telmocarvalho Publicado Novembro 8, 2005 Publicado Novembro 8, 2005 obrigado desde já pela atenção!Desde setembro que tenho um aquária plantado que veio para a minha casa já montado e com a seguinte população: 1 peixe gato 4 escalares (adultos) 2 Kribensis 5 coridorias (2 shwartzi, 2 bronze e 1 albina) tenho 1 aquario de 100l, 100/35/45 com 20kg de cascalho no fundo e 2 troncos. Tenho uma lâmpada solar marine day 30w e um filtro interior com capacidade para 550l/h, é suficiente? tou a pensar por mais alguns peixes não será demasiado?Se não o que me aconselham? Obrigado pelo apoio. Citar
pirri Publicado: Novembro 8, 2005 Publicado: Novembro 8, 2005 olá, não deves exceder 1cm de peixe por cada litro de água,em estado adulto,em relação á luz acho isso muito pouco,devias ter pelo menos 0.5w por litro. Citar
telmocarvalho Publicado: Novembro 8, 2005 Autor Publicado: Novembro 8, 2005 como posso aumentar a potência, existem lampadas com potencia superior ou tenho que colocar uma calha dupla? Outra coisa que ainda não percebi no forum, foi se muitas horas de luz combatem as algas ou fazem multiplica-las? Obridgado pela ajuda . Citar
pirri Publicado: Novembro 8, 2005 Publicado: Novembro 8, 2005 ou tentas pôr nessa calha outra lâmpada. ou então a calha dupla se aumentares a potencia da lâmpada tens de aumentar a potencia do balastro,podes encontrar aqui no forum algumas ideias. em relação as algas a luz não as fazem multiplicar por si só a luz é so um complemento, para as combateres deves retirar luz, mas as plantas querem entre 12 a 14h de luz diaria. espero ter ajudado, mas talves alguem te possa ajudar melhor... Citar
Rafa Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 Sinceramente quanto a questão da luz, isso depende das espécies de plantas que tens. Porque como não tens fertilização de CO2(axo eu) pode ser suficiente essa quantidade de luz e apenas 10h de fotoperiodo. De facto, fazeres esse tipo de alterações pode-te trazer mais problems com as algas do que soluções com as plantas!!! Quanto aos peixes que essa era a tua pergunta. Os escalares são peixes que pra 100l pode-se dizer que adultos ficam granditos! e Kribensis, para mim são os ciclideos sul americanos pequenos que necessitam de mais espaço! Portanto com o aquario plantado e com essa fauna acho que não tens espaço para muito mais peixes! Se pusesses seria um pequeno cardume (10) tetras ou outros caracídeos de tamanho reduzido. Fica Bem Citar
telmocarvalho Publicado: Novembro 9, 2005 Autor Publicado: Novembro 9, 2005 Vou apostar nas 10 horas de luz diárias!Obrigado pela colaboração! Abraços Citar
antonio silva Publicado: Novembro 9, 2005 Publicado: Novembro 9, 2005 Boas, Não me vou pronunciar sobre as plantas nem sobre a iluminação , pois tenho poucos conhecimentos nessa area. Sobre a fauna seria importante saber qual a espécie de peixe - gato que tem, isto para salvaguardar a segurança das corydoras... Rafa, permita-me uma correção: Os Kribensis não são ciclideos sul - americanos , mas sim Africanos dos rios. Caso os Kribensis sejam um casal e decidam procriar os outros habitantes na melhor das hipoteses vão passar um mau bocado... A capacidade bruta desse aquário é de 157.50 litros e não de 100 litros Citar Cumps António Silva APC#128
telmocarvalho Publicado: Novembro 10, 2005 Autor Publicado: Novembro 10, 2005 antes de mais obrigado pela resposta. Em relação ao peixe - gato não tenho a completa certeza mas pelo aspecto parece-me um Limpa-Vidros (Otocinclus spp.) e até agora com um convívio muito pacifíco com as corydoras. Felizmente os Kribensis não são um casal mas sim duas femêas, uma delas pronta para procriar, numa fase muito territorial, atacando os escalares! Em relação às medidas e capacidade do aquário peço desculpa pelo meu engano mas as medidas correctas são 100/40/30. Grande abraço! Citar
Recommended Posts