Akadama e Elos Terra - Dúvidas?


Recommended Posts

São muito diferentes.....semelhanças só na cor :)

 

Qual o melhor para plantas? hummm....ok....pergunta dificil! Depende. Acho que ambos são bons solos para plantas. Muito resumidamente a Akadama é um solo pouco rico em macro-nutrientes o que te vai obrigar a fazer fertilização liquida, mas é vantajoso porque não aparecem tantos surtos de algas. O Elos é um substracto topo de gama, ao nível dum ADA soil, só que obriga a carregares logo o aquário com plantas e sobretudo plantas de consumo rápido de nutrientes, senão podes ter um surto de algas. Tem os dois vantagens e desvantagens. Faz uma pesquisa rápida por Akadama que decerto encontras muitas respostas para as tuas dúvidas.

 

 

Podes adquirir Akadama na Redfish e a Elos na Natantia no Porto.

 

Preços não sei.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, não imaginas a ajuda que a tua resposta me deu!

Muito obrigado por essa explicação sintética e clara!

 

Esse fertilizante liquido de que falas no caso da akadama poderá ser o plant GRO da Nutrafin? ou aconselhas outro melhor?

 

Cump

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso Akadama. Fertilizo diariamente com Kent Botanica Grow e de 3 em 3 dias com Kent Botanica Micro e com Kent Botanica Nitro (Nitrato). Podes ver os resultados carregando no link da minha assinatura :arrow:

 

Sei que também a linha Seachem para plantados é muito boa, apesar de nunca ter utilizado.

 

A da nutrafin não conheço.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora aproveito a tua experiencia para te perguntar com que frequencia devo fazer TPA's e que quantidade num aquario de 125litros brutos para que não apareçam algas?

 

flora: riccia, egeria densa e talvez ponha um pouco de glosso

filtro externo fluval 104

co2 caseiro

 

será que me podes dar umas dicas para evitar as algas?

 

cump

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só com essa informação não consigo. Só a Maya ou outro astrologo é que pode dizer :(

 

Que luz utilizas? (Quantidade em W e de que tipo)

 

Que substracto estás a pensar por?

 

Qual irá ser a fauna que irás colocar no inicio?

 

Assim acho que já posso dar uma resposta com mais certezas :arrow:

 

Já agora e se me permites a intromissão... porque só vais utilizar 3 plantas para a flora? Há aí tanto pessoal a vender plantas muito fixes e com uma relação preço/quantidade muito boa :oops: (E de certeza que encontras quem mande pelo correio)

 

Vou citar algumas que se encontram com relativa facilidade e certamente que as conseguirás manter: o grupo das rotalas tens várias.... gosto muito da rotundifolia e da sp. green mas há mais, heteranthera zoosterifolia, hygrophila polysperma ou difformis, echinodorus, anubias, fetos de java.... e muitas mais :D

 

Eu ainda não sei a iluminação que tens mas à partida muitas destas que disse aqui mantêm-se muito facilmente.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho calha DIY com Lampadas fluorescentes compactas E27 de 15W com 6400K cada. Posso colocar até 8 lampadas, embora neste momento tenha 6 a funcionar o que prefaz uma relação de 0,75W/litro.

 

No que diz respeito ao substracto estou quase decidido a optar pelo akadama com areão de rio por baixo apenas para fazer algumas elevações. De akadama estou a penar colocar uma espessura de 5 cm.

 

No que diz respeito às plantas é que as dúvidas começam, tenho riccia, egeria densa e uma planta que não conheço. Aí vai a foto para ver se a identificas. (é a que está no canto do lado esquerdo).

Observação: Esta foto está bastante desactualizada!

PA090002.jpg

 

Gostava de plantas que não fossem muito exigentes no que toca a aparecimento de algas! As algas para mim é um verdadeiro atrofio!!!

 

Em relação a peixes tenho 2 escalares, 3 platy´s, 1 espada, 1pleco, 2guppys, 5 neons azuis, 7neons pretos, 1 beta macho...acho que não me esqueci de nenhum! embora...de futuro estou a pensar apostar mais nos escalares, mantendo sempre uns cardumes de neons!

 

Será que com esta informação já me poderás ajudar?

 

Cump

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...sendo assim já te posso dar muitas dicas :(

 

Para começar não referiste que ias utilizar qualquer comedor de algas. Os únicos que aconselho são Otocinclus e SAE (

Crossocheilus siamensis ), também podes pôr camarões, os conhecidos Caridina japonica. Se não tiveres uma equipa de limpeza, é quase garantido que vais ter algas. Para essa litragem eu sugeria...4/5 Otocinclus, 2/3 SAE, e 5 ou mais camarões. Se possível e numa primeira fase evita colocar tantos peixes no aquário, parece-me que tens peixes a mais para essa litragem e vais estar a aumentar muito a carga biológica logo de inicio.

 

Sugeria também uma TPA de 20 a 25% semanal, caso apareçam algas ou outro problema qualquer mudava a frequência das TPA's e fazia de 3 em 3 dias.

 

Outra maneira de contrariar o aparecimento de algas é colocares plantas de crescimento rápido e que retiram muito bem nutrientes em excesso da coluna de água, como o caso da Egeria densa que tens ou p.e. Cabomba caroliniana.

 

Cuidado com peixes como as Corydoras ou Plecos, em plantados não dão grandes resultados e às vezes só prejudicam.

 

Abraço,

 

Ricardo Pinto

 

Ps: A Planta parece-me uma do género Cryptocoryne, talvez a wendtii "green", mas eu nunca tive muito contacto com as Crypto :D

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.