Recommended Posts

Publicado

Oi

Bom dia

É assim queria deixar aqui o setup do meu aquario, e queria que me dissessem alguma coisa.

100 cm x 30cm x 40cm

filtro interior (com algudão sera, siporax da sera, bomba reef 500l/h, termostato não sei a marca)

areão fino

substrato de humus (não sei a marca, sei que a mesma marca tem estes produtos nutron flora e nutron ferro)

calha com 2 x 33w (menos 6w que o recomendado)

que acham

fiquem bem

xauzao

gallery_26293_1342_184.jpg
Publicado:

Boas, presumo que estejas a planear um aquario plantado, certo?

Assim seja, do setup que colocaste quero-te advertir de 4 pontos, que na minha opnião poderão ser melhorados:

Num aquario plantado, o uso de filtro interno pode tornar-se inestetico, aconselho, se possivel financeiramente, um filtro externo.

A iluminação, 66W (dependendo das lampadas escolhidas) pode ser suficiente para a maioria das plantas, mas não te vai permitir manter com sucesso as mais exigentes, aconselho um pouco mais, eu num aquario semelhante ao teu tenho cerca de 120W de luz, duas Lampadas luz do dia (6500K) e duas fluora da osram (2700K se não estou em erro).

Caso uses plantas mais exigentes, tens que ter em atenção o uso de CO2.

Espero que saibas que o humos no subtrato ten tendencia a amarelar-te a água e baixar o pH...

Espero ter ajudado....

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

Leis de Murphy

Publicado:

Oi

desde já obrigado por me responderes.

é assim a água já está á algum tempo no aquario e até agora não amarelou, é claro esquecime de dizer que tenho sistema de CO2 caseiro, agora quanto á iluminação, realmente eu acho um pouco fraca(para um plantado, mas também tenho poucas plantas).

eu tava a pensar por HQI mas sou sincero não percebo nada ou muito pouco de iluminação, por exemplo sei quantos watts têm as lampadas (33w) mas não sei nem o que é nem quantos k.

já agora podes fornecer-me ''dados'' sobre HQI, e o que são k??? :wink:

fica bem

xauzao

Publicado:

Os k ou Kelvin, são conhecidos como temperatura de cor das lampadas. a Luz branca, ou luz do dia ronda os 6000k, as cores azuladas rondam os 10000k, e as cores avermelhadas rondam os 2000k (acho eu...).

O ideal para um plantado é escolheres lampadas com diferentes temperatura de cor, por exemplo uma de 2700k e outra de 6500k...

As HQI são as lampadas de iodetos metalicos, que são de elevada potencia e alto debito luminoso. Normalmente são utilizadas em água salgada ou aquarios plantados com uma coluna de água muito elevada (maior que 50cm), e tem como inconveniente o facto de aquecerem muito, pelo que não te aconcelho...

Na minha opnião o melhor equipamento para plantados são as T5 (semelhantes as fluorescentes mas mais fininhas), mas atenção é apenas a minha opnião...

Leis de Murphy

Publicado:

oi

é assim não sei ao certo mas as que eu tenho acho que são essas.

digo isto porque comprei numa casa da especialidade (o dono é muito entendido no assunto, axo que é biologo marinho e percebe bues)

paguei 52euros pela calha mas já trazia 2 lampadas, mas cada uma dessas 2 tava tipo dividida em 2 em que de um lado é vermelho / meio rosa tas a ver e a outra é a luz do dia, resumindo são ''4'' lampadas, em que ''2'' são de um vermelho meio rosa claro, e outras ''2'' são brancas, também existe 2 azuis e 2 brancas só que ele diz que é mais indicado para agua salgada, muita gente já me disse que as lampadas são muito boas. que achas???

vou ver se tiro umas fotos mas so para a semana a seguir ao natal as coloco

no entanto vou ver se arranjo umas fotos na net e posto aqui.

fica bem

xauzao

Publicado:

oi

as tais que tu dizes são estas:

FLUORESCENTE TUBULAR LUMILUX® T5

para veres a imagem vai aqui

www.osram.com.br/produtos/ilumgeral/fluoresc/index.html

as que eu tenho são mais ou menos deste genero, depende das caracteristicas

DULUX® D e DULUX® D/E

www.osram.com.br/produtos/ilumgeral/compact/index.html

da uma vista de olhos e diz alguma coisa

fica bem

xauzao[/img]

Publicado:

As lampedas que tens são Powercompact, ou PC, tambem são muito boas....

Quanto a temperatura de cor tambem me parecem apropriadas....

Eu se fosse a´ti, por enquanto montava o aquario com essa iluminação e apenas colocava mais lampadas para o caso de ver que realmente é pouca iluminação....

Leis de Murphy

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!