white niger Publicado Janeiro 13, 2004 Publicado Janeiro 13, 2004 ola pessoal ............ tou prestes a ir buscar 10 discus da mesma criaçao "mesmo pai e mae" so q tou com "medo" q por eles serem irmaos q surja algum problema qd eles forem maiores e começarem a procriar.... o q têm a dizer ? para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com
RuiEstrelinha Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Isso chama se de Inbreeding, é usado por vezes pelos criadores para tentar fixar certo tipo de caracteristicas nos peixes. A longo prazo isso pode dar mau resultado, devido ao facto de não haver renovação genética..... <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span> <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>
K@LIMERO Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Boas...muito boa pergunta....!!! Tb já tinha pensado nisso,mas como ainda estou na fase de crescimento dos ditos ainda tenho tempo... Táva a pensar por essa questão ao miguel pereira.. um abraço JP
white niger Publicado: Janeiro 13, 2004 Autor Publicado: Janeiro 13, 2004 mau ate q ponto.achas q vai haver problema para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com
RuiEstrelinha Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Mau até ao ponto de nascerem com algumas novas mutações, não sendo estas tãp agradaveis de ver como uma simples mudança de cor, mau até ao ponto de não terem capacidade de resistencia às doenças. <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span> <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>
Visitante Publicado: Janeiro 14, 2004 Publicado: Janeiro 14, 2004 Olá. Tenho alguma experiência neste campo, pois efectuo e assisto desde há uns anos para cá a vários tipos de reprodução em cativeiro. Posso dizer-te que a consanguinidade é um factor degenerativo em relação á maioria das espécies. Como exemplo cito o caso de escalares negros em que pura e simplesmente perdemos a côr negra, passando sómente a obter individuos malhados. De qualquer maneira estes problemas degenerativos não se dão logo nas primeiras posturas, aquando da obtensão dos primeiros individuos. Ou seja terás que pedir a colaboração de quem tos vender no sentido de te facultar uma série de dados em relação aos animais. Exemplo: nº de posturas com sucesso dos progenitores, idade,possivel introdução de novo progenitor,etc.
Miguel Pereira Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Olá, No que diz respeito aos escalares só a partir da 3ª e 4ª gerações de cruzamentos directos provenientes sempre dos mesmos progenitores é que começam a surgir os primeiros problemas. Como já foi anteriormente referido, existe muitas vezes a necessidade em se obter cruzamentos com exemplares directamente relacionados no seu parentesco ( irmã com irmão ; filho com mãe ), para se conseguir fixar no seu fenotipo alguns genes que eventualmente possam ser transportados sem estarem manifestados. Se assim não fosse, muitas das variedas hoje em dia existentes não poderiam estar ao dispor de todos nós. A titulo de curiosidade, podemos então observar a variedade dourada nos escalares. Estes exemplares transportam consigo um gene recessivo, com genotipo do tipo ( g/g ). Aquando da primeira mutação e consequencia directa o surgimento desta nova variedade ( segundo alguns relatos, teria sido na Asia ), não seria possivel dar continuidade a esta variedade se não houvessem cruzamentos directos entre exemplares da mesma geração. Isto porque, Dourado ( g/g ) x Silver - cinzento com três malhas negras verticais ( +/+ ) 100 % Silver Seria então necessário obter cruzamentos directos entre exemplares do mesmo parentesco para que o gene recessivo se pudesse manifestar, neste caso o Dourado. O mesmo exemplo serve para todos os outros genes recessivos; albinismo, escamas de pérola, etc. A par do inbreeding, também existe outra técnica muito utilizada que serve para, fixar e posteriormente desenvolver, as boas caracteristicas de uma determinada geração. Esta técnica não envolve cruzamentos tão directos no parentesco, mas também terá que ser trabalha com um certo cuidado e rigor. Em relação aos discus, e uma vez que não possuo conhecimentos suficientes em relação a matéria e nem me posso apoiar na minha experiencia pessoal com os mesmos, não me posso prenunciar, mas acredito que não devem de haver problemas nos primeiros cruzamentos.. tal como nos escalares. Também não teria sido possivel obter tanta variedade diferente se não houvesse o recorrer a este tipo de técnicas. Um abraço Miguel
Miguel Pereira Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Errata: Muitas palavras incompletas: variedas - variedades trabalha - trabalhada A outra técnica a par do inbreeding é o line breeding. Serve para desenvolver todas as boas caracteristicas de uma determinada variedade.
Valter Silva Publicado: Janeiro 15, 2004 Publicado: Janeiro 15, 2004 Viva! O amigo Miguel ja' disse tudo, mas passo relatar 1 caso pratico nos escalares... De momento reproduzo escalares em que os progenitores sao irmaos da mesma ninhada e nao noto diferenças relativamente aos nao consaguineos. Abraco Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Recommended Posts