Espadas


Recommended Posts

Boas....

Gostava k alguem m ajudasse s possivel.

a pergunta é um pouco ridicula mas como me tou a iniciar no hobby ainda ñ sei muito...

Como é k s vê kuando as espadas tão para ter crias?

é k com as mollys fui apanhado de surpresa e tinha a semana passada o aquario cheio de alevins ( só por horas) :idea: devido aos escalares os terem comido e tenho medo k m aconteça isso.

 

Obrigado...

 

Fernando Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

 

Num fórum não há perguntas ridículas.

Calculo que não tenhas utilizado a ferramenta de pesquisa pelo que me vais obrigar a escrever um pouco mais e a repetir algumas anteriores intervenções.

Os Caudas-de-Espada ( Xiphophorum helleri ) e as Molinésias ( Poecilia spp ) pertencem ambos à Sub-família Poeciliinae, a qual se caracteriza por uma forma de reprodução comum a todas as espécies... a ovoviviparidade.

Para além disso há fenómenos interessantíssimos como a superfetação e espécies constituídas só por fêmeas que produzem cópias fieis de si mesmas quando acasalam com machos de espécies aparentadas num processo de fertilização que não vem agora ao caso.

Nestes ovovivíparos a fertilização é interna e a gestação é muito idêntica à dos vivíparos embora não existam as mesmas relações entre a mãe e os embriões.

As fêmeas de algumas espécies de ovovivíparos podem estar fecundadas mas deliberadamente “ suspenderem “ o desenvolvimento embrionário por várias razões.

Outras, como alguns exemplares de G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] punctata, por exemplo, são estéreis mas desenvolvem os sintomas de gravidez utópica onde apresentam todas as características de uma gestação mas de facto não estão no « estado interessante ».

A pergunta é muito frequente e a resposta é simples mas requer alguma atenção. Já foram dadas inúmeras respostas noutros casos idênticos mas aqui nem estou a aconselhar uma pesquisa prévia.

Os Cauda-de-Espada, ( como todos os membros da sub-família Poeciliinae ), têm a particularidade de exibirem um acentuado dimorfismo sexual no estado adulto, isto é, os caracteres primários de ambos os sexos são muito visíveis e distintos.

Em peixes que atingiram o seu crescimento máximo, as fêmeas são maiores e quando estão em gestação apresentam uma barriga tanto mais desenvolvida quanto se aproxima o final da gravidez. Na variedade selvagem ( original ) e em algumas estirpes desenvolvidas pelo homem, é ainda visível durante a gestação a dita “ mancha de gravidez “ que se situa no fim do abdómen, perto da zona anal e da barbatana com o mesmo nome de forma triangular, noutras não.

Algumas variedades selvagens têm essa mancha tão evidente que é possível observarem-se os olhos dos embriões a pouco tempo antes do nascimento.

Atenção porque uma fertilização pode dar origem a várias ninhadas.

A fêmea pode armazenar o esperma por um período que ronda o máximo de 10 meses, dando origem até 9 partos consecutivos.

Por essa razão ninguém nos pode garantir que a fêmea não esteja fertilizada ou em que altura se vai dar o parto, já que o mesmo pode ser atrasado ou suspenso.

Ninguém nos garante até que uma fêmea inicie um processo de reversão sexual e se esteja a preparar para se transformar num macho, o que não é invulgar entre quase todos os Xiphophorus em determinadas circunstâncias especiais.

De toda a forma, quando tudo corre normalmente uma gestação dura entre 4 a 6 semanas e pouco antes de um parto anunciado o volume do ventre da fêmea não deixa dúvidas, assim como o seu comportamento.

Muitas das parturientes ficam mais reservadas e escondem-se num local mais abrigado, antes disso é imprevisível prever pois nem este comportamento é geral nem tão pouco fêmeas sob stress ou fora das condições ideais aceitam ter as suas crias ( pelo menos nos prazos previstos ).

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel Andrade, obrigado pela resposta....

Ao que noto na femea espada é um triangulo escuro no fim do abdomen...

e notasse bastante pk ela é laranja

Agora apareçeu-lhe uma pinta negra nesse sitio...

k será?

agradeçia s me pudesses responder

 

Fernando Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando

 

Quanto à referida « pinta negra » pouco posso ajudar com a descrição actual dado que pode ser muita coisa diferente.

Importas-te de colocar aqui uma foto por favor ?

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá Fernando,

 

Não, não é nada normal uma fêmea de qualquer das espécies de ovovivíparos que conheço ter apenas 2 crias... excepto as de Heterendria formosa.

Entre outras hipóteses podem ter tido lugar nomeadamente duas situações :

 

1) A gestação produziu um parto mais numeroso mas as restantes crias foram comidas logo no acto do nascimento.

2) A gestação complicou-se devido a stress ou condições pouco favoráveis à espécie. Se foi essa a situação, para além de alguns nado-mortos que podem ter sido comidos pela mãe ou pelos outros peixes os restantes embriões ainda estão no interior da fêmea para prosseguirem o resto da gestação ou para serem abortados mais tarde ou mais cedo.

 

Há ainda mais más notícias como outra causa provável.

A endogamia pode causar infertilidade e baixa fecundidade.

Oxalá que não seja nenhuma das piores hipóteses.

Se tens outros peixes no aquário pode-se ter verificado a situação nº1, embora de agora em diante esses duas crias já tenham tudo do seu lado para se defenderem melhor.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais