Ajudem-me...colisa lalia "cinzento"

Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Sou principiante nesta aventura da aquariofilia. Tenho um aquário com as seguintes caracteriticas:

-medidas: 80x30x43

-filtro: Eheim 2213 (440 l/h)

-ph: 7.5

-amoniaco: 0 mg/l

-nitritos: <0,3 mg/l

-fauna: 10 tetras neon, 2 casais de colisas lalia, tinha 10 otocinclus mas restam 3, 1 limpa vidros, e vários filhotes de guppies...tive que dar os adultos...

-plantas: 2 anubias anãs, 2 hygrofilas, e uma outra que não sei o nome...

Até aqui tem corrido tudo bem(?), tenho agora alguns problemas e preciso duma ajuda experiente:

-tenho um surto de algas escuras(quase pretas), filamentosas que crescem nas plantas e pedras,

-o meu colisa lalia macho está realmente a ficar cinzento. O azul está mais intenso mas as riscas laranja quase desapareceram e parece que está coberto com uma pelicula cinzenta. Além disto também se coça nas pedras ou plantas, e não come com a sofreguidão habitual.

Agradecia que alguém me ajudasse com estes dois problemas

:roll: fico a espera...

Publicado:

:roll: Olá joão,

Obrigado pelas indicações, principalmente pela pág. das plantas que me ajudou imenso e eu ainda não conhecia (falta de tempo), em relação ao prob. do colisa não consegui encontrar uma solução, será que me escapou alguma coisa? :roll:

Hoje vou a loja onde os comprei, talvez me consigam ajudar...

Até à próxima.

Publicado:

Olá,

Não te quero desencorajar, mas cometeste um erro de pricipiante... tens peixes de agua ácida num aquario com pH alcalino (também já fiz o mesmo :roll: ) Eles até podem parecer bem, mas mais tarde ou mais cedo vai acontecer que acabam por ficar doentes...

Grande problema é que tens guppies, que são de aguas alcalinas... Tenta ter o pH da agua a volta de 7.0, é uma solução de compromisso. Outra hipotese que tens é decidires que peixes gostas mais de modo a ficares com peixes só de aguas alcalinas ou só de aguas acidas. No meu caso fiquei pelos de aguas alcalinas pois a agua da torneira é alcalina e torna mais facil a manutenção do aquario.