KuSsTa Publicado Dezembro 24, 2005 Publicado Dezembro 24, 2005 Olá. Alguem daqui já fez a receita do Co2 caseiro com fermento de padeiro? Um fermento que parece uma pasta... mais ou menos estilo "plasticina"? Se sim... que quantidade devo usar para uma garrafa de 1.5 litros? Eu tenho usado este fermento e de facto saiem bolinhas pela pedra difusora e já cheguei mm a ver uma ou duas bolinhas de oxigenio debaixo de algumas das minhas plantas. Tenhu 60 w para 120 litros (1 Power-glo e uma Dayliight). Obrigado pessoal
Artur Jorge Publicado: Dezembro 24, 2005 Publicado: Dezembro 24, 2005 Boas! Eu uso esse tipo de fermento no kit da nutrafin cujo reactor deve ter 1L de capacidade... Costumo usar a seguinte fórmula : 1 colher de sobremesa de fermento 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio cerca de 4/5 colheres de sopa de açúcar Como o teu reactor tem 1,5L é só colocares tudo na proporção correcta...
KuSsTa Publicado: Dezembro 24, 2005 Autor Publicado: Dezembro 24, 2005 Eu uso uma garrafa de 1.5 litros com a receita que se aprende por aqui. Mais uma pequena pergunta. Eu só vejo "pearling" numa anubia que tenho, e mesmo assim so vejo bolhinhas por debaixo de 1 ou 2 folhas. Do que será? Porque é que só aquelas folhas é que fazem isso? E porque só essa planta? Quer dizer que as outras plantas e folhas nao estão a realizar bem a fotosintesse? Que posso fazer? Uso fertilizante da Tetra (PlantMin) e Potassio da Seachem. Sugestões ou ideias pelo motivo pela qual nem todas as plantas fazem o pearling? Eu custumo usar o tal fermento de padeiro mas só meto uma colher de chá, uma de chá de bicarbonato e uma chavena de açucar. Obrigado. Bom Natal
Oinq Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 talvez o facto de teres uma relação de 0,5 W / Litro ... podes acrescentar luz? Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
KuSsTa Publicado: Dezembro 25, 2005 Autor Publicado: Dezembro 25, 2005 Não. Eu gostava mas o aqua só vinha com uma luz de 30w, e eu comprei outra calha igual á que o aqua trazia com mais uma lampada de 30w. Fiquei assim com 60w mas nao posso mesmo ter mais luz. Achas que é disso? De só ter uma relação de .5w/l ?? Já pensei em substituir as lampadas florscentes por Power Compact e ai já teria espaço dentro das calhas para meter mais W, mas por enquanto não me vou aventurar. Obrigado
Oinq Publicado: Dezembro 25, 2005 Publicado: Dezembro 25, 2005 É uma possibilidade... Não adianta teres lá os nutrientes se depois as plantas não podem fazer fotosintese convenientemente por luz fraca... passa aqui neste topico, estamos lá a discutir essa questão... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=233939#233939 Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Ana Azevedo Publicado: Dezembro 26, 2005 Publicado: Dezembro 26, 2005 Para as plantas "respirarem" saúde são fundamentais 3 coisas: - CO2 - Iluminação - Nutrientes Se fazes fertilização provavelmente o factor que está em falha é a iluminação, há plantas pata as quais não basta 0.5w/l e a questão não se prende apenas na relação wattt por litro, mas também na temperatura de cor (Kelvin) Tenho duas ressalvas ainda a fazer Há muito pouco tempo, num nano plantado, com boa fertilização CO2 e iluminação, as plantas não faziam pearling, era um aquário sem fauna e tinha um hardscape composto por pedras calcárias, ou seja tinha um ph bastante elevado, conclusão, as plantas ressentiram-se com a alcalinidade da água. A outra prende-se com a fertilização, podes fazer uma fertilização com micro nutrientes, mas não te podes esquecer dos macro nutrientes, sendo essencial fazer a verificação N-P-K. Faz uma pesquisa aqui pelo fórum que tens muita informação a respeito. Quase reformada!!
Recommended Posts