o meu primeiro aquário


Recommended Posts

olá, é a primeira vez que adquiro um aquário, que até nem é muito grande, mas para começar tb não queria um mesmo grande.

tinha uma grande questão, se alguem me pudesse ajudar agradecia,

é o seguinte já possui à 3 meses um pequenino aquário com dois peixes,de agua fria, recentemente adquiri um outro um bocado maior de 37l, o qual montei, já trazei uma bomba e um sistema de filtragem já instalado,

o que fiz foi comprar algumas plantas falsas e areão, comprei tb uma especie de barro cozido em forma de gruta, etc.

o que fiz foi por aguá de uma fonte da minha zona enchi o aquário, e pús os peixes que já possuia,e adquiri outros 4 peixes, dois dos quais segundo a senhora da loja eram limpa-vidros e limpa-fundos.

bem passado uma semana morreu 1 desses tais limpa-vidros,mais tarde um dos laranjas começou a ficar com o as barbatanas a desfazerem-se,e acabou por morrer,reparei agora que todos os peixes que só já são 3 estão cheios de umas pintas brancas, recomendaram-me um medicamento que neste momento estou a usar,mas gostaria duma opinião sobre onde errei e o que tenho de errado com o meu aquário. será que falta-me alguma coisa.para peixes de agua fria precisa de + alguma coisa além do sistema de filtros. agradecia que alguem me ajudasse o mais depressa possivel antes que os outros peixes morram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

aquilo que se passa/passou com os teus peixes chama-se "Ponto Branco". É uma doença que está sempre latente nos peixes (tal como a herpes nas pessoas) e que por vezes se manifesta, derivado às variações térmicas.

O que se deve fazer nestes casos é um tratamento com azul metileno (um liquido que deixa a água azul).

 

O que eu aconselho é, fazer-se trocas de 25% de água semanais, adicionar a água nova muito lentamente (de modo a que os peixes não sintam a diferença de água e temperatura a entrar) com anti-cloro e bactérias (aqua-plus e cycle da nutrafin).

 

Melhor ainda seria pôr um termóstato na água, de modo a que não haja tanta variação térmica (maior arrefecimento à noite).

 

E acima de tudo, aconselho um aquario maior. 37 Lts é muito pouco espaço para 6 peixes. Assim a carga orgânica é muito grande para a capacidade do aquário. Deixe ficar-se pelos três peixes que lá tem...

 

Além disso, limpa-fundos e limpa vidros não aguentam a água fria. Para esse efeito o melhor serão caracois (para os vidros - comem as algas) e camarões da madeira (Wood) (para o fundo - comem os restos de comida).

 

Se possivel ponha plantas naturais em vez das de plástico. As naturais para além de consumirem fosfatos, ajudam também a manter um equilibrio no aqua. (as mais robustas e que não precisam de muitos cuidados são as anubias e fetos de java)

 

Espero ter ajudado...

 

 

 

Barbie Girl.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro que tudo mt obrigado por teres respondido barbie girl, é assim de momento só possuo trés peixes, mas estão os trés cheios de pintas brancas e até mesmo pequenas manchas e feridas, estou a usar esse medicamento de recomendaste à trés dias mas os resultados até agora não foram grande coisa, temo que não se safem.

disseste que usa-se um termostato mas se o fizer terá de ser um pequenino senão ocuparia mt espaço, estou agora a iniciar nesta área e até estou a gostar, quando comprei este aquário de 37 l, apetecia-me mesmo era comprar um dos grandes mas ainda não tenho casa própria e de momento não tenho mt espaço.

este aquário tem iluminação, já me disseram que a própria luz tb aquecia um pouco a agua mas se calhar não o suficiente, se comprar um termostato qual a temperatura indicada para os peixes visto serem de agua fria? e as plantas precisariam de mais luz? tive dois peixes no verão e nunca lhes aconteceu nada agora chega o inverno e pimba, de certeza que é isso mesmo da mudança brusca de temperatura.

portanto só mais uma questão para ter plantas devo adicionar mais alguma coisa no fundo do aqua? de momento só tenho pedrinhas tipo gravilha que comprei numa loja. peço imensa desculpa pela maçada. mil obrigadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola rui,

não é maçada nenhuma... é para isto que o forum serve...para ajudar (ou pelo menos tentar - se bem que ás vezes também há muita contra- informação.)

 

Existem à venda em várias lojas da especialidade, termostatos pequenos para aquarios pequenos. No teu caso, para o teu aqua. 1 termostato de 50w é suficiente. Aconselho-te a pôr o termostato a 25/26.º (atenção que em água quente, os peixes têm tendencia a crescer mais depressa, portanto não te assustes).

 

Em relação às plantas, se comprares as tais anubias, não é necessário nenhum tipo de adubo ou areão fertilizado, o areão que tens é suficiente.

Esta planta também não necessita de muitos wats de iluminação, portanto a que tens é também suficiente.

 

A iluminação realmente ajuda um pouco no aquecimento da agua, mas o que acontece quando depois a desligas é pior, pois a temperatura da água desce....

 

Acima de tudo, é fundamental teres uma boa loja onde te possas aconselhar e comprar as coisas/peixes (pois às vezes por muito bem que se tente fazer as coisas, se os peixes não forem de qualidade, ou se a loja não lhes faz uma quarentena, pode acontecer o pior).

 

Se quiseres, diz-me em que zona moras, que eu indico-te umas boas lojas.

 

Em relação aos teus peixes... se o problema foi detectado tardiamente, é provavel que não haja nada a fazer... só o tempo o dirá...

 

 

 

Barbie Girl... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, bem hoje notei um pouco menos de ictio nos peixes mas pouco, á hora de almoço resolvi tira-los do aquário principal e colocalos num recipiente mais pequeno com agua do aqua onde adicionei umas gotas do medicamento, para ficar mais concentrado, quanto ao aquário só deverei trocar novamente 50 % da agua se os peixes ficarem bem não é?

quanto ao termostato não sei se o compro, se compra-se acabava por trocar peixes de agua fria para peixes de agua quente, até porque preferia assim, mas já possuia estes. será da agua este problema do ictio? estou a usar agua de uma fonte que em principio até é boa para consumo humano. será boa ideia ter metido os peixes num recipiente + pequeno e adicionar + medicamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá.

 

em relação ao termostato, tu é que sabes.

Não acho que tenhas procedido mal ao colocares os peixes num recipiente mais pequeno, desde que o tenhas feito com a água do aqua. Tem atenção é a dosagem do produto...

 

Quanto à agua, as das fontes e furos são sempre melhores que as da rede de canalizações, portanto o problema não vem, a meu var, daí...

 

 

Cmpts

 

 

Barbie Girl... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais