Discus - Ritual


Regal

Recommended Posts

Ontem estava a observar 2 Discus que estão num aquário de 90 litros sozinhos e que dão-se extremamente bem e reparei que estavam a fazer uns rituais que nunca tinha visto. Ambos, de frente um para o outro, deslocavam-se no sentido do outro, subiam e cruzavam-se ficando uns segundos lado a lado.

 

Já li algures que os Discus têm rituais de acasalamento e que passa por movimentos idênticos a este.

 

Gostaria que alguém descreve-se estes rituais, no caso de já terem assistido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Sim isso é uma das indicações de "possivel" casal.

Infelizmente há fêmeas que "substituem" os machos, até nesta corte.

Quando chegar a altura vão-se isolar numa determinada área do aqua, começar a limpar uma superficie e começam a "tremer".

Seguidamente (1 hora a varios dias) dá-se a postura.

Certo, certo só se vires peixinhos :wink: .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João, pela participação.

 

Estes 2 estão num cubo de 100 litros, sozinhos. Calhou ser assim, pois o aquário onde estavam já era paqueno para todos e tive que proceder a uma separação. Realmente, vejo-os a depenicarem as paredes do aquário os 2 juntos, mas em vários locais, mas também ainda não coloquei nada lá dentro que os induzisse à reprodução, ou seja, a única coisa que está lá dentro é um termóstato, nada mais!

 

Abri este tópico porque acho extremamente interessante os rituais dos animais quando entram nos mais variados ciclos, e o da reprodução penso que seja o auje dos mesmos.

 

As tremideiras ainda não verifiquei, mas há outros movimentos que também acho interessante, nomeadamente, eles irem num frente a frente a grande velocidade e depois pararem de repente um ao lado do outro e roçarem-se mutuamente. É bonito!

 

Outra questão que queria colocar e esta em relação aos outros 5 que estão noutro aquário. É possivél que o dominante num grupo seja uma fêmea? Digo isto, porque pelo que li, onde descrevem algumas características morfológicas das fêmeas, o dominante apresenta-as quase todos, nomeadamente, barabatanas curtas e arredondadas e ventrais mais curtas (não longas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ricardo.

Pode ser uma fêmea!

Normalmente será um macho, se o houver.

Poderá também acontecer que uma fêmea mais corpulenta intimide os machos!!!

Na espécie humana acontece :oops: .

As indicações de macho/fêmea "chuta-as para traz das costas" pois cada peixe é um peixe.

pelas indicações enganamo-nos muitas vezes.

A PACIENCIA sim esta ajuda a estabelecer casais.

Sê paciente e quando vires alevins..... SIM É UM CASAL.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tremideiras parece que já começaram. E estão feitos parvos a depenicar o termóstato, às vezes com alguma violência, nomeadamente a borracha que o termóstato tem no seu final (protecção). Acho que é capaz de vir para aí qualquer coisa, mas não tenho nada preparado, pois para já estou a pesquisar os seus comportamentos que são realmente fabulosos.

 

Não sei se é casal, como o João diz, só vendo os ovinhos de rabo a abanar, mas o que é certo é que o comportamento e lidação entre ambos os peixes pode, de certa forma, tirar uma primeira conclusão. Se se derem bem, ou seja, se não se atacarem mutuamente, há grandes probabilidades de serem um casal. Esta foi uma análise que ainda está para confirmar com outros 2 Discus que estão no cardume de 5.

 

Parece-me que entre si existe uma parceria de defesa comum, ou seja, "eu defendo-te e tu defendes-me". Digo isto, porque observei-os em cardume de 9, de 7, de 5 e finalmente de 3 Discus, e a sua parceria sempre foi a mesma, mais vincada quando o cardume é menor, ou seja, coitado do 3º no cardume de 3. Quando finalmente ficaram sós, acabou-se as guerras, só amor e pás pás pás... Joke.

 

Estamos a falar de Discus com 10 cm no início (cardume de 9) e que neste momento apresentam uma média de 13 cm.

 

Esquecendo as características morfológicas e avançando para o comportamento em grupo, suspeito que se tivermos 3 Discus em que andam sempre à porrada (a demarcar território) podemos estar na presença de 3 Discus do mesmo sexo ou, eventualmente, de sexos opostos, mas que não se gostam e que dificilmente formarão casal.

 

Até pode ser que esteja enganado, mas parece-me que estes animaizinhos têm sentimentos entre eles. Não é por nada que já se ouviu falar em monogamia nos Discus, apesar de já ter ouvido comentários de pessoal que detem fêmeas em que o macho morreu e juntou outro macho e conseguiu resultados, mas também já ouvi que ao contrário, ou seja, quando a fêmea morre é mais complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Põe a resistencia na HORIZONTAL oo quase.

Se eles a escolhem como local de postura :roll: ....os ovos ficam fritos.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixá-los fazer todo o ritual pois se fizerem a postura ela nunca dará em nada, pois não tenho (ainda) nada preparado para tal. Tenho que arranjar uns cones de desova ou algo parecido.

 

Pois, se for no termo, vamos ter ovos estrelados. Arranja-se umas batatinhas fritas e voilá :roll:

 

O que é giro é tudo isto se está a passar a 27-28º C. O que, por norma aconselham é mín. 30º C.

 

Se calhar vou arranjar um tijolo. Como estive em obras lá em casa é capaz de se arranjar alguma coisa para lá.

 

O termóstato está na diagonal, aliás, sempre esteve e deve ser por isso que os gajos escolheram-no. Bem, também era complicado escolherem outra coisa, pois não está mais nada lá dentro. Só se fosse nas paredes do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão umas fotos do peixes mencionados. Desculpem a qualidade, mas como não há muita luz neste aquário, teve de ser com flash.

 

Pic_183_30.jpg

 

Pic_183_31.jpg

 

Pic_183_32.jpg

 

Pic_183_33.jpg

 

Pic_183_34.jpg

 

 

Como devem reparar em algumas fotos, lá estão eles feitos "parvos" a "limpar" o termóstato.

 

Opiniões!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora umas fotos dos outros. E gostaria de ouvir opiniões.....

 

Dominante: (macho ou fêmea?)

 

Pic_183_19.jpg

 

Pic_183_20.jpg

 

A sua fêmea. Será?

 

Pic_183_21.jpg

 

Pic_183_22.jpg

 

Os Dois.

 

Pic_183_23.jpg

 

Os outros!!!

 

Pic_183_24.jpg

 

Pic_183_25.jpg

 

Pic_183_26.jpg

 

Pic_183_27.jpg

 

Pic_183_28.jpg

 

Uma geral....

 

Pic_183_29.jpg

 

 

Espero que gostem...

 

 

João, os 2 das 1ªs fotos são os que eu já tinha falado em que um protegia o outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Com uma margem de erro de 50% (lógico :multi: ) eu diria...........NÃO SEI.... fêmea.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos 2 do 1º post, ontem quando cheguei a casa verifiquei que a fêmea (?) (o da 2ª foto e mais pequeno) estava com o ovopositor de fora, mas não havia ovos. Esteve assim até ao final da noite e, pelo sim pelo não, deixei a luz acesa a noite toda.

 

Hoje de manhã, já não tinha o ovopositor de fora, mas ovos nes pas!!! Será que fez a postura e mamou os ovos antes de eu os conseguir ver?

 

João, estavas-te a referir a qual? E os outros, o que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

O peixe grande da 1ª foto (dominante).

Não vale a pena emitir opiniões pois o erro é grande.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje de manhã, já não tinha o ovopositor de fora, mas ovos nes pas!!! Será que fez a postura e mamou os ovos antes de eu os conseguir ver?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

É dificil dizer pois cada caso é uma caso.

Eu diria que não os chegou a pôr.

Há casos em que a femea faz uma passagem a por e o macho faz uma a comer!

Paciencia!

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

A suspeita de que a fêmea já tinha posto 2 vezes, confirmou-se ontem com a 3ª postura e que desta vez deu para verificar o que se passou nas outras e o que se passou nesta.

 

Há casos em que a femea faz uma passagem a por e o macho faz uma a comer!

 

Pois foi! Impressionante, a fêmea a depositar os ovos e o suposto macho a comê-los, mal saiam do ovopositor. Havia vezes que até mordia o ovopositor da fêmea, tal era a fobia!

 

Suspeito que esta tenha sido a terceira vez que isto aconteceu, porque será? Esta situação é normal entre casais ou só entre 2 fêmeas?

 

O que fazer? Há alguma opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo.

Os discus são verdadeiros testes à PACIENCIA HUMANA.

Pode acontecer com um VERDADEIRO CASAL.

Eu tinha um (Yellow Marlboro) que o macho (?) fazia isso e tinha "ovopositor" de Fêmea. Pensei 2 fêmeas :x .

Separei-os e comprei um macho.

A menina continuava a por e o macho fertilizar ovos....NADA.

Passadas umas 4/6 posturas retirei esse macho, e juntei o inicial.

"Mesmo 2 fêmeas só saem daí depois de fazerem filhos" :) .

Passados 2/3 dias nova postura onde vejo o macho (??), com "tripinha" de fêmea, a "fertilizar" os ovos sem os comer.

A 1/3 da postura tapei-os com uma rede PARA TER A CERTEZA SE NASCIA ALGUMA COISA.

.... E não é que nasceram 22 peixinhos.

Este "MATACÃO" parecia um cordeirinho a tratar dos filhos mas tive de o separar da fêmea com uma rede pois batia-lhe.

Após esta criação cada vez que se chega à fêmea é para lhe bater conseguindo a proeza de transformar as suas barbatanas em redes, completamente esfrangalhadas.

Paciencia muita paciencia.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles dão-se extremamente bem, mas ainda são peixes novos!

 

Achas que os deva separar ou deixo-os estar?

 

O que está a comer os ovos tem muitas características de macho, mas não colocou nenhum tipo de sexo de fora para fertilizar os ovos. Dá ideia que nem sequer estava no ritual de acasalamento, ou seja, só estava ali para comer os ovos, nada mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola regal

 

o que me já aconteceu fui mais ou menos igual, tinha um suposto casal que a femea fazia a postura e o macho comia os ovos, só tive sorte á 10 postura. O que eu acho é que como são peixes novos provavelmente a femea já está pronta a reproduzir mas o mais certo é que o macho não está maduro suficiente para reproduzir .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho por habito comparar os peixes aos humanos.

 

Ou seja, dificimente encontramos dois individuos com a mesma personalidade e a mesma forma de estar na vida.

 

Com os peixes ja me aconteceram as seguintes situações:

 

-A femea coloca os ovos e come-os de seguida, se o macho tenta fecundar leva porrrada.

 

-A femea a por os ovos e o macho por tras a deliciar-se com caviar fresquinho.

 

-Depois da postura fecundada, o macho da porrada na femea ao ponto de ter de a retirar do aquario.ficando o macho como baba.

 

- A mesma situação mas a femea a dar porrada no macho.

 

-Os dois peixes a cuidar da postura, e assim que os alevins começam a nadar os pais desatam a porrada a ver quem fica com a custodia dos filhos. Nesta situação tenho de retirar os filhotes e alimenta-los a biberon.

 

-A femea poe os ovos o macho fertiliza como manda a mae natureza, mas depois, sao uns autenticos irresponsaveis que nao ligam nenhuma aos ovos, neste caso tambem têm de ser retirados e alimentados a biberon. Isto quando aqui o avô tem tempo e disposição.

 

-Casais adultos e o macho não tem esperiencia em fecundar(parece um mariconço a distribuir esperma por todo o lado menos para onde devia)

 

-Femeas adultas que nao têm habilidade nenhuma a colocar os ovos. espalham-nos pelo cone ou por outra suferficie qualquer desordenadamente. de forma que quando o macho tenta fertilizar não acerta com os ovos ou então prede-se o esperma entre um ovo e o outro.

 

-Ha ainda os casais que fazem uma postura cinco estrelas, tudo bem até ao fim, os filhos crescem saudaveis vendem-se.

So que depois o casalinho nunca mais faz posturas, e as que faz come-as.

 

-Depois ha os casais certinhos. Nos damo-lhe comida, eles poêm os ovinhos tratam dos filhinhos e ainda nos atacam a o sifão quando tentamos limpar o aquario.

 

VÁ LÁ ALGUEM ENTENDER ISTO!!!! :)

 

Curiosamente os melhores casais que ja tive foram sempre os jovens que acasalam ca em casa pela primeira vês.

 

 

Como vêm criar discus não custa nada, é o mesmo que criar escalares guppies ou quase todos os peixes de agua doce.

 

A dificuldade esta em ter um casal, de preferencia bom, e "responsavel"

Para termos um casal destes so é preciso ter muitos peixes ate eles acasalarem, e nos poder-mos escolher se é bom ou não.

 

 

cump

fsoares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais