novo aquario (duvidas)!


Recommended Posts

boas,

 

vou montar um aquario que tenho aqui em casa (80*35*35) e tenho algumas duvidas quanto ao eqipamento e n só:

- termostato - 75w chegam?

- filtro - vou fazer um diy (ja fiz um para o outro aquario e funciona muito bem, com perlon,carvao e ceramicas), mas tenho duvidas quanto á vazão necessaria e quanto ao volume do filtro(tava a pensar num recipiente com cerca de 3l)

- iluminação - vi umas calhas de metal de 80cm no bricomarché a 20€, posso usa-las? ou tem de ser mesmo daquelas para aquario(são bem mais caras)

- areão - tava a pensar em areias das obras e areão basaltico preto, a areia das obras é neutra? ha problema em usar? quantos Kg de areão vou precisar?

 

muito obrigado.

 

8)

João Mauricio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o local para o aqua não for muito frio, os 75W chegam.

 

Quanto ao filtro DIY, nunca vi nenhum por acaso, mas de qualquer forma não ponhas carvão nele ! O carvão é apenas para ser usado para retirar toxinas, medicamentos ou aclarar um pouco a àgua aquando do amarelamento por causa dos taninos dos troncos. Além que depois de 2 ou 3 semanas o tinhas que substituir pois ficaria muito saturado e poderias depois ter problemas.

 

Usa ceramicas e esponjas. Os 3lt que falas parecem-me pouco. quanto mais melhor.... o ideal seria 5lt.

 

As calhas até podem dar, mas as lampadas aconcelho-te de uma marca para aquariofilia.

 

Quanto ao areão, certifica-te que não tem partes calcárias. Com substrato (não sei se vais pôr mas ...) e areão costuma-se por cerca de 10/12cm na traseira e 6/8cm à frente. Em kg é como o outro diz ... "é só fazer as contas!" ... :lol:

 

Cumps e boa sorte para o projecto.

 

PS: se disse alguma barbaridade os experts que me corrijam please 8)

 

EDIT: assumindo uma média de 8cm para o areão,um vidro de 8mm e uma temperatura minima de 18º podes ver num simulador o que deu:

 

Results computed by FishTank Online November 22, 2005, 6:27 pm EST

http://boonedocks.net/fishtank

 

Water Type..............................Freshwater

Material................................Glass

Tank Overhead Shape.....................Rectangular

Length..................................80.00 cm

Width...................................35.00 cm

Height..................................35.00 cm

Wall-thickness..........................0.80 cm

Volume..................................98.00 L

Tank Material Weight....................23.19 kgf

Water Volume............................83.80 L

Water Weight............................83.56 kgf

Substrate Type..........................Small Diameter Rocks

Average Substrate Depth.................8.00 cm

Substrate Weight........................33.02 kgf

Approximate Total Weight................139.77 kgf

Room Air Temperature....................18.00 °C

Water Temperature.......................26.00 °C

Heating Capability Required.............79.00 W

Approx. Total Fish Length...............91.86 cm

Mass Required for 1 PPM.................0.00 ft.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discodo quanto ao aquecedor principalmente no inverno e se o aquario não for fechado tens de ter pelo menos 1 W/litro e o melhor com 2 aquecedores caso um der o berro tens sempre o outro a funcionar.

 

E as calhas podem ser qualquer uma desde que adaptes ao aquário e substituas as lampadas por lampadas próprias por aquario, não vás na conversa de calhas para aquario porque só diferem das outras na forma e na adaptação ao aquario porque de resto são iguais talvez umas e nem todas tenham os casquilhos anti humidade mas isso resolve-se se quiseres mudas para esses tipos de casquilhos para quê dar o dobro do dinheiro???

 

 

:wink:

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.