Urgente!


dolphins_girl

Recommended Posts

Desde há uns tempos que o meu aquario tem estado com aquilo que parecia ser Flexibacter columnaris, mas com o baktopur direct o problema pareceu ficar solucionado, pois uma fêmea guppy que estava visivelmente doente conseguiu ficar boa. Entretanto, comprei mais 2 fêmeas e uma delas estava bem e a outra ao olhar com atenção reparei que tinha umas zonas esbranquiçadas (penso que foi esta que trouxe qualquer doença).

 

Começei de imediato a aplicar baktopur e a dar os banhos de choque que lá vêem escritos, mas infelizmente essa que estava pior morreu passado poucos dias, e a que tinha vindo com ela começou a ter manchas brancas que alastravam de dia para dia, no entanto com o remedio ficou visivelmente melhor, sem nada nas barbatanas, só continuava com uma espécie de faixa branca transversal no corpo. Quando pensava que ela ia ficar boa, passado poucos dias morre... :shock: Só apresentava a tal faixa branca (as barbatanas que antes também tinham estavam impecaveis) e tinha umas pintas de sangue na zona do abdomen.

 

Continuei com o tratamento porque um dos machos tinha uma zona muito pequena branca. Com a continuação do tratamento a mancha não diminuiu, muito pelo contrário, agora já se transformou na mesma faixa branca que a outra tinha e no mesmo sitio (a seguir às barbatanas peitorais). Não percebo que raio de coisa é esta... As barbatanas estão impecaveis, tal como resto do corpo... Os outros guppys não apresentam nada...

 

O aquario é de 57litros, foi feita mudança de água há pouco tempo. Só tenho guppys (neste momento devido às mortes tenho 5 machos, 1 juvenil já grandinho e 20 e tal alevins com cerca de 2cm ou assim). 3 corys e 2 ottos.

 

help me!

 

brigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu a umas semans que ando aflito para curar columnaris numa disca, e o bactopur n fez nada..

apliquei betadine umas na peixa o que fez com melhorasse subastancialmene, e qd parecia estar curada, voltava a aparecer em sitios diferentes..

acabei por experimentar outro medicamento na agua e no granulado, e finalmente parece estar a ficar controlado.

chama-se baytril, arranja-se nas farmacias e estou a aplicar 10ml por cada 100l de agua, mais uma bisnagada para cima do granulado que deixo a absorver durante um bocado antes de dar.

 

se essa mancha branca tb for bacteriano pode ser que resulte

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho solucionado bem a columnaris com baktopur direct+baktopur liquido (sem doses superiores à que eles dizem). Mas desta vez não percebo, porque não têm nada nas barbatanas...

 

Entretanto reparei que alguns alevins apresentam realmente as barbatanas caudais mais pequenas e o nariz também mais pequeno, mas já não sei que hei de por...

 

Vou ver então esse medicamento. AS melhoras da disca :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais