condições perfeitas para Discus


JuanLeal

Recommended Posts

Todos sabemos queos Discus são dos peixes que mais exigem qualidade no seu habitat, tenho algumas duvidas e procuro algumas respostas.

 

1º Sem fazer nada de especial, e sem perceber bem como o meu PH têm andado muito baixo, 4.5/4.7, sei que o ideal para Discus é de 6.5/6.8, ora, a unica coisa q fiz algumas vezes foi nos TPA colocar água do garrafão, agora tenho tentado subi~lo um pouco com agua da torneira, sem grande sucesso, os Discus não se queixam, os cardinais tb não, as caridinas japonicas tb não, que posso fazer? disseram-me para pôr bicarbonato de sódio, quais as quantidades?

 

2º Em relação aos outros parametros, não tenho os nitritos nem os nitratos em quantidade prejudicial aos ditos cujos, a dureza tb não, de qualquer das formas quais os parametros ideiais destes mesmos, digam-me valores.

 

3º Coloquei u sistema UV 5W para aniquilar as algas do meu aquario, pois ora me aparecem algumas dum tipo, ora outras, com estes parametros não percebo pk? dou-lhes 10H de iluminação, com lampadas normais da bioplast, sem CO2,quanto tempo deve demorar para aniquilar as existentes, que peixes comedores de algas resistem a PH baixos, necessito algumas sugestões

 

Aqui estão alguns tópicos para me ajudarem se puderem

 

Abraço

 

Juan

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A correcção do pH pode ser feita utilizando-se várias substâncias. Para acidificar a água do aquário podem ser utilizadas soluções de ácido clorídrico (HCl) ou ácido fosfórico (H3PO4), porém muito cuidado deve ser tomado na manipulação destas substâncias pois tratam-se de ácidos fortes e podem causar queimaduras em contacto com a pele, além do fosfato ser um óptimo incentivador de algas. Por exemplo, se deseja corrigir o pH de 7 para 6,8 utilize uma solução 30 % de HCl na proporção de 1 gota para cada 3 litros de água.

 

 

Para alcalinizar a água pode ser usada uma solução de NaOH (hidróxido de sódio) 20 % na proporção de 1 gota para cada 3 litros de água. Alguns sais também podem ser usados na correcção do pH do aquário. Por exemplo para alcalinizar a água podem ser utilizados os seguintes sais: Na2CO3 (carbonato de sódio), NaHCO3 (bicarbonato de sódio), Na2HPO4 (monohidrogeno fosfato de sódio) e para acidificar pode ser usado o NaH2PO4 (dihidrogeno fosfato de sódio), os sais de potássio também podem ser usados. Estes sais em contacto com água sofrem uma reacção chamada de hidrólise que interfere no equilíbrio de dissociação da água alterando o pH. Por exemplo o Na2CO3 aumenta o pH devido a seguinte reacção química:

 

CO 32 - + H 2O ® HCO 3- + OH -

 

O OH- liberado na reacção é o responsável pelo aumento do pH.

 

 

A mistura de NaH2PO4 e Na2HPO4 (monohidrogeno fosfato de sódio) em partes iguais forma uma solução tampão com pH em torno de 6,9. A formação do tampão evita que ocorram mudanças no pH

 

Espero que te ajude.

 

Um Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Juan,

 

 

parece-me que tens um grave problema na tua água e esse problema estará relacionado com carga orgânica excessiva.

 

 

Coloca os valores do pH, KH, NO2, NO3 e NH4. Para teres um valor tão baixo de pH, das duas uma, ou o teste está estragado, ou tens aí uma carga orgânica muito elevada e daí o constante aparecimento de algas.

 

Coloca toda a informação possível, quer em termos de parâmetros, quer em termos de filtragem e de Flora, se possível com uma foto!

 

 

Um abraço,

Viotr ;elo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Todos sabemos queos Discus são dos peixes que mais exigem qualidade no seu habitat, tenho algumas duvidas e procuro algumas respostas

 

Não axo....são peixes como outros, a diferença é que quando morre um cardinal foi 1€ ao ar, que se lixe, quando morre um disco foram 30€ ao ar. É a diferença e a maior parte da malta faz essas deduções que são muita sensiveis e muita complicados manter e bla blaa bla e não é nada disso. Também me tinham dito que os discos são peixes águas paradas, e que com águas movimentadas stressam muito, e os meus tão com uma power head de 1100 l/h ligada (fora correntes de 3 filtros supeirores a 1000l/h cada) e nunca stressaram na vida deles.

Como vês supõe-se muito....

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais