Enantiopus sp. "Kilesa"


Luís Cabrita

Recommended Posts

Boas,

 

 

Estou neste momento muito inclinado em adquirir Enantiopus, no entanto todas as pesquisas que tenho efectuado, indicam que necessita de muita area aberta (poucas rochas) e, a não conviver com Lamprologus (leulupis sobretudo). Embora tenha um aquário generoso, tenho muita rocha dentro do mesmo (ocupa todo o fundo do aquário, quase uma especie de background), pelo que tenho pouco area aberta.

Neste momento possuo um cardume de Cyprichromis Jumbo, Leulupis, Julidochromis marlieri, Altolamprologus Calvus e Altolamprologus Compressiceps.

Será asneira adquirir os Enantiopus? Agradeço opiniões e sugestões ...

 

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Luís Cabrita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nunca tive qualquer experiencia com Enantiopus, mas tenho com xenothilapia. Penso que são especie semelantes a nivel de espaço e comportamento.

 

Uma coisa te digo tenho 240 L (120x40x50) só com um trio e 5N.meleagris e acho que estão apertadas! São peixes que precisao de uma grande area de areia para poder "pastar" e poucas rochas (o suficiente para as femeas se abrigarem).

 

Acho que os lelupi e as jullies terias mesmo de tirar...

É apenas a minha opinião e com base numa suposição: o comportamento das xenos são identicos ao de enantiopus.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, olha eu tenho 5 Enantiopus melanogenys e tenho muitas das espécies que tu tens, tenho um total de 27 peixes (fora os alevins dos similis e marlieri) das seguintes espécies:

 

Altolamprologus calvus "Black"

Julidochromis marlieri

Lamprologus ocellatus Orange

Lamprologus similis

Lamprologus leleupi leleupi Orange

Enantiopus melanogenys

Cyprichromis sp. leptosoma jumbo tricolor

Synodontis petricola

 

Por enquanto têm andado muito divertidos todos juntos lá está no fundo... e não noto qualquer problema até com os companheiros conchiculas! mas tambem se aventuram a vir cá acima quando é para comer.

 

Agora os kilesa não sei se terão comportamentos diferentes :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado pelas vossas opiniões.

Informo que em termos de espaço livre no fundo do aquário, tenho uma faixa de cerca de 200x30, será que chega?

Nenhum dos peixes que possuo, ocupam muito esta area (salvo na hora da paparoca), no entanto, nada me diz que não o possam vir a fazer...

Caro Gorgeous, qual o tamanho do teu aquário? E, já agora, seria pedir muito se me deixasses ir ver vê-los?

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Luís Cabrita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os enantiopus ocupam apenas esses 50cm do aquario? Não existe violação do territorio dos similis?

 

Que tamanho tem os peixes?

Tenho apenas um trio de xenos com cerca de 10cm ocupam todo o aquario! 1,20x0,4 Só quando os meleagries estao em reprodução é que as xenos tem algum respeito...

 

Pensei que os enantiopus precisassem ainda de mais espaço...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir que o aquário tem 50 cms de largura.

 

Por enquanto os similis têm imposto respeito no centro do aquário, nem os marlieri que são os maiores e mais fortes têm autorização de por ali passar, têm de contornar junto ao vidro do fundo :lol:

Também é verdade que os similis têm neste momento alevins de duas fêmeas, mas já antes disso não deixavam peixe algum aproximar-se das suas caracoletas.

Outra coisa a ajudar a serenidade, os enantipus ainda são juvenis têm cerca de 3-4 cms.

 

Mas estou em crer que no futuro quando crescerem mais se dêem todos muito bem tal como agora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais