Recommended Posts

Publicado

Meus Caros,

Sou possuidor de um espumador DelTec MC500 (interno, submergível), que funciona na perfeição no meu aquário de 300L. O problema com que me tenho vindo a deparar de há uns tempos para cá é o ruído, incomodativo, que ultimamente passou a fazer. É o tipo de ruído que não provém directamente da bomba, mas sim devido ao fenómeno de ressonância.

Já experimentei tudo: placas de borracha; espuma; desmontei; limpei; etc.

Alguém já se deparou com este problema e tem umas dicas que me possam ajudar?

Publicado:

Já colocaste uma espuma (fininha) a envolver a bomba? No caso do MCE600 (externo) resolveu o ruido. A ideia é que a bomba não toque no corpo e fundo do escumador pois isso provoca vibração.

Se o ruido for da bomba então terás de trocar as duas borrachinhas que prendem o veio de cerâmica da bomba.

Publicado:

Embora já tivesse tentado eliminar o ruído usando material que absorvesse a vibração gerada pela bomba, com resultado nulo, a insistência levou-me a fazer uma nova tentativa.

Desta vez usei aquele tipo de borracha que se vende nas lojas de Aquarofilia como base para assentar os aquários. Envolvi a bomba nesse material, em todas as faces excepto a superior e a frontal. Após esta operação parece um gatinho a ronronar... Mal se ouve.

Publicado:

Experimenta forrar grande parte do interior do móvel com cortiça autocolante. Eu usei um esquema desses com uma caixa de balastros ruidosa e foi remédio santo.

Espuma com circulação = filtro biológico :? Se se trata dum reef pode intereferir no ciclo do azoto.