dolphins_girl Publicado Dezembro 1, 2005 Publicado Dezembro 1, 2005 Desde há uns tempos que o meu aquario tem estado com aquilo que parecia ser Flexibacter columnaris, mas com o baktopur direct o problema pareceu ficar solucionado, pois uma fêmea guppy que estava visivelmente doente conseguiu ficar boa. Entretanto, comprei mais 2 fêmeas e uma delas estava bem e a outra ao olhar com atenção reparei que tinha umas zonas esbranquiçadas (penso que foi esta que trouxe qualquer doença). Começei de imediato a aplicar baktopur e a dar os banhos de choque que lá vêem escritos, mas infelizmente essa que estava pior morreu passado poucos dias, e a que tinha vindo com ela começou a ter manchas brancas que alastravam de dia para dia, no entanto com o remedio ficou visivelmente melhor, sem nada nas barbatanas, só continuava com uma espécie de faixa branca transversal no corpo. Quando pensava que ela ia ficar boa, passado poucos dias morre... Só apresentava a tal faixa branca (as barbatanas que antes também tinham estavam impecaveis) e tinha umas pintas de sangue na zona do abdomen. Continuei com o tratamento porque um dos machos tinha uma zona muito pequena branca. Com a continuação do tratamento a mancha não diminuiu, muito pelo contrário, agora já se transformou na mesma faixa branca que a outra tinha e no mesmo sitio (a seguir às barbatanas peitorais). Não percebo que raio de coisa é esta... As barbatanas estão impecaveis, tal como resto do corpo... Os outros guppys não apresentam nada... O aquario é de 57litros, foi feita mudança de água há pouco tempo. Só tenho guppys (neste momento devido às mortes tenho 5 machos, 1 juvenil já grandinho e 20 e tal alevins com cerca de 2cm ou assim). 3 corys e 2 ottos. me! brigada
Esgalha Publicado: Dezembro 1, 2005 Publicado: Dezembro 1, 2005 eu a umas semans que ando aflito para curar columnaris numa disca, e o bactopur n fez nada.. apliquei betadine umas na peixa o que fez com melhorasse subastancialmene, e qd parecia estar curada, voltava a aparecer em sitios diferentes.. acabei por experimentar outro medicamento na agua e no granulado, e finalmente parece estar a ficar controlado. chama-se baytril, arranja-se nas farmacias e estou a aplicar 10ml por cada 100l de agua, mais uma bisnagada para cima do granulado que deixo a absorver durante um bocado antes de dar. se essa mancha branca tb for bacteriano pode ser que resulte
dolphins_girl Publicado: Dezembro 1, 2005 Autor Publicado: Dezembro 1, 2005 Eu tenho solucionado bem a columnaris com baktopur direct+baktopur liquido (sem doses superiores à que eles dizem). Mas desta vez não percebo, porque não têm nada nas barbatanas... Entretanto reparei que alguns alevins apresentam realmente as barbatanas caudais mais pequenas e o nariz também mais pequeno, mas já não sei que hei de por... Vou ver então esse medicamento. AS melhoras da disca
Recommended Posts