Paulo_Miranda_23 Publicado Novembro 22, 2005 Publicado Novembro 22, 2005 Boas.....Vou montar um aqua salgado, com muita calma pois a experiência é muito pouca, e, cheguei à conclusão que vou tê-lo com uma sump. O aqua supostamente irá ter 720 lts(2,00x60x60) e li que a sump para estar proporcional ao aquário teria de ter aproximadamente 273 lts. Ou seja(isto tudo em galões pois foi o exemplo que vi): 1 galão -4,55 lts Sump(110 galões) -------------- Aqua (300 galões) x -------------- Aqua (160 galões=720 lts) x=273 lts aproximadamente 1)Será que esta proporcionalidade estará correcta? 2)O que terei de pôr na sump para que ela funcione correctamente? Cumprimentos,Paulo Miranda _________________________________________ Entra por um ouvido e não sai pelo outro
Nuno Prazeres Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 Boas 1)Será que esta proporcionalidade estará correcta? A proporcionalidadeda sump é um conceito que nunca tinha visto. Se é uma sump pura deve ter o tamanho suficiente para desempenhar a sua função que pode ir desde conter equipamento até utilizar ao máximo o espaço disponível para aumentar a litragem do sistema. Desculpa não ter dado uma resposta conclusiva até agora mas pelo menos dou-te uma referência com base no que imagino tenha de estar na sump: reactor de Ca, controlo de nível, escumador, bomba de retorno e termostato. Se for assim diria que 100 litros chega e sobra. Atenção que conheço casos de pessoal que fez as sumps muito avantajadas e depois ficou sem espaço debaixo do móvel para o equipamento "seco" que é bem mais do que se possa pensar. 2)O que terei de pôr na sump para que ela funcione correctamente? Vê acima. Um aspecto muito relevante vai ser a forma como a água vem do aquário. Recomendo uma coluna semi-seca porque é para mim a solução mais eficente fundamentalmente porque é totalmente silenciosa. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Paulo_Miranda_23 Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 Desde Já agradeço muito a tua informação Nuno.....este projecto está com pernas para andar agora encontro-me a tratar da armação(que vai ser em inox,pois arranjo um bom preço) mas....tenho algumas dúvidas em relação a essa "coluna seca"....podes explicar melhor? Cumprimentos ,Paulo Miranda _________________________________________ Entra por um ouvido e não sai pelo outro
Recommended Posts