Critérios de avaliação de Discus.


FredSilva

Recommended Posts

Boas, gostava de saber em que se baseiam os critérios de avaliação dos campeonatos de discus?

 

Um bom exemplar é-lo á nascença?, ou os bons exemplares “constroem-se” com condições de água etc?

 

Já vi por aí algumas formas de identificar os bons exemplares, mas são ideias soltas e nada de concreto com bases sólidas.

 

Espero que haja alguém com paciência para aceitar este desafio.

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não percebendo nada disto, ouso afirmar que o primeiro factor é genético, principalmente nos hibridos. Um dos problemas que se verifica hoje em dia é a consanguinidade, cruzamentos sucessivos da mesma linhagem, sem introdução de "sangue novo". Surgem depois, peixes deformados, com pouca resistencia à doença, mas tendo valor comercial devido à elevada procura de estirpes novas, leia-se, "novos design's". De seguida surge o factor ambiente. Com boas condições, espaço, qualidade da agua e alimentação correcta e equilibrada, qualquer peixe, pode atingir uma qualidade elevada, entenda-se por qualidade, tamanho, forma do corpo, o desenvolvimento da cor e para mim o mais importante; capacidade e resistencia à adversidade.

O Vitor Hugo Quaresma (vitordiscus@hotmail.com) é o unico português, que eu conheça, que já concorreu em Disburg, no campeonato do mundo de Discus. Ele poderá explicar-te quais os critérios de avaliação usados no campeonato.

As opiniões para classificar "bons exemplares" geralmente são unanimes. Mas um bom exemplar para mim poderá ser diferente das outras pessoas. Certo que a forma e a vitalidade são fundamentais.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta.

 

Antes de mais queria dizer que eu pergunto isto não por querer participar em campeonatos, mas pela curiosidade de um iniciante e saber o que comprar.

 

Realmente tens razão, era muito mais facil eu ligar ao Vitor Hugo e perguntar-lhe (se calhar até faço isso), mas penso ser um tema interessante para se discutir entre um grupo de pessoas que percebam.

 

Vamos lá pessoal entendido na matéria, toca a dar ao teclado... :wink:

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais