Iluminação e Filtragem


Recommended Posts

obrigado desde já pela atenção!Desde setembro que tenho um aquária plantado que veio para a minha casa já montado e com a seguinte população:

1 peixe gato

4 escalares (adultos)

2 Kribensis

5 coridorias (2 shwartzi, 2 bronze e 1 albina)

tenho 1 aquario de 100l, 100/35/45 com 20kg de cascalho no fundo e 2 troncos.

Tenho uma lâmpada solar marine day 30w e um filtro interior com capacidade para 550l/h, é suficiente?

 

tou a pensar por mais alguns peixes não será demasiado?Se não o que me aconselham?

Obrigado pelo apoio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como posso aumentar a potência, existem lampadas com potencia superior ou tenho que colocar uma calha dupla?

Outra coisa que ainda não percebi no forum, foi se muitas horas de luz combatem as algas ou fazem multiplica-las?

Obridgado pela ajuda .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou tentas pôr nessa calha outra lâmpada. ou então a calha dupla se aumentares a potencia da lâmpada tens de aumentar a potencia do balastro,podes encontrar aqui no forum algumas ideias. em relação as algas a luz não as fazem multiplicar por si só a luz é so um complemento, para as combateres deves retirar luz, mas as plantas querem entre 12 a 14h de luz diaria. espero ter ajudado, mas talves alguem te possa ajudar melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente quanto a questão da luz, isso depende das espécies de plantas que tens. Porque como não tens fertilização de CO2(axo eu) pode ser suficiente essa quantidade de luz e apenas 10h de fotoperiodo.

De facto, fazeres esse tipo de alterações pode-te trazer mais problems com as algas do que soluções com as plantas!!!

 

Quanto aos peixes que essa era a tua pergunta. Os escalares são peixes que pra 100l pode-se dizer que adultos ficam granditos! e Kribensis, para mim são os ciclideos sul americanos pequenos que necessitam de mais espaço! Portanto com o aquario plantado e com essa fauna acho que não tens espaço para muito mais peixes! Se pusesses seria um pequeno cardume (10) tetras ou outros caracídeos de tamanho reduzido.

 

Fica Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não me vou pronunciar sobre as plantas nem sobre a iluminação , pois tenho poucos conhecimentos nessa area.

Sobre a fauna seria importante saber qual a espécie de peixe - gato que tem, isto para salvaguardar a segurança das corydoras...

Rafa, permita-me uma correção: Os Kribensis não são ciclideos sul - americanos , mas sim Africanos dos rios.

Caso os Kribensis sejam um casal e decidam procriar os outros habitantes na melhor das hipoteses vão passar um mau bocado...

A capacidade bruta desse aquário é de 157.50 litros e não de 100 litros :roll:

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais obrigado pela resposta.

 

 

Em relação ao peixe - gato não tenho a completa certeza mas pelo aspecto parece-me um Limpa-Vidros (Otocinclus spp.) e até agora com um convívio muito pacifíco com as corydoras.

 

 

 

Felizmente os Kribensis não são um casal mas sim duas femêas, uma delas pronta para procriar, numa fase muito territorial, atacando os escalares!

 

 

 

Em relação às medidas e capacidade do aquário peço desculpa pelo meu engano mas as medidas correctas são 100/40/30.

Grande abraço!

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.