Iniciante em Discus. Algumas duvidas..


taita

Recommended Posts

Bom ano a todos!.

Faço aquariofilia alguns anos, mas com peixes considerados "normais".

Instalei de novo o meu aquario (120Lts), fiz os procedimentos todos que tinha de fazer, relativamente ao bio-arranque, à povoacao com peixes, como cardinais, estabilizacao de pH, KH, GH e finalmente este fim de semana, resolvi iniciar-me no mundo dos discus. Assim comprei 2.

aparentemente estao bem, começaram por ser bastante timidos, mas ja me vao conhecendo e vao perdendo a timidez. Começaram ja a percorrer quase todo o aquario, se bem que prefiram a parte traseira um pouco mais escura. O que me preocupa, é que ainda nao os vi comer. Ja coloque 2 vezes granulado para discus, ja coloquei ontem a noite, um pouquito de coraçao de boi, que aparentemente está quase intacto no fund do aquario.

Assim, tenho algumas duvidas que gostaria de ver esclarecidas:

1º é normal este comportamento deles relativamente ao comer, nos primeiros dias?

2º Tenho os seguintes valores de ph, kh, gh: ph: 6.6; kH: 30mg/l, gh:100mg/L. quando realizo os teste KH e GH, o teste que uso dá-me os valores em mg/l, e normalmente vejo sempre referencias a 2, 3º, etc...como sei que os valores que tenho de KH e GH estao bons?

3ºqual a quantidade de água que devo mudar parcialmente? mudança semanal?

4ºpara um aquario destes que tipo de bomba preciso ter que seja o ideal para os discos? qual o caudal? tenho um filtro interno ja com uma bomba, mas parece-me que seja fraca.

5º relativamente aos elementos filtrantes que tenho na caixa de filtro interno, sao: ceramica em baixo, ao meio, tenho a turfa, e no cimo, tenho o algodao.

Qual a periodicidade de mudança destes filtros que deverei ter para ter uma agua excelente para os discus.

 

Obrigado a todos pela ajuda

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

deves ter paciência quanto aos discus, é bastante normal que não comam nos 15 primeiros dias.

quanto ao andarem escondidos e nas sombras tambem faz parte dos comportamentos destes peixes magnificos.

As condições ideais para discus é para além de saber as condições da água de onde foram comprados visando minimizar o choque, sao :

ph entre 6 e 6.5

agua mole gh inferior a 9

nitritos e nitratos a 0

quanto á filtragem, tendo em conta que os discus gostam de águas quase paradas e de águas limpas tens que jogar entre o caudal que precisas e o movimento que vais causar na água do aquário, nunca esquecer a oxigenação.

para já deixava mais uns tempos até os discus se socializarem e depois aos poucos vais mudando todos esses aspectos ,

vais trocando 40% do volume da água semanalmente e usa um bom anticloro (sugiro AMONIA DETOX da KENT) embora seja um produto mais específico para água salgada elimina cloro , nitritos e reduz nitratos . dois dos factores fundamentais para uma boa qualidade da água.

 

espera por mais conselhos porque até há membros bem mais conhecedores que eu, e quanta mais informação melhor .

vai pondo fotos do teu aquário para vermos a sua evolução.

Boa sorte

Ricardo Ferreira

 

o meu plantado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Link to comment
Partilhar nas redes sociais