Recommended Posts

Publicado

pessoal tenho uma questao o meu teste de kh e gh da nutrafin tem uma tabela de mg/l de gh eu medi o gh no meu aquario onde tenho dois discus tenho de gh 100 mg/l e a tabela ja diz que de 61 a 100 e moderadamente dura para o k para discus nao seja ideal principalmente se espero que venham a desovar mas tb ja li outra tabela aqui na net em que diz que e macia de 74 a 140 mg/l e agora fico sem saber em qual acreditar.

e a primeira vez que tenho discus ja a 2 anos que os quero ter e finalmente comprei os meus primeiros pergunto aos mais experientes entao se tenho de me preocupar com os ditos 100 mg/ de dureza geral ???

abraço a todos !!!

para todos os dias um aquario diferente!!!

Publicado:

Oi

Penso que 100mg/L de Dureza total seja no limiar entre o pouco dura e dura.

Quanto se será o ideal para os Discos isso já não sei...

Xau

Fórum Selos&Companhia

http://selosecompanhia.pt.vu

Visite-nos!!!

Publicado:

Ola

Embora não utilize esse marca para as minhas medições, estou espantado quando me diz que tem 100/ml. Quando faço as minhas medições dá-me no que respeita ao GH o número de 4 pu 5. O sistema consiste em meter agua num copinho atá 5ml e neste deitar umas gotas que vai mudando a côr dessa agua. Começa num castanho e quando chega ao verde é sinal de que já está pronta para a leitura. Se cairam 5 gotas a medição sera GH 5. de dureza.

Também utilizo um monitor electrónico e então a medida é em mS.

Quanto ao KH sera mesmo KH? Ou será PH. Pois o KH embora seja importante é muito relativo principalmente se utiliza um aquário plantado. No meu caso uso essa medição pois os meus aquários não são plantados e então torna-se necessário.

Resumindo:

Os testes mais necessários são:

- PH

- Nitritos

- Dureza

- Nitratos

Se tiver dúvidas pergunte porque se souber será com prazer que tentarei ajudar.

Até sempre.

Rui

Publicado:

quando te da 4 ou 5 e em graus o meu teste mede em mg/l por isso o numero maior para eu configurar para graus tenho de fazer umas contas.

pelo que ja percebi dos testes...

:?

para todos os dias um aquario diferente!!!

Publicado:

Não

Eu quando meço o meu GH cujo teste é da SERA faço da seguinte maneira:

Deito no copo que vem no teste agua até à marca de 5 ml. Depois vou deitando gota a gota. Se por exemplo a água à quinta gota mudar de castanho para verde, digo que a dureza do meu aq. será de GH 5.

Este número 5 corresponde ao numero de gotas que levou a mudar a cor da água. Penso eu de que os testes se regem pelos mesmos sistemas.

Se houver dúvidas vá perguntando que se eu souber ajudo

Até sempre

Rui

Publicado:

Oi

1 º dH corresponde a 17,8 [Caco3]mg/l portanto 100mg/L serão aprox. 5,61 º dH, o que equivale a 5 gotas. Os testes que conheço tb funcionam com a viragem de cor, e depois conta-se o nº de gotas até á viragem.

Xau

Fórum Selos&Companhia

http://selosecompanhia.pt.vu

Visite-nos!!!