Iniciação na aquariofilia (ajuda)


Recommended Posts

Olá

Primeiro que tudo quero felicitar este forúm que de facto é excelente.

Neste momento tenho um globo com a capacidade de 10 l, no qual habitam 2 orandas, 2 cometas e 2 telescópios, no entanto estou a pensar comprar um aquario, mas surgem-me algumas dúvidas que na medida do possivel gostava que me ajudassem a esclarecer.

 

Estive numa loja de animais e vi um aquario (tipo kit) com filtros de esponja com cerca de 42 cm de comprimento, não me lembro do resto das dimensões e da sua capacidade.

 

1-Qual o minimo de capacidade que o aquario deverá ter?

2- Para inicio de "actividade" aconselham-me um de agua fria ou quente?

3- Que cuidados deverei ter no inicio

4- Dicas importantes para iniciante

 

Desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar é optimo quereres tirar os teus peixes desse globo, pois é dos piores sitios onde se pode colocar peixes, qualquer que seja a especie.

 

1-Qual o minimo de capacidade que o aquario deverá ter?

 

Para manteres os peixes numas condições razoáveis e no que diz respeito ao aquário adequado, dizem as regras dos peixes dourados, que para cada peixe médio são necessários 35 litros de agua, o que no teu caso, dava um aquário de 210 litros.

Bem sei que é complicado de se adquirir um material com tais dimensões e um preço tão elevado logo no inicio. Por isso o que te aconselho e como já tens os peixes, compra um aquário o maior possivel, mas de preferência com pelo menos 60 litros, pode ser com com as medidas 60x32x32. Não é o cenário ideial mas os peixes já vão poder nadar com as condições minimas e depois mais tarde quando tiveres mais um dinheirito compras um maior. Convém colocares uma bomba de ar, pois estes peixes precisam de agua muito oxigenada e um bom filtro interno igual ao que tu referiste ou se tiveres hipotese compra um filtro externo pois são muito mais eficazes na filtragem. Põe areão no fundo pois eles adoram bicar os restos das refeições e para a sujidade ficar aí acumulada.

 

2- Para inicio de "actividade" aconselham-me um de agua fria ou quente?

 

Aqui vais ter muitas opiniões e cada pessoa com quem falares vai-te dizer uma coisa diferente. Mas se queres manter os peixes que tens, então tens que os manter em agua fria. Eles dentro de casa, aguentam perfeitamente as oscilações de temperatura durante o inverno e verão. Mais tarde podes comprar um termostato para não deixares descer tanto a temperatura.

 

Eu tenho peixes dourados como tu e acho que são peixes perfeitamente acessiveis para um iniciado, desde que se cumpra determinadas condições minimas.

 

3- Que cuidados deverei ter no inicio

 

- Não os alimentes em excesso. Pouca comida de cada vez. Apenas o suficiente para eles comerem em 1 ou 2 minutos.

 

- Mudar 25% da agua todas as semanas. A agua que colocas dentro do aquário tem que descansar pelo menos 1 dia.

 

- Aspirar a gravilha de 15 em 15 dias. Se não vais ter plantas no inicio convem aspirares o fundo para retirar todos os restos e excrementos do fundo para não haver muita formação de amónia que é má para os peixes.

 

- Se comprares o tal filtro interno, vais reparar que se vai sujar muito e facilmente, limpa-o com regularidade, prá aí 1 vez de 15 em 15 dias, mas lava-o apenas em agua que retirares do aquário para não matares as bacterias que te ajudam a eliminar a amónia e os nitritos.

 

4- Dicas importantes para iniciante

 

- Tem especial atenção às Orandas e aos telescopios pois apesar de serem dos mais bonitos são também os mais sensiveis, especialmente com a alimentação. Elimina os flocos normais que vendem nos supermercados pois mais cedo ou mais tarde vais ter problemas com estes. Compra antes dafnias secas e umas bolas da Friskies que se chamam Multigran, é mais ou menos o mesmo preço dos flocos. Tenta variar o maximo possivel a alimentação e se conseguires comprar comida congelada, optimo. Eu dou pontualmente larvas vermelhas e eles adoram. Nem deixam tocar no areão. Em relação aos cometas, não tens que te preocupar muito pois são dos mais resistentes.

 

De resto é teres algum tempo, muita dedicação e leres muito aqui o forum para aprenderes a construir um aquário bonito e que deixe as pessoas de boca aberta quando vão a tua casa.

 

Se precisares de mais alguma coisa, apita.

 

Cumprimentos

 

Carlos Figueira

Nunca deixes que os teus medos se ponham em frente dos teus sonhos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

oi,

 

aconselho-te a fazeres a troca de aquario o mais rapidamente possivel, é um crime tanto peixe num aqua desse tamanho, para alem de não serem os aquarios ideias para qualquer peixe.

 

Acho que o Cfigueira já te respondeu a tudo, so discordo quando dizes que a água tem de rpousar. tal não é necessário. É necessário sim, se não mesmo essencial, adicionar anti-cloro e bacterias á agua que se introduz semanalmente no aqua.

A nivel do filtro, não há necessidade de ser limpo de 15 em 15 dias. Basta 1 vez por mês.

 

e quanto ao aquário, aconselho-te um de 60x30x40 com filtro de decantação (é um tipo de caixa preta que vem dentro do aquário). Esteticamente não é o mais bonito, mas é certamente o mais funcional, derivado à sua excelente capacidade de filtração, que na maioria dos casos com este tipo de filtro é sobredimensionada para o tamanho do aqua, mantendo assim uma melhor qualidade de água.

 

 

Barbie Girl... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Cfigueira já te respondeu a tudo, so discordo quando dizes que a água tem de repousar. tal não é necessário. É necessário sim, se não mesmo essencial, adicionar anti-cloro e bacterias á agua que se introduz semanalmente no aqua.  

Basta 1 vez por mês.

 

Bem, em relação ao cloro pode-se fazer das 2 formas: Se deixarmos um garrafão com agua da torneira a descansar durante 2 a 3 dias o cloro acaba por se evaporar. Tal não acontece com outras substâncias que possam existir na agua e que para elas também existem quimicos para as eliminar. O que faz de diferente o anti-cloro é retirar o cloro na altura, mas por processo quimico. Eu evito ao máximo colocar quimicos na agua dos peixes, mas há diversas opiniões quanto a este assunto.

 

Quanto às bacterias como vais mudar apenas 25% da agua, vão continuar a existir imensas e suficientes na restante água do aquário e no filtro. Por isso não será necessário adicionar mais bacterias.

 

Cumprimentos

 

Carlos Figueira

Nunca deixes que os teus medos se ponham em frente dos teus sonhos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais