

Se queres lampadas para plantas, tens 2 hipoteses: ou compras só lampadas com temperaturas entre os tais 5000-6500 ºK, ou, como várias pessoas usas gro-lux + lampadas de 5000-6500 ºK, na relação de 2:1 ou 3:1 para a cor final não ficar rosa mas sim branco!

 

Quanto ao adicionares compactas no teu aquario, podes usar qualquer tipo de cor dessas mencionadas, não há obrigatoriedade de serem da mesma temperatura. Tem é atenção aos espectros!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi na página http://www.aquahobby.com/articles/b_luz.php que foi indicado em cima ou em http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php aparece um foto com um diagrama de espectros. O ideal seria que uma lampada para plantados tivesse mais ou menos a mesma configuração, ou seja picos do espectro no laranja, vermelho e azul ou próximo destes. Ou por vezes também se encontram com 1 ou 2 picos mais acentuados em uma das cores....enfim se a diferença de preço for relativa também serve.

Normalmente as lampadas para plantas vendidas em casas de aquariofilia apresentam este diagrama na embalagem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.